Não posso deixar passar sem nada dizer sobre aquilo que aconteceu depois do jogo. Foram absolutamente lamentável, os actos que se passaram. Sinceramente pouco me importa, quem provocou ou deixou de ser provocado. Actos como os que aconteceram são sempre condenáveis. Na vida, vão aprender que não é ao punho ou à chapada que se resolvem problemas ou que se prova quem tem ou não razão. Parte de ser adulto é saber virar as costas a estas situações. Já sei por alto o que se passou, mas vou aprofundar ainda mais essa situação. Nem eu, nem o Sr. Afonso, nem a D. Fernanda, temos paciência para ouvir e ler comentários como aqueles que tive conhecimento. O clube também não merece este tipo de atitudes e sabemos que nem sempre os mesmos são feitos de forma isenta. Por isso, irei apurar de forma isenta e fria, o que realmente se passou. Se houver responsabilidade nos actos, essas pessoas serão punidas. Aproveito, também e para que seja do conhecimento de todos, para vos dar conhecimento do conteúdo do e-mail que escrevi ao Director do Belenenses a titulo pessoal, logo após o jogo:
“Caro Sr. Vasco
Escrevo-lhe pelo respeito que me merece e a título pessoal (o Vila Saloia fará/tomará as decisões que achar por bem faze-lo). Antes de o fazer, tive o cuidado de falar com os meus jogadores e pessoas que estavam presentes no momento e de aguardar os comentários feitos no cantinho e no vosso site, isto porque não vi o que se passou e não tenho por hábito tirar conclusões precipitadas, ao contrário de algumas pessoas que estavam presentes e que não viram (tal como eu) o que aconteceu, nem mesmo quem começou.
Alguns factos que consegui apurar:
- Tudo começou quando um jogador nosso estava a fazer algumas “necessidades” numa zona do parque e sem nada o prever, é empurrado, por um jogador vosso, que pela descrição que me deram seria o Sandrinho.
- No seguimento de algumas trocas de palavras entre alguns jogadores, um jogador nosso jogador leva um soco do vosso GR…
- No seguimento de numa tentativa de separar os jogadores, um jogador nosso leva uma chapada do Sandrinho e responde com um soco…
- A partir daí, foi o perder a cabeça de todos os intervenientes…
Acredito que conheça os seus jogadores, como eu conheço os meus. Sei que os meus não são nenhuns anjinhos, tal como os seus também não são… mas sei que os meus jamais iriam agir a não ser que fossem provocados… Apesar disso, lamento o que aconteceu… provocados ou não ninguém deve responder desta forma ao que quer que seja… nem os meus nem os seus. Nunca em nossa casa tal coisa aconteceu (apesar do vosso treinador ter indicado o contrario). Mas para além disso, lamento também:
- Os comentários deixados na vossa página. Quem os lê pensa que foram apenas os meus que bateram nos vossos, algo que não corresponde à verdade;
- Que tenham feito referencia à barbara agressão ao vosso jogador, mas não falem do nosso que também ficou mal tratado, ficando a sangrar abundantemente do nariz
- O vosso comentário chamando de “lamentável e vergonhoso o que esses "Heróis" fizeram” como sendo apenas atletas do Vila Saloia, quando não vejo o mesmo comentário aos vossos jogadores envolvidos e que também agrediram… ou será que foram só nos nossos? O Marco terá dado um murro a si próprio e terá ficado no estado em que ficou?
- Que escrevam “nós teríamos vergonha se incentivasse-mos e encobrisse-mos atletas nossos a praticarem bárbaras agressões como as que se verificaram hoje” – Será que vão também internamente e publicamente chamar lamentável e vergonhoso ou mesmo “heróis” aos jogadores do Belenenses envolvidos? Ou vão incentivar e encobrir os nossos atletas como nos acusam de o fazer? internamente iremos lidar com a situação… e o Belenenses fará o mesmo?
- Falam em mau perder dos nossos jogadores dentro de campo… com entradas à margem da lei? Sim realmente aconteceram algumas, mas não apenas do nosso lado… penso que ambos vimos o mesmo jogo… Erros do árbitro? Sim houve coisas que não viu… para os 2 lados.
- Os comentários do vosso treinador sobre a partida da 1ª volta, invocado problemas? Com quem? Onde? Com o Sandrinho e com o Gomes, terá sido? Houve alguma coisa cá fora? Não terá sido este, que aparentemente esteve no inicio destes infelizes incidentes? O mau perder não virá já do Jogo da 1ª volta onde, com a derrota , começam por perder o campeonato?
- Os comentários racistas de 2 vossos jogadores envolvidos “os PRETOS levar nos cornos e ainda levam mais” (e estes eu ouvi, pois estava a tentar acalma-los, sem sucesso, por estavam “cegos”).
Todo o conteúdo de referência ao jogo no vosso site, parece-me de certa forma exagerado… mas é algo que, bem ou mal, não interfere com a vida das pessoas ou clube e é normal que existam opiniões diferentes (toda a gente tem esse direito). Mas quando falamos de factos tão graves como aqueles que se passaram no final, é importante que o façamos com a maior isenção possível, não tomando uma das partes. Dizer que apenas os meus jogadores foram culpados, é o mesmo que dizer que todos são maluquinhos, inclusive os jogadores do Porto e do Braga que recentemente foram castigados… como são malucos e do nada desataram a agredir quem lhe apareceu à frente… haja bom senso… não quero acreditar que o Belenenses (clube do qual sou adepto deste pequeno) esteja a seguir a linha do Clube da Luz e aposte nestas justificações e acções sem nexo.
Mais uma vez, lamento tudo o que se passou… Espero que o vosso jogador recupere rapidamente… pessoalmente começo a ficar cansado destas coisas de jogadores, directores e publico…
Com os melhores cumprimentos
Nuno Pires”
Resumidamente, embora esteja de acordo com o que foi escrito pelo Belenenses no seu site no que diz respeito ao condenar este tipo de situações, parece-me que os comentários não foram feitos de uma forma isenta, como deviam ter sido feitos. Isso apenas provocou comentários tais como:
“Algo já habitual pelo pessoal daquelas bandas. Infelizmente”
(é engraçado quando se generaliza e se têm jogadores na equipa que são da mesma zona)
“É lamentável o que se passou ontem no exterior do pavilhão, a agressão cobarde a um jogador dos nossos juniores. Esperamos que a secção de futsal não esqueça o assunto e condene este acto cobarde.”
(pena que não se tenha também falado do acto cobarde ao nosso jogador nem das situações que geraram tudo isto)
E outros…
Provavelmente apenas falam do pouco que viram ou não viram… mas infelizmente estas opiniões surgem quando se escrevem algumas coisas sem isenção.
Condenar, sim… encontrar os culpados e responsabiliza-los, sim… mas todos, depois de tudo apurado… e não apenas alguns apenas porque são "pretos"… ou são de uma zona problemática… Internamente iremos apurar, em pormenor, o que se passou… e iremos responsabilizar os culpados… espero que não sejamos os únicos a fazê-lo…
Sem comentários:
Enviar um comentário