Rescaldo da época 2009/10
Tal como acontece no final de cada época, é altura de fazer o rescaldo da época que termina, antes que uma nova comece.
Mais um ano passou em que tive novamente o privilégio de trabalhar com os melhores miúdos do mundo. Como pessoas ou como jogadores, todos eles, todos os anos, nos marcam as vidas e nos ensinam coisas novas. Mais um ano que passou em que o espírito do Vila foi crescendo para algo com muita força.
Foi sem duvida o melhor de todos os anos que passei no vila Saloia. Esta conclusão deve-se a muitos factores:
- Criamos um grupo ainda mais forte que os anteriores, tanto a nível técnico e táctico, como (e sobretudo) a nível humano.
- Um espírito de união como nunca tinha visto, feito sobretudo de miúdos de 1º ano, que mostraram que nomes, nada têm a ver com aquilo que se passa em campo. Tanto dentro como fora de campo mostraram a todos o que significa ser gigante. Para além dos jogadores, muito contribuíram os pais dos jogadores, alguns deles presentes em todos ou quase todos os jogos, apoiando sempre, não só os seus filhos… mas toda a equipa, todo o espírito do Vila. Obrigado aos familiares e amigos do Carreira, do Diogo, do Elson, do Queivan, do Gomes, do Marco, etc.
- Fruto de uma equipa feita de honra e coração, fizemos jogos fantásticos, alguns deles mágicos atrás de sonhos…
- Tivemos assistências fantásticas, tanto em quantidade como em qualidade… foi um ano fantástico.
Em 3 anos colocar uma equipa de quase nunca ninguém ouviu falar numa 1ª divisão e ficar em 5º lugar atrás de clubes como Sporting, Belenenses, Sassoeiros e Benfica, e mesmo a frente de alguns candidatos como o ACO ou os Leões de Porto Salvo, não é fácil. Foi fantástico. Podíamos ter feito mais? Muitos dirão que já foi uma surpresa enorme e que mais seria um milagre… Na minha opinião podíamos ter feito mais, se tivéssemos acreditado desde o inicio e não tivéssemos momentos menos bons em que não levámos uma vida mais de acordo com as necessidades de alguém que está em competição e quer estar nas melhores condições e ganhar sempre. As lesões que noutras épocas não nos apoquentaram, este ano tiraram-nos em momentos cruciais da época, jogadores importantes… De qualquer forma foi mágico.
Para mim os melhores momentos desta época:
- Jogo em casa contra o Belenenses – o Espírito de um jogador num momento delicado para si e para a sua família que decidiu que queria jogar e ajudar e o espírito de união e solidariedade de toda a equipa perante esse colega e a sua família… um final de jogo emotivo… magico
- A “vingança” na 2ª volta no jogo contra o ACO. Depois da derrota injusta em casa a poucos minutos do fim, fomos ao campo da excelente equipa do ACO e fizemos um jogo cheio de personalidade e querer ganhando virando um resultado desfavorável para uma vitoria nos últimos segundos de jogo.. memorável
- Os jogos em casa contra o Sporting e Benfica… Em que jogámos de igual para igual e onde apenas perdemos devido a desconcentrações (contra o Sporting) e falta de ratice contra a falta de fair-play adversário (contra o Benfica)
Para mim os Piores momentos desta época:
- Derrota no Arranho, num jogo perfeitamente ao nosso alcance, em que as pernas (e a cabeça) de muitos estavam gastas pela noitada do dia anterior. Devíamos ter encarado o jogo como se de um grande se tratasse.
- A Derrota na Luz. Perante vários erros graves da arbitragem, não conseguimos fazer aquilo a que nos tínhamos proposto… ganhar na luz… algo que estava perfeitamente ao nosso alcance.
- A derrota contra o Sporting em Loures não pelos números mas pela atitude, onde, na minha opinião, tivemos medo de encarar o Sporting de igual para igual…
- A derrota na última Jornada contra o Belenenses… não pelos números ou pela atitude (há dias em que as coisas não correm bem), mas pelo que se passou após o jogo.
E agora os meus jogadores… os meus gigantes:
Carreira
Tem a personalidade de um homem e de um líder… embora não se imponha (para muita pena minha como tal). Fez uma época fantástica e nunca me esquecerei da atitude que teve no jogo contra o Belenenses em casa… são gestos como esses que definem um homem. Um grande homem. Dentro de campo fez também uma época fantástica, sempre seguro e um dos pilares da equipa… É um misto de talento, trabalho e personalidade… Fantástico
Queivan
Devido ao atraso nos exames médicos começou mais tarde a jogar com os restantes. Tem um talento enorme e pensa que apenas isso chega. E em alguns jogos, até podemos ver isso… mas para se ser o melhor, talento apenas não chega… é preciso trabalhar arduamente, nos treinos, nos jogos… Quando isso acontecer, será quase impossível bate-lo.
Shangai
Infelizmente não fez tantos treinos e jogos como eu gostaria e apenas em alguns jogos no final da época apareceu aquilo que procurava. Foi pai à pouco tempo e espero que isso venha ajudar a crescer e assumir os compromissos a que se propõe. Fez-nos muita falta em certos momentos do campeonato…
Franca
Chegou a meio da época, numa aposta pessoal minha. Tecnicamente é um jogador que pode organizar jogo e ser muito importante nas bolas paradas e meia distancia… mas infelizmente (por motivos que ainda hoje desconheço) afastou-se passado poucas semanas… Foi pena. Teria sido muito útil.
Jorge
Em cada ano que passa vejo este miúdo desperdiçar as qualidades que tem e que são raras no jogador. Rapidez, forte pontapé, garra, foram algumas das características que a equipa não ganhou com eles. E digo isto porque raramente o Jorge esteve connosco privando-nos de algo que nos podia ter sido muito útil (com muita pena minha)
Dioguinho
Foi crescendo à medida que foi aprendendo. É um jogador raro de uma ratice enorme de difícil marcação e com uma garra enorme. Nunca tinha jogado Futsal, mas isso não o impediu de acabar a época em grande e de mostrar que a próxima época poderá ser dele. Um exemplo de que o tamanho pouco ou nada importa.
Pedro
Infelizmente não consegui tirar partido de todas as suas capacidades. De uma força e fibra enorme, foi importante para equipa em muitos momentos, mas termino a época a pensar que podia ter feito mais… E ai a responsabilidade foi minha. Foi no entanto, um exemplo em espírito de equipa… incansável.
Mário
É na minha opinião, dos jogadores mais talentosos desta equipa, mas ambos sabemos que a época ficou aquém daquilo que ele pode fazer. Tem condições para ser um Rui Costa do Futsal, mas para isso precisa de se libertar e perder o medo de falhar e/ou perder. Espero que expluda esta ano que entra…
Nilton
Tecnicamente dos melhores desta equipa. Foi determinante em alguns jogos (aquele golo no ultimo segundo contra o ACO foi fantástico) e podia ter sido em muitos mais, não fosse ele atraiçoado por uma personalidade difícil. Sei que está numa nova etapa da sua vida, que espero que seja cheia de vitórias (excepto contra o vila) sobretudo na vida, onde agora terá mesmo de mostrar o que vale se quer vencer… Tudo de bom para o Diogo.
Marco
Começou a época por baixo, mas foi crescendo e ganhando influência nesta equipa. Soube adaptar-se às situações adversas pois é dos jogadores mais inteligentes a jogar que já conheci… Tem, no entanto, que compreender que talento e inteligência são bons, mas que não chegam… é preciso trabalhar e melhorar aquilo que se tem…
Gomes
É sem duvida um dos maiores talentos da sua geração… crescido e criado no vila tornou-se num jogador fantástico, fruto de uma qualidade e disponibilidade de treino formidáveis… se chamam queniano ao Ramirez do Benfica pelos Kms que corre, como poderia apelidar o Gomes? Teve a infelicidade de ter tido uma lesão chata que o afastou em muitos jogos… Se alguém responsável de selecções quer os melhores, este miúdo tem de la estar…
Filipe
Não foi criado no Vila. No entanto, acredito que num ano de vila crescer muito como jogador. Começou como uma promessa cheia de talento… terminou a época como um senhor jogador e um líder. Precisa apenas de trabalhar alguns aspectos psicológicos que o afectam em alguns momentos… no entanto e tal como o Gomes é um dos miúdos que tem de estar numa selecção dos melhores.
Para o final deixo aqueles que vemos partir para o Escalão de seniores.
Elson
Não fez a época que esperava dele, por vários motivos. Tem corpo de Gr e se trabalhar para melhorar, em prol da equipa, poderá ser muito útil: precisa também de melhorar a concentração tanto nos treinos como nos jogos… Deu muito de si ao clube e ajudou a ser o que o Vila É hoje. Um abraço e muita sorte para o futuro
André
Por motivo que ainda hoje desconheço, pouco ou quase nada esteve com a equipa, desistindo muito cedo. É um miúdo fantástico que espero ter escolhido caminhos certos para a sua vida… saiu cedo mas também muito contribuiu para aquilo que somos hoje… obrigado.
Zuca
Foi uma aposta que não resultou. É bom rapaz, com boa vontade mas que a vontade de jogar sempre era maior… Saiu como amigo antes do meio da época e espero que tudo tenha corrido bem.
Diogo
Faz parte do lote de jogadores que passaram pelas minhas equipas que nunca esquecerei. Jogadores como ele, como o Vani e como o Rui (daqueles que já não são juniores). Foi-se transformando como jogador… e foi-se tornando um gigante em campo, na forma como lutava, como jogava, como servia de líder elo exemplo… é um dos que mais tinha o espírito do vila nas suas pernas… Será impossível substitui-lo e será alguém que nenhum de nos algum dia irá esquecer…
E é assim… ao longo dos anos fomo-nos tornando mais fortes… maiores… à 3 anos atrás estávamos na 3ª e ninguém nos conhecia… hoje olhamos para trás e vemos que fomos uma das melhores na 1ª… E à medida que as épocas passam e vejo estes talentos a subir a sénior, vejo cada vez mais perto o sonho que nos juntou a todos à 4 anos atrás… formar jogadores e criar uma equipa de seniores com base na formação do nosso clube que pudesse ser invencível e que levasse o clube dos distritais para os nacionais. Há 3 anos atrás, acharam que jogar na 1ª era impossível e nos chegámos lá. Agora olhamos para o futuro e aquilo que no passado parecia impossível, está apenas a um pequeno passo de distancia…acredito que para o ano (se não for já este ano) teremos uma equipa de seniores feita de jovens… fortíssima… para ganhar tudo e todos…
Sem comentários:
Enviar um comentário