terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vila Saloia 1 - 4 Sporting

Antes de escrever o meu comentário esta semana, estive a ler atentamente os comentários no site do Sporting, relativo ao jogo Vila Saloia – Sporting, escritos pelo amigo Manuel Luis (http://futsalsporting.com/oficial/index.php?option=com_content&task=view&id=1688&Itemid=1) .
Para ser sincero, após essa leitura, fiquei com a sensação que estaria a ler o comentário errado… mas não, era mesmo do nosso jogo. Questionei-me… será que vimos a mesma 1ª parte? Respeitando os comentários do Sr. Manuel Luis, deixo aqui aquilo que eu, os meus jogadores e algumas pessoas do público (algumas delas afectas ao Sporting) com quem tive oportunidade de falar, constatámos… 20 minutos de sonho dos meus miúdos e impensáveis para a maior parte das pessoas que estavam presentes a assistir ao jogo. Sabíamos da excelente valia técnica e táctica do Sporting… sabíamos que iríamos ter poucos espaços para jogar… sabíamos como o Sporting jogava e nesse sentido montámos a estratégia, que durante os primeiros minutos surtiram efeitos superiores ao esperado, muito devido ao talento e ambição dos nossos miúdos. Foram 20 minutos em que o Sporting não conseguiu jogar pois não tinham espaço para o fazer… pressão intensa… a campo inteiro… com uma concentração formidável, varias ocasiões flagrantes de golo desperdiçadas (onde existe muito mérito do GR do Sporting que nesse período se cotou como o melhor em campo) fizeram que ao 20º minuto o Sporting apenas perdesse por 1-0. Se estivesse 3 ou 4-0, quem viu o jogo não estranharia, pois dominamos completamente o jogo, nesse período, onde os nossos miúdos foram fantásticos… No entanto, sabíamos que, em caso de falha de marcação ou concentração, iríamos ser punidos. Infelizmente isso aconteceu em duas situações nos últimos 5 minutos da 1ª parte… e o Sporting não desperdiçou… Pelos 1ºs 20 minutos de jogo, o resultado de 1-2 ao intervalo era injusto… mas espelhava a melhor eficácia do Sporting que em 2 ou 3 oportunidades, concretizaram 2, e nós em 7 ou 8, apenas concretizámos 1. Na 2ª parte, já não estivemos tão intensos como na 1ª muito graças a um golo logo aos 4 minutos… Mesmo assim e apesar de jogarem mais com o coração que com a cabeça (e estes miúdos têm muito coração e alma), nunca deixaram de lutar, apesar do domínio relativo na 2ª parte, por parte da equipa do Sporting. Tivemos inclusive oportunidade de reduzir, através de um livre de 12 metros, mas o poste não deixou… e o 4º golo do Sporting aparece com naturalidade quase ao final do Jogo.
Para quem esteve presente, foi, com certeza, um excelente final de tarde… assistindo a um excelente jogo de futsal. É justa a vitoria do Sporting por mérito dos seus miúdos, mas também por demérito nosso, que não conseguimos manter a qualidade exibicional dos 1ºs 20 minutos. Acredito que podíamos ter feito muito mais… infelizmente nem sempre as historias, têm um final feliz. Quanto a mim é de um orgulho enorme ser treinador desta equipa, e ouvir os comentários de ouvi de algumas pessoas (familiares de jogadores) ligadas ao Sporting. Para uma equipa composta de miúdos de 1º ano (apenas o Diogo é de 2º ano) e inexperiente (é o 1º ano entre os grandes), o futuro parece risonho… Estou certo que conseguiremos chegar rapidamente aos nossos objectivos.

PS Sr. Manuel Luis, apesar de respeitar os seus comentários, não posso deixar de discordar do comentário relativo a nossa forma de jogar ou que apenas em casa jogamos da forma “agressiva” (no bom sentido) como fizemos. Estes miúdos jogam sempre para ganhar… seja Sporting, Belenenses ou Falagueira (com todo o respeito ao clube e aos seus jogadores) … e prová-lo-emos quando nos encontrarmos na 2ª volta… onde jogaremos novamente para ganhar… está na natureza do meu espírito como treinadores… e no espírito destes miúdos como jogadores e sobretudo como homens.

Sem comentários: