Mea culpa é uma frase Latina que em português pode ser traduzida como "falha minha", ou "meu próprio erro".
Há 2 dias que ando a procura de palavras para dizer aos meus pequenos grandes jogadores. Nestas duas ultimas semana tenho visto e revisto um pesadelo do passado. Ter um titulo na mão e deixá-lo fugir nas 2 ultimas jornadas. Penso e repenso no que esta mal, penso no que podemos fazer. Há 2 semanas atrás, após ganharmos ao Vinhais, nosso adversario directo, fiz as minhas contas e percebi que precisavamos de 13 pontos para sermos campeões e 10 para subirmos de divisao… Em duas semanas fizemos 1 ponto em 6 possiveis. Depois desta jornada continuamos precisamos de 12 pontos para sermos campeões (eventualmente 9 se vencermos o Vitoria) e 7 para subirmos de divisao. Quem olhar para o antes e o depois Vemos que evoluimos 0. Agora vamos imaginar que não tinhamos perdido esses 5 pontos. A esta altura precisariamos de 7 pontos para sermos campeões (eventualmente 4 se ganharmos ao Vitoria) e 2 para garantirmos a subida. É engraçado como o excesso ou falta de confiança podem mudar o rumo dos acontecimentos. Talvez por esse motivo comecei esta mensagem com Mea Culpa, porque a culpa é inteiramente minha. Nos anos que jogamos/vemos futebol, sabemos que na altura da vitoria o merito é dos jogadores e na altura das derrotas, do treinador. Olhando para aquilo que se tem passado, percebo que a culpa é realmente minha. Não soube motiva-los a continuarem a treinares/jogarem a 200%, não soube alerta-los da melhor maneira para os peridos de excesso de confianca… não soube mante-los concentrados. Pior do que as vitorias e as derrotas, são a forma como vi jogarem estes 2 ultimos jogos… Sem paixão… sem ambição… sem orgulho nem honra. Lamento que não tenha conseguido prepará-los melhor… Mas ao contrário do que possam pensar não é nas alturas das derrotas que se abandonam as equipas. Sinceramente estive com um pe fora depois da semana anterior não devido a um empate mas devido a atitudes… Esta semana embora tenhamos comecado bem, acabamos o jogo com a mesma atitude do jogo anterior. O que esta aqui em causa não é saber quem tem ou deixa de ter razão, quem é o melhor ou o pior. De nada serve (pelo menos para mim) sermos campeões, se não o merecermos em campo… de nada me serve saber ou ouvir que somos os melhores se não o mostrarmos em campo. No final destas jornadas, fica um sentimento… as saudades que tenho da “minha equipa”… aquela equipa que treina e joga a 200%, que luta com orgulho e honra… que mostra em campo quem são os melhores e os justos vencedores… Preocupamo-nos mais em jogar bonito que sermos eficazes; preocupamo-nos demais com os comentarios individuais que nos deixam ou o treinador possa deixar nesta pagina.
A historia da humanidade esta repleta de exemplos de talentos promissores que nunca passaram disso mesmo… de promessas… Querem ser campeões? Então terão de fazer muito mais do que aquilo que tem feito… pois comecar uma caminhada longa e cheia de obstaculos é dificil… mas termina-la com sucesso, so alguns conseguem. Não podemos ser jogadores comuns ou uma equipa comum… pois homens comuns/normais não vão a lado nenhum…
Lutarão? Muitos desistiriam de tamanha pressão. Esta pode ser a maior epoca das vossas vidas… mas se continuarem assim farão com que seja a pior. E garanto-vos que não passará uma semana nas vossas vidas, sem que se arrependam… de ter deixado de lutar.
Pois eu… não vou a lado nenhum. Vou continuar e lutar por esta suposta causa pedida. Haverá momentos na nossa vida em que a nossa coragem faltará… mas não será agora. O limite tem de ser colocado agora. Que me sigam aqueles que dizerem deixar de sonhar com vitorias e passar a vive-las na realidade das suas vidas . Pedirei 200% de voces… tudo aquilo que voces têm e o que não tem… Vão trabalhar mais duro do que alguma vez o fizeram. Mas não faz mal pois acredito que conseguiremos fazer tudo o que quisermos. Falhar não é uma opção. É assim que são conseguidas as grandes vitorias. Acreditem quando vos digo Voces podem tudo em que ponham o vosso coração e alma. Se querem ser livres… livres de sonhar e lutar pelos vossos sonhos, terão de lutar. Um jogo de cada vez… uma batalha de cada vez… E todos saberão o que podemos fazer. Que todos se recordem do ano em que virão o Vila Saloia jogar… da honra, do orgulho… da ambição que colocavam em campo. Este é o vosso momento… aproveite-no… nunca se rendam… Vitoria ou morte… E no final deitados nas nossas camas saberemos que aqueles que nos viram jamais nos esquecerão… que independetemente de vitorias ou derrotas, ninguem nos poderá tirar a nossa honra… Tentarei liderar-vos pelo caminho que vai dar a realização dos vossos sonhos. Eu digo BASTA. Basta de conversas de chacha, comentarios provocadores, ego elevado, falta de concentração, falta de ambicao… falta de honra… Podemos até cair... mas se cairmos, cairemos com honra... depois de termos dado tudo... de coracao e alma.
Este é o vosso momento… está nas vossas mãos a forma como o irão recordar o resto das vossas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário