Em quase 4 anos de treinador no Vila Saloia, nunca me tinha envergonhado com a exibição da nossa equipa. Já perdemos muitas vezes e em algumas delas (no inicio da nossa aventura) por números mais dilatados… mas nunca uma equipa minha (do Vila Saloia) jogou com medo. Ninguém gosta de perder é verdade (e nós no vila criámos um habito de vencer) mas nem sequer fiquei chateado ou pensei nisso no final. Fui para casa, a pensar, não na derrota ou nos números pela qual esta aconteceu, mas em algo para mim mais grave… o medo. Em quase 4 anos, trabalhámos todos juntos para criar um vila saloia grande, forte… com o passar dos anos, fomos crescendo e ficando mais fortes, culminando na excelente campanha que estes miúdos estão a fazer no presente campeonato. Apesar de todos quererem “deitar” abaixo, esta equipa, neste momento, é uma das grandes equipas deste campeonato… e com uma enorme margem para fazer mais no campeonato do próximo ano. No entanto (e penso que todos partilham dessa vontade) quando se quer ser grande, não se pode ter medos, seja quem for que temos pela frente. Aquilo que aconteceu no sábado foi para mim uma vergonha e um desrespeito, para aqueles que vos acompanham semanalmente "por fora" (pais e amigos), para todos os que vos acompanham lado a lado no banco (directores e treinadores)… mas foi sobretudo um desrespeito para com o vosso enorme talento. UM DESPERDICIO.
É verdade que estivemos perante uma equipa que é para o futsal júnior o mesmo que o Real Madrid é neste momento para o futebol (galácticos). Mas o que está aqui em causa é que simplesmente tiveram medo de tentar ganhar. Espaços atrás de espaços dados, pressão inexistente… passes sem nexo… enfim… não estivemos lá… apenas o nosso espírito amedrontado pelo grande Sporting…
Digo-vos claramente… se é para vos ver desperdiçar o talento, caros amigos não contem comigo… nem para o resto do campeonato, nem para a próxima época… pois uma coisa tenham bem em mente… prefiro perder por 20 e vermos jogar como HOMENS, do que ganhar por 50 e vermos jogar como RATOS… Lembrem-se que as limitações com que nos deparamos na vida, são muitas vezes obstáculos e limitações impostos por nos próprios, pelos nossos medos, incapacidades de sonhar ou mesmo ausência de vontade de perseguir os nossos sonhos (simplesmente porque achamos que são difíceis de atingir). Nem sempre se ganha na vida (ou em campo), é verdade, mas vencedor não é aquele que vence sempre... vencedor é aquele que nunca desiste dos seus sonhos, sejam ou não impossíveis de concretizar…
Já vi algumas pessoas que passaram pela minha vida, desperdiçarem os talentos que tinham… não contem comigo para ver mais 14 desperdiçarem os seus…
Sem comentários:
Enviar um comentário