domingo, 24 de fevereiro de 2008

Vila Saloia – Académico de Ciências

As classificações individuais:

Miguel “Desejo” Guerreiro e Elson “Empenho” Gomes
Quando a equipa não sofre golos, parte da responsabilidade é muitas vezes dos GR. Ambos estiveram exemplares… Deram ambos uma segurança enorme à equipa e adaptaram-se as circunstancias do jogo. Na 1ª parte do Miguem teve necessidade de dobrar o nosso fixo, enquanto na 2ª o Elson não teve essa necessidade. Não foi o jogo “vistoso” para nenhum deles… mas de extra utilidade para a equipa… Para ambos a mesma nota.
NOTA 4

Tiago “Raça” Silva

Falando sobre o que se passou dentro do campo, diria que foi dos seus melhores jogos, enquanto esteve lá dentro. Muito forte, muito concentrado. Os treinos que tem feito ultimamente, levaram-me a pensar que estaria perante um Tiago melhor, mais concentrado e mais virado para a equipa. No entanto, estragou tudo 1º quando se mostrou descontente com a substituição caminhando a passo quando era necessária uma substituição rápida, e no final do jogo com aquele incidente com um colega para própria equipa. Não sei ainda detalhes da situação, apenas factos contados por algumas pessoas que presenciaram a situação. No entanto, se tal se confirmar a única opção possível é a suspensão imediata de toda a actividade da equipa e consequente expulsão. A nota deve-se não à exibição, mas as suas atitudes.
NOTA 0

André “Garra” Gonçalves
Hoje foi o André que conheço e que tem estado fora dos treinos e dos jogos, por motivos que ainda hoje desconheço. Muito bem a liderar, seguindo o bom trabalho que estava a ser feito pelo Tiago. Muito bem. Espero que este jogador que vi hoje, esteja mesmo de volta pois a equipa precisa dele…
NOTA 4

Tiago “Esforço” Vinagre
Um verdadeiro jogador de equipa. É um daqueles jogadores que qualquer treinador gosta de ter na sua equipa, pois põe de parte os seus interesses individuais e pensa/age com vista ao melhor para a equipa. Numa altura em que era preciso fechar a defesa e não perder a noção de ataque, ele entrou, “secou” o adversário, ajudou de forma irrepreensível o André e ainda teve tempo de lançar vários ataques perigosos… Depois do ultimo jogo esta for a melhor resposta que podias ter dado aos teus colegas, a mim… mas sobretudo a ti. Obrigado.
NOTA 3

José “Ambição” Carlos
Estava a fazer um bom jogo muito certo e agressivo, fazendo-me lembrar muitas vezes o Zé Carlos do ano passado. No entanto, tal como o Tiago, teve uma atitude que não tolero a ninguém. Por isso, não entrou o resto do jogo… Ninguém deve ficar contente por sair… mas isso demonstra-se quando voltamos a entrar e demonstramos ao treinador que fez mal em ter tirado. Saiu para que pudesse entrar mais tarde mais fresco (com o refrescar da equipa) … não voltou a entrar por uma questão de disciplina. Foi pena… A nota reflecte o acto de indisciplina
NOTA 2

Jorge “Magia” Lopes
Este miúdo está a surpreender-nos a todos em cada jogo e treino que faz… a sua disponibilidade para a equipa, a sua entrega, a forma como disputa cada lance e não para nunca quieto e uma lufada de ar fresco para todos nós. Não tem um tipo de jogo vistoso e muitas vezes nota-se um jogo um pouco trapalhão. No entanto, consegue ser tremendamente eficaz em cada acção que tem dentro do campo… Alias a sua presença em campo, ajuda-nos também a ser mais pressionantes e rápidos. Hoje fez o seu 1º golo pela equipa… o 1º de muitos no meu entender.
Por aquilo que vejo está, no entanto, ainda muito longe do seu potencial. Totalmente adaptado à realidade do futsal, vai ajudar-nos a tornarmo-nos numa grande equipa.
NOTA 4

Dautarim “Talento” Gomes
Se na 1ª parte me dissessem que iria ser um dos MVP´s, não iria acreditar… como a restante equipa, esteve perdido em campo, algo que mudou na 2ª parte. À semelhança do Jorge fez algo que lhe pedi e que ainda ninguém em jogo tinha conseguido fazer… parar o nº6 adversário. Assumiu essa função como se nunca tivesse feito outra coisa na vida. Uma 2ª parte fantástica cheia de liderança e personalidade. Um exemplo para todos… mas sobretudo para mim… Um gigante… as vezes é assim que nascem grandes lideres…
NOTA 4

Diogo “Orgulho” Tavares
Esteve fora durante praticamente toda a semana. Só veio porque achámos que era importante ter toda a equipa disponível para o jogo. Quer queiramos quer não, há jogadores importantes numa equipa que muitas vezes apenas com a sua presença no banco, podem fazer a diferença no estado de espírito e anímico de uma equipa. O Diogo é um deles. Pena é que ele ainda não tenha percebido essa importância e continue a não comportar-se condignamente com o seu estatuto de capitão (um dos…). Não era para ter entrado, devido as essas situações que infelizmente começam por ocorrer com frequência fora da equipa. No entanto, a dada altura a sua presença em campo era importante. E de facto foi importante, para estabilizarmos o nosso jogo e dilatarmos a curta vantagem que tínhamos. Marcou mais 2 golos, importantes para terminarmos o jogo sem a corda ao pescoço.
NOTA 3

Marco “Paixão” Fernandes
A sua capacidade técnica e intelectual a ler o jogo é sempre uma mais valia para a equipa. Está também a começar a interiorizar o espírito guerreiro, embora muitas vezes perca de vista o seu marcador directo, num sistema em que não nos podemos dar ao luxo disso acontecer, sob o risco de sofrermos golos em inferioridade numérica. Tentou sempre aproveitar a falta de agressividade do seu adversário directo. Algumas das vezes não consegui… mas por falta de sorte, sorte essa que também não o acompanhou neste jogo… no entanto, nestas alturas o melhor mesmo é continuar a treinar arduamente e fazer com a que sorte venha ter connosco.
NOTA 3

Pedro “Força” Valdez
Não é dos jogadores mais “prendados” da equipa. No entanto, a maneira como luta e se entrega cada vez que está em campo, até à exaustão devia ser exemplo para todos… ajudou muito tanto a atacar como a defender… tornando a nossa equipa extremamente agressiva.
NOTA 3

Filipe “Respeito” Sousa
Cada treinador tem uma concepção de jogo diferente. Também cada desporto o tem. Embora o futebol e o futsal sejam parentes próximos, as concepções e necessidades de cada um são diferentes. Isto para falar sobre um ponta de lança/pivot que não marca golos. Na minha concepção de jogo, seja em que desporto for, ninguém tem obrigação de marcar os golos e ao mesmo tempo todos temos obrigação de ajudar a fazê-los. É tão importante na equipa, aqueles que faz os golos como aquele que os defende ou faz o passe para golo, ou aquele que inicia a jogada, ou aquele que recupera a bola… isto para dizermos que todos temos e devemos fazer estas acções. Quem as faz, deve sempre ter em conta a equipa e os objectivos da equipa… Neste momento o Filipe vai, ao pontos adaptando-se a esta nova realidade. E com o tempo vai tornar-se numa enorme mais valia para a equipa… é preciso ter paciente. E quando isso acontecer, será a altura em que irás perceber que o importante não é ser o goleador mor… mas pertencer a uma equipa vencedora… Estas a melhorar…
NOTA 3

MVP

No final do jogo disse a todos o quanto seria difícil designar um ou mais MVP´s do jogo. No entanto, quando cheguei a casa e comecei a escrever as notas e comentários, dei por mim a chegar à conclusão que a designação de MVP esta semana era muito simples. Pela forma como jogou… como se entregou, como nunca desistiu… como foi única, o MVP só podia ser a EQUIPA. Alegro-me por conseguir provar a todos que quando jogamos como equipa somos imparáveis… O Académico de Odivelas que o diga. Por isso foi dado o ponto extra referente ao MVP a todos.

Sem comentários: