segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Leões de Porto Salvo - Vila Saloia (comentários individuais)

Carreira
Foi quase um gigante. Aquele 2º golo marcou uma exibição que parecia perfeita. Podia ter também influenciado negativamente a sua exibição… mas não aconteceu… É verdade, confiou em demasia que ia sair um cruzamento… mas a partir dai não facilitou… e esteve enorme…
NOTA 4

Dioguinho
10 Minutos em campo cheios de garra e ratice. Trouxe se calhar um pouco da garra que a equipa tinha perdido entretanto… foi dos melhores jogos que fez pela equipa. Pequenino… mas enorme
NOTA 4

Filipe
Claramente não esteve la. Não sei se foram nervos ou outra coisa qualquer. O que é certo é que ele não esteve la… desconcentração, passes errados, falhas de marcação. Com ele, nem que fosse a 75%, teríamos ganho… mas há dias assim… eu e todos os seus colegas continuamos a confiar em ti.
NOTA 2

Pedro
20 mts em campo divididos em 2 partes distintas… uma primeira parte onde não se conseguiu libertar e as coisas não lhe correram bem… uma 2ª cheia de garra e com um golo cheio de calma e confiança…
NOTA 4

Nilton
Desta vez não marcou golos, mas fez uma excelente exibição cheia de garra e com espírito de equipa enorme. Continuo, no entanto, a achar que pode fazer muito mais…
NOTA 4

Jorge
Estava aleijado mas assim jogou com tudo o que tinha… não conseguiu por em campo as suas capacidades… mas lutou com todos…
NOTA 4

Gomes
Nem sempre acompanhado, mas nunca desistiu. Pareceu-me que entrou um pouco inibido mas com o passar do jogo e com o espírito da equipa libertou-se e acabou em grande… como um gigante.
NOTA 4

Marco
À matador… foi assim que entrou e deu nova vida à equipa. Marcou 1 e podia ter marcado mais. É daqueles casos que quando vejo estes pormenores dele, fico lixado com ele e comigo mesmo, quando não o tenta melhorar nos treinos… Podia ser grande.
NOTA 4

Diogo
Ontem já esteve mais próximo do jogador que conheço. Era um jogo especial e não faltou ao mesmo. Garra e espírito de gigante a fazer lembrar o Diogo que conheci… é para ficar?
NOTA 4

NOTA ADICIONAL
Uma palavra para o Mario. Estou habituado que os jogadores desta idade me habituem a coisas magicas dentro de campo... mas nao estou ainda (infelizmente) a jogadores com um talento enorme e com uma personalidade vincada e virada para a equipa. O Mario tem andado aleijado... Sabia que provavelmente nao jogaria e foi a meu pedido mesmo sabendo disso. Esteve para entrar, mas atendendo às circuntancias da altura do jogo, optei antes por o nao fazer, para nao o prejudicar tanto fisica (para nao agravar a lesao) como psicologicamente (o ritmo muito elevado podia dar-lhe muitos problemas e as coisas nao sairem bem). Vibrou com a vitoria como se tivesse jogado o jogo todo. É para mim o exemplod e jogador de equipa... e ganha a cada dia que passa mais respeito da minha parte e importancia na equipa. Obrigado Mario.

domingo, 22 de novembro de 2009

Vila Saloia 6 – 1 Vitoria Olivais

Era um jogo importante para nós, atendendo que antecedia o inicio de um ciclo terrível. Era muito importante conseguirmos uma vitória contra um adversário que é supostamente do nosso “campeonato” e que tem excelentes valores individuais. Apesar dessa vontade de ganhar nas nossas cabeças, desta vez não entrámos tão fortes como habitualmente e fomos aos poucos crescendo em termos exibicional, terminado a 1ª parte muito fortes. Na 1ª parte, os golos tardaram a aparecer, muito por nossa culpa, mas também (devemos dar esse mérito) devido ao guarda-redes adversário, que muitas vezes realizou excelentes defesas. Mas tantas foram as oportunidades que acabámos a primeira parte com um resultado favorável de 3-0. Na 2ª parte, entrámos um pouco apáticos, algo que a equipa do Vitória aproveitou para equilibrar o jogo e criar também algumas ocasiões de perigo a que o nosso GR se opôs sempre muito bem… felizmente marcámos o 4º golo e o jogo “terminou”, sendo que depois até ao 6-1, foi um “passinho”… mais uma bela assistência que, penso eu, não ficou nada defraudado com o jogo…

Vila Saloia – Vitoria Olivais (Comentários individuais)

Carreira
Foi enorme… finalmente um jogo sem golos sofridos. Continua a crescer como jogador, como GR e como elemento desta equipa. Mas quero mais.
NOTA 4

Filipe
Não foi dos seus melhores, especialmente na 2ª parte que simplesmente não esteve lá… De qualquer forma, ainda não vi este miúdo jogar mal. Espero que tenha sido só um jogo pois a equipa precisa dele a 200%.
NOTA 3

Diogo
Desde que se lesionou na 2ª jornada, ainda não conseguiu voltar ao nível que durante os últimos anos nos habituou. Ainda de certa forma desconcentrado, cometendo por isso alguns erros que não são normais nele. Felizmente que não perdeu a garra. No entanto, para mim (e ele sabe disso) o que a equipa precisa é, não só da sua garra, mas do seu talento. Esperemos que volte a dar à equipa tudo o que tem, já a partir do próximo jogo
NOTA 3

Gomes
As mesmas palavras que tive para o Filipe, servem também para o Gomes… Não esteve ao nível que nos habituou. Espero que seja temporário.
NOTA 3

Pedro
Parece que o jogo com o Falagueira lhe deu uma nova alma… Ontem mostrou um jogador mais próximo daquilo que pode ser, especialmente a nível defensivo. Nesse aspecto, esteve 5 estrelas, pecando apenas em termos ofensivos, pois nem sempre escolhia a melhor opção. Mas isso é um mau menor… isso resolve-se com trabalho.
NOTA 4

Mário
Está a chegar onde quero… de treino para treino, jogo para jogo, esta a caminho daquilo que tenho esperança que faça… que é muito… Esteve muito bem a defender e muito bem no ataque. É um jogador que pode marcar ritmos de jogo da nossa equipa… Quero mais…
NOTA 4

Nilton
Não foi dos seus melhores jogos, nem a defender nem a atacar. É certo que marcou 2 golos, sempre importantes para a nossa/qualquer equipa… mas quando um jogador tem talento… bom não chega para mim… tem de ser sempre muito bom.
NOTA 3

Dioguinho
Não entrou da melhor forma em jogo, perdendo muitas bolas a meio campo. No entanto, foi melhorando e a partir do golo tudo correu bem. Esteve impecável a fazer vai e vem sempre que necessário.
NOTA 3

Jorge
A falta aos treinos e a falta de concentração neles, faz com que nem sempre os jogos corram da melhor forma. É um jogador de características únicas dentro desta equipa e que nos pode ajudar muito… mas apenas se estiver a 100%.
NOTA 3

Marco
Golo à matador, mostra tudo aquilo que podia ser e todos nos gostaríamos de ter na equipa. No entanto, esse matador não é constante . Precisa de treinar esse instinto para termos um matador à seria para ajudar a equipa. Quando vier para os treinos a pensar dessa forma, ai sim, podemos ser candidatos a algo mais que um evitar de descida.
NOTA 3

Cruz
5 minutos em campo como premiu para quem se disponibilizou a ajudar-nos, mesmo sabendo que não ia jogar. É um miudo com talento que precisa de trabalhar... conta com a nossa ajuda.
NOTA 3

sábado, 14 de novembro de 2009

Falagueira 2 - 6 Vila Saloia

Era um jogo que podia tornar-se dificil. A classificação do Falagueira podia ser uma armadilha para nós. No entanto, estavamos alertados para tal e tentámos entrar com muita posse de bola e com personalidade, com intensão de o fazer cedo para não corrermos riscos desnecessarios. É certo que marcámos cedo, é certo que controlámos o jogo na maior parte do tempo. Tivemos momentos muito bons, mas também tivemos alguns em que andámos autenticamente a dormir... Felizmente as coisas não se viraram contra nós.
No final fica o resultado, uma vitoria... mas todos temos consciencia que podiamos ter feito muito mais...

Falagueira - Vila Saloia (comentarios individuais)

Carreira
Não foi chamado muitas vezes a intervir... mas nas vezes que o foi, esteve quase sempre bem e muito seguro... No entanto, não conseguiu fazer um jogo em branco, mas não me parece que tenha sido da sua responsabilidade.
NOTA 3

Filipe
Volta a fazer um bom jogo, muito seguro, mas, na minha opinião, ainda está muito longe daquilo que eu acho que pode produzir. Está, no entanto, cada vez mais um jogadores de equipa e com papel cada vez mais preponterante na nossa manobra. Pode fazer muito mais.
NOTA 3

Marco
Está longe do "matador" que todos conhecemos à anos. Será por nao se aplicar totalmente nos treinos? Tarda em explodir este miudo... Abriu o caminho para a vitoria... teve boas jogadas... mas tem muito para dar e vai desperdiçando o seu talento cada dia que passa, podia ser enorme...
NOTA 3

Gomes
Esteve longe do jogador que conhecemos... algo desconcentrado, com muitas entradas fora do tempo na marcação. Esteve ao nivel da equipa. Espero que tenha sido apenas este jogo.
NOTA 3

Nilton
Mais um jogo em que se portou como um jogador de equipa. podia usar as mesmas palavras que o que disse sobre Filipe... esta a tornar-se cada vez mais influente na equipa e na qualidade de jogo da equipa. não se dá por ele individualmente, mas as coisas são diferentes com ele em campo. No entanto, não pode ter aquela reacção na saida. Todos percebemos o porque da reacção, mas esta era escusada... a nota é penalizada pela reacção.
NOTA 3

Dioguinho
Endiabrado na 2ª parte. Soube tirar partido da diferença de estaturas para o seu adversario directo e teve lances muito bons. Foi das melhores prestações do nosso rato... levou muita porrada é certo... mas tem de se habituar a isso...
NOTA 4

Diogo
Há dias assim. hoje as coisas não lhe correram de feição. Muitos passes errados, marcações fora do tempo... Esforçou-se é verdade, mas atravessa um momento menos bom. Teremos de ver o que precisamos de fazer para o ajudar... pois a equipa precisa dele
NOTA 2

Mario
Está cada vez mais a subir de produção. Tem uma qualidade e talento enorme para pensar jogos e decidi-los, com golos ou passes. Claramente um jogador de equipa... tenho a certeza que com a continuidade de cargas, mais tarde ou mais cedo chega onde pode chegar... Eu acredito.
NOTA 3

Jorge
Comecou bem na 1ª parte, certinho a atacar e a defender, mas a 2ª parte foi desastrosa, completamente com a cabeça noutro lugar. É um reforço para a nossa equipa nesta altura pois é um tipo de jogador que reune varias caracteristicas num so jogador. Mas para ser util, tem de trabalhar muito, especialmente a concentração. Normal nesta altura nao chega... precisamos de quem venha dar mais alguma coisa à equipa...
NOTA 2

Pedro
Assim já gosto mais... e estou a falar daquilo que fez na 2ª parte. É impressionante que quando ouve as dicas que lhe damos, tem um sucesso enorme. Revelou-se num jogador que até ao momento ainda nao tinha sido. Mas para mim não chega... quero mais... se aquilo que deu hoje na 2ª parte à equipa, foi uma amostra, todos nos gostamos, pelo que esperamos para ver o produto num seu todo, todas as semanas, nos treinos e jogos...
NOTA 4

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Resultados 7ª Jornada - 1ª Divisão Juniores

Vila Saloia 2 - Benfica 4
Arranhó 7 - Falagueira AC 1
ACO 4 - Vitória Olivais 1
AM Portela 2 - Leões Porto Salvo 2
AMSAC 0 - Sporting CP 6
Bons Dias 3 - Sassoeiros 5
Novos Talentos 3 - Belenenses 3

Vila Saloia 2 – 4 Benfica

Ambiente magico… público fantástico… Um jogo que prometia nas bancadas. Era fantástico o ambiente que se viveu no Pavilhão da Serra das Minas. Os nossos jogares estiveram à altura dos conhecimentos. Não foram grandes foram gigantes. É certo que não as coisas nem sempre lhes correram da melhor forma… nem foi um jogo perfeito, longe disso… Mas lutaram… jogaram limpo, tiveram fair-play, não andaram a provocar os adversários… não foram meninos… Foram HOMENS. Durante a maior parte do jogo, cumpriram à risca todas as instruções que lhes facultei e aproveitaram todas as dicas que lhes dei. Excelentes a atacar na 1ª parte, excelente o espírito de entreajuda, Excelente a atitudes defensiva… No entanto, não chegou. Fomos parados por um fair-play “fantástico” da equipa adversária, por árbitros tendenciosos, mas sobretudo por algumas falhas nossas de marcação e na finalização. No entanto, os nossos miúdos foram gigantes e certamente deixaram cheios de orgulho, todos aqueles que assistiram ao jogo, pais, irmãos, amigos, antigos jogadores do clube, actuais jogadores de clube, colegas de trabalho, publico em geral. Todos provaram que o Vila Saloia é mais que um clube… é um espírito ambicioso, sonhador, sedento de vitorias… Obrigado.

Vila Saloia – Benfica (Comentários individuais)

Carreira
Jogo quase perfeito, não fosse aquela distracção no último golo (distracção partilhada com o Pedro). No entanto, no restante esteve extraordinário, com defesas fantásticas e uma segurança tremenda. Pode fazer ainda muito mais acredito. Aposta ganha.
NOTA 4

André
Ainda está longe dos seus melhores tempos, porque me parece que não está ainda a levar esta época a serio. Não pressionou o adversário como eu gostaria e dando muita distancia ao mesmo. No entanto, nunca virou a cara à luta e nisso foi fantástico.
NOTA 3

Nilton
Não foi um jogo individualmente tão vistoso como outros… mas mostrou-nos uma faceta que nem sempre vemos… um jogador de equipa fantástico… Fez sempre num vai e vem constante, acabando muitas vezes na posição de fixo, onde esteve imperial. Das melhores exibições desde que está connosco (no meu entender). Fantatico…
NOTA 4

Dioguinho
Não foi um jogo tão conseguido como outros anteriores, até porque não teve possibilidade de explorar o 1x1 como gostaria. No entanto, nunca virou a cara a luta e na hora do tudo por tudo, fez tudo o que podia…
NOTA 3

Mário
É dos jogadores mais versáteis que temos este ano. Esteve fantástico na entrega, na entreajuda. Está ainda longe daquilo que pode render, muito por culpa de algumas paragens forçadas. Mesmo assim ajudou e muito a nossa equipa…
NOTA 3

Pedro
Ainda se perde, por vezes, nas marcações (distracção no 4º golo é exemplo disso). Mas o espírito de entrega é fantástico… não teve muitas oportunidades para chutar à baliza, o que é sempre mau, para a nossa equipa, pois o seu pontapé pode realmente fazer diferença. Continua a melhorar e mas sei que ainda está longe de onde pode chegar.
NOTA 3

Filipe
Parece que joga em câmara lenta, mas no fundo faz quase sempre bem as coisas. 2 Golos e mais 1 ou 2 que poderia ter marcado. É nesta altura o melhor marcador da nossa equipa, algo que não é muito normal para um jogador que joga a fixo/ala. Mas isso é resultado de muito trabalho, muito talento, trabalho de equipa. Pode fazer ainda muito mais e tornar-se um jogador de topo… mas ainda falta.
NOTA 4

Diogo
Na ausência de última hora do marco, foi chamado apesar de não ter treinado toda a semana por motivos de saúde. Foi menos utilizado que o costume exactamente por esse motivo, e não este compreensivelmente ao nível habitual. Tinha consciência disso quando o convoquei à última hora. No entanto, ele trás garra à equipa e queria que não nos faltasse nesse jogo. Por isso, não fiquei nada arrependido… a falta de treino foi compensada por uma garra enorme que conseguiu em certos momentos transmitir aos colegas. Obrigado.
NOTA 3

Gomes
Que senhor jogador. Secou completamente qualquer adversário que lhe aparecia na zona, fossem grandes, pequenos, tecnicistas, com garra ou sem garra… Tudo foi corrido com uma personalidade de jogador de selecção (não está lá, mas talvez deveria). Mesmo ofensivamente iniciou ataques e contra-ataques cheios de perigo, nunca esquecendo a defesa… um pulmão enorme na nossa liderança. Penso que já fazia falta uma chamada à selecção deste miúdo de 1º ano.
NOTA 4

MVP
A equipa… Pelo espírito, pela união, pelo espectáculo… pelo orgulho que me dão em ser treinador…

domingo, 1 de novembro de 2009

Resultados 6ª Jornada - 1ª Divisão Juniores

Vila Saloia 5 - 1 Novos Talentos
Benfica 9 - 3 Arranhó
Falagueira AC 3 - 9 ACO
Vitória Olivais 7 - 4 AM Portela
Leões Porto Salvo 3 - 2 AMSAC
Sporting CP 7 - 1 Bons Dias
Sassoeiros 1 - 2 Belenenses

Vila Saloia 5 – 1 Novos Talentos

Era um jogo muito importante para a nossa equipa, por vários motivos… Vínhamos de 2 derrotas seguidas… algo que não acontecia a cerca de 2 anos… uma delas em casa, algo que não acontecia a cerca de 2 anos e meio… Vínhamos de 2 jogos em que oferecemos 6 pontos. Pelo que para sonhar com o que quer que seja era preciso, ganhar… alem do mais tínhamos uma divida para com todos aqueles que nos apoiam semanalmente depois do fiasco do arranho. Sabíamos que não seria nada fácil, pois, ao contrário do que a classificação aparenta, os novos Talentos têm uma excelente equipa. Começámos bem o jogo jogando a pressionar o adversário e durante os primeiros 15 minutos conseguimos baralhar a equipa adversária fazendo um golo e ficando 2 ou 3 oportunidades flagrantes para marcar. No entanto, até ao intervalo deixamos de pressionar convenientemente e deixamos o Novos talentos tomar conta do jogo e criar oportunidades perigosas, apenas paradas pelas excelentes intervenções do nosso GR. A 2ª parte foi diferente pois entrámos decididos a resolver a situação rapidamente e não passarmos pelos menos problemas que passámos com o ACO. Foi uma autêntica batalha a 2ª parte e nós estivemos à altura da mesma. Fomos aqueles que mais quiseram… e mais fizeram pela Vitoria. Apesar de não ter sido dos nossos melhores jogos, houve momentos de bom futsal…

Vila Saloia – Novos Talentos (comentários individuais)

João Carreira
Hoje manteve a baliza inviolável, o que é sempre bom… Muito seguro a sair da baliza, mesmo a punhos e muito seguro entre os postes… esta a crescer…
NOTA 4

Elson Monteiro
Teve mais trabalho que o Carreira e deve também intervenções vistosas e seguras, foi pena aquele golo que sofremos ainda não percebi muito bem como.
NOTA 4

Diogo Tavares
Não há noitada, há jogo com garra. Hoje sim, pareceu-me próximo do Diogo que conheço. Mesmo assim ainda está longe. A equipa precisa do Diogo à sua altura… nos treinos e nos jogos. No entanto, pela garra e pelo espírito de sacrifício, a nota.
NOTA 4

Dautarim Gomes
Ai está ele de volta… Fortíssimo a defender, eficaz a atacar… é o nosso Makelele… Ela está bem, a equipa também.

Dioguinho
Ele já andava a ameaçar explodir… mas na minha opinião e apesar da excelente exibição, ainda não explodiu. Sei que pode dar mais… um autentico rato, cheio de genica. Cumpriu as riscas as intrucoes que lhe dei e numa das dicas que tinha, ia fazendo golo. Vamos continuar a trabalhar a finalização e estou certo que os golos vão aparecer… muitos
NOTA 4

Pedro Marcos
Apesar muita vontade de ajudar a equipa, perde-se muitas vezes em acções individuais para tentar explorar as suas potencialidades. Ainda não encontrou o meio termos… vamos continuar a trabalhar… Tem de melhorar a sua concentração a defender pois jogando da forma como o fazemos, tal é fundamental. No entanto, esteve bem e marcou mais um golo o que é sempre bom.
NOTA 3

Filipe Neves
Esteve bem, é verdade… mas tem de assumir, com o talento que tem, mais dentro de campo e dentro da equipa. Joga com pezinhos de lã e as vezes parece que está parado… mas consegue levar as suas intenções a um fim. Mas sei que pode fazer muito mais. A equipa precisa que faça muito mais… A nota não é por aquilo que fez, mas por aquilo que pode fazer e ainda não faz… tenho fé neste miúdo.
NOTA 3

Nilton
Está a tornar-se um caso serio este miúdo. Está com confiança e isso para ele é meio caminho andado para fazer grandes jogos. Hoje foi outro… Bem a defender, bem a atacar… Tem, no entanto, que dar mais… porque sei que pode dar muito mais… por isso vou continuar a “foder-te” a cabeça
NOTA 4

Marco
Fez mais um golo “à matador”. Tem pouco tempo de jogo, é certo, mas isso deve-se também ao pouco empenho nos treinos. Sei que pode ser um matador a serio… mas o que eu penso, não interessa… Tem de ser ele a querer que isso aconteça e treinar para tal
NOTA 3

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Banhos Agua fria depois do treino

Vantagens de tomar banho em água fria.


1. Água faz contrair as veias
2. Efeito relaxante sobre as pernas
3. A água fria é também ideal para esfoliar a pele e remover células mortas.
4. No chuveiro evita a perda de humidade da pele, porque o contacto com a agua é menos prolongada, tonifica músculos e desperta os sentidos.
5.Tomar banho de pé, ajuda a drenar as articulações, rosto e todas as partes do corpo. Na verdade, o banho é o melhor momento para começar pelos pés e continuar para cima.
6. Pernas mais leves e descansadas

A baixa temperatura da água faz sentir as pernas mais leves, enquanto com água quente, as veias dilatam, com o frio, as veias activam a circulação, prevenindo o aparecimento de varizes e celulite. É inútil consumir drogas e pomadas para combater esses abomináveis inimigos, se você seguir tomando banho em água quente.·
Assim, banhos com água fria ajudam a tonificar os músculos e promovem a circulação sanguínea, produzindo maior oxigenação dos músculos.
A água não só contribui para a saúde e o bom funcionamento do sistema digestivo, mas também contribui para a beleza exterior do corpo. Definitivamente começar o dia com um banho de água fria ajuda a estimular as defesas do organismo e aumenta a produção de glóbulos brancos, o reforço da resistência do organismo contra eventuais doenças como asma, gripe e resfriados.

A utilização do frio para fins terapêuticos, chamado crio terapia, tem sido utilizada desde tempos imemoriais. Uma técnica de crio terapia ou “frio terapêutico“, são os banhos frios.
É tomar um banho com água a uma temperatura de 10 º a 15 º C para reduzir a actividade metabólica, reduzir o inchaço e prevenir os danos dos tecidos. Uma vez fora da água fria, o tecido começa a aquecer de novo e é aumentado o fluxo de sangue, levando a uma melhor recuperação dos músculos.
É uma técnica usada, por exemplo, por "fundistas", ajudando a reduzir o risco de lesões e em geral, depois de qualquer actividade desportiva para recuperar micro traumatismos produzidos pelo exercício.

Que melhor do que um banho frio após o exercício?

Fonte:
http://maratonismo.blogs.sapo.pt/24922.html

Dicas de alimentação para jogadores de futebol

A alimentação do atleta é muito importante para favorecer o melhor desempenho desportivo e evitar carências nutricionais. Com uma alimentação equilibrada, pode-se melhorar os depósitos de energia, reduzir as doenças, reduzir o cansaço, aumentar o tempo de actividade do atleta, recuperar os músculos depois do treino e melhorar a saúde geral.
Para isso, a dieta deve ser equilibrada, ter qualidade, variedade e moderação. Por isso, é importante conhecer os alimentos para saber em que eles podem ajudar ou prejudicar no desempenho desportivo.
CARBOIDRATOS:
São considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar actividades como: andar, trabalhar, estudar, correr, jogar futebol e outras. São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, cereais, etc.

PROTEÍNAS:
São consideradas nutrientes construtores, pois constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos (para combater doenças e infecções), enzimas e hormonios (que regulam funções do corpo). Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, castanha, etc.

GORDURAS:
Também fornecem grande quantidade de energia, mas suas principais funções são: auxiliar na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), fornecer saciedade ao organismo, produzir hormonios, proteger e isolar órgãos e tecidos.
Existem 2 tipos de gorduras: as saturadas, que são encontradas em produtos de origem animal (carnes, manteiga, creme de leite, requeijão) ou origem vegetal sólidos (gordura vegetal hidrogenada, presente, por exemplo, em sorvetes, bolachas recheadas, bolos, salgadinhos, batata frita, pipocas – esta faz mal a saúde e deve ser evitada); e as insaturadas, que são mais saudáveis e são encontrados na forma líquida como os óleos de soja, oliva, de milho e girassol.
Atenção: possuem absorção demorada e devem ser consumidos com moderação, para não prejudicar o desempenho do jogador.

VITAMINAS E MINERAIS:
São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida.
As vitaminas e minerais são obtidos através da ingestão diária de uma variedade de frutas, verduras e legumes. Se o atleta tiver problemas com a ingestão de frutas e verduras, terá problemas com o aporte adequado de vitaminas e minerais. O ideal é seleccionar no mínimo 3 cores diferentes de salada (ex: laranja-cenoura, vermelho-tomate, verde-alface).

ÁGUA:
A água, juntamente com o oxigénio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Portanto, a quantidade de água perdida através da urina, fezes, suor e ar expirado deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo na digestão, absorção, circulação e excreção. Recomendação para atletas: 1,5 lt ou mais.
Antes do treino:
As grandes refeições (almoço e jantar) devem ser realizadas até 4 horas antes do treino, para que possa se fazer total digestão. Esta refeição deve ser rica em carbohidratos (arroz, massa, batata, farinhas, legumes, etc.), com pouca proteína (carnes magras, preferindo frango ou peixe, feijão, soja, ervilha, lentilha, leite e derivados) e com muito pouco ou sem gordura (óleo de soja, azeite, azeitona, creme de leite, maionese, etc).
As pequenas refeições (lanches) devem ser realizadas entre 2 a 1 hora antes do treino ou jogo. Este lanche deve ser rico em carbohidratos (com pães, biscoitos, barras de cereal, frutas, sucos, bolo, etc), com muito pouco de proteína (requeijão, queijos, frios, carnes, etc) e sem gordura. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.
Durante o treino:
Para os jogadores terem sucesso em campo, a hidratação deve ser feita periodicamente durante a partida. Podem ser usadas bebidas isotônicas e principalmente água.

Depois do treino:
Logo após o treino (ou a partida), os stocks de carbohidratos devem ser repostos, para que a energia perdida seja recuperada. Os minerais e as vitaminas também precisam ser consumidos, pois previnem lesões, reduzem a fadiga do pós-treino e melhoram o sistema imunológico; para isto, frutas e suco de frutas são óptimas opções.
A ingestão de proteína, neste momento, também é importante, pois é o nutriente responsável pela reestruturação da massa muscular que pode ficar comprometida durante o treino ou jogo intenso.
Óptimas opções de proteínas são: iogurtes, carnes magras, leite, queijos magros (ricota, queijo branco, minas ou lights), presunto magro ou peito de peru, ovos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, barrinha de proteínas e etc. E para finalizar, mais uma vez, a água não pode faltar.

Fonte
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/futebol

Dores Musculares

Existem vários tipos de dores musculares. A dor muscular que se sente após um exercício físico é uma dor perfeitamente normal que somente vai passar com a regularidade do exercício.
Existem vários tipos de dores musculares.
A dor muscular que se sente após um exercício físico é uma dor perfeitamente normal que somente vai passar com a regularidade do exercício.

Quem não pratica exercício com regularidade é frequente ter muitas dores musculares após 24 horas e ter também aquilo a que vulgarmente se chama cãibras (chamamos exercício físico a todo o que envolve esforço físico).

Convém não confundir a dor muscular com lesões musculares. As lesões musculares, como as rupturas podem acontecer a qualquer momento e necessitam de atenção médica.

Para recuperar melhor do exercício e evitar lesões musculares siga alguns conselhos práticos que lhe damos de seguida:
• Se sentir algo errado pare imediatamente o exercício.
• Na cãibra muscular estique o membro afectado e tente relaxá-lo. Após a cãibra, não comece novamente a correr, caminhe devagar durante algum tempo.
• Coma bananas. A banana aumenta os níveis de potássio, o que ajuda a prevenir rupturas e cãibras musculares.
Arrefeça a zona afectada.
• Utilize sacos de gelo sobre o músculo afectado de forma a reduzir o traumatismo muscular. O frio ajuda os vasos sanguíneos a contraírem-se, afastando o excesso de irrigação do músculo atingido.
• Se exagerar no exercício tome imediatamente um duche frio.
• Evite o calor. O calor não é favorável, pode parecer que melhora mas é altamente prejudicial, pois aumenta a circulação sanguínea dilatando os vasos e provocando estragos musculares.
• Anti-inflamatório. Tome um anti-inflamatório caso as dores se tornem intensas.
• Mantenha-se em movimento. Após o trauma muscular, no dia seguinte, a última coisa que lhe apetece é movimentar-se, mas deve fazê-lo. Estudos provaram que o exercício ligeiro ajuda a recuperação.
• Um dos melhores remédios para o músculo dorido é um bom banho em água fria acompanhado de movimentos ligeiros.
• Beba muitos líquidos, principalmente água. Uma das causas das cãibras musculares é a desidratação. A água é o melhor líquido que pode beber, melhor mesmo que muitas das “concentrações isotónicas” que estão à venda no mercado.
• Massagens. Caso possa, recorra a um massagista profissional. A massagem é óptima na recuperação muscular. Se não poder recorrer a um massagista aprenda e faça-a você mesmo.
• Exercícios de “aquecimento muscular”. Sempre que fizer exercício aqueça primeiro os músculos, mesmo que o exercício seja rachar lenha ou jardinar. Comece com movimentos ligeiros e, devagar, vá exercitando todos os músculos do corpo.
• Aprenda os seus limites. Cada um tem o seu próprio limite, aprenda o seu e não volte a cair em excessos.

Fonte:
http://saude.sapo.pt/artigo-print.html?id=896467&uri=%2Fabc_saude%2Fa%2Factividade_fisica%2Fver.html%3Fid%3D896467

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

BARCELONA - grande clube, grande equipa, grande mentalidade

«Somos o centro do campo. Somos a nossa precisão. Somos o nosso esforço. Somos os avançados que defendem, somos os defesas que atacam. Somos a nossa velocidade. Somos o respeito pelos nossos rivais, somos o reconhecimento dos nossos rivais. Somos cada golo que fazemos, somos aqueles que procuram sempre a baliza contrária. Somos um»

Dicas nutricionais para atletas

Corridas com grandes percursos exigem uma preparação adequada do corredor, tanto fisicamente como nutricionalmente. O acompanhamento médico é indicado para atletas que buscam bons rendimentos e saúde equilibrada.
A seguir, a Dra. Suzana Bonumá destaca quais são os principais hábitos que os esportistas precisam adotar ao se preparar para uma prova de corrida de rua.

Como deve ser a alimentação diária de um atleta?
A alimentação precisa respeitar as necessidades básicas somadas à da rotina do treino, que varia muito entre os atletas. De forma geral, deve ser uma alimentação predominante em carbohidratos como pães, massas, arroz, batata e cereais, que agem como “combustível” para o tecido muscular; além de moderada em proteínas como carne bovina, frango, peixe, ovos e lacticínios e essencialmente pobre em gorduras.

Quantas refeições diárias são recomendadas para um atleta?
O metabolismo do atleta está em constante recuperação e renovação, portanto, os intervalos das refeições não devem exceder o período de 4 horas, totalizando o mínimo de 5 refeições diárias.

3. Existe algum alimento específico ou dieta recomendada para os dias que antecedem a prova? E no dia, como deve ser as refeições do atleta?
Nos dias que antecedem a prova, o atleta não deve inserir nenhuma novidade em sua alimentação. Neste período, é importante aumentar a quantidade de carbohidratos nas refeições, evitar o excesso de proteínas, fibras e gorduras, por serem itens que tornam a digestão mais lenta e interferem no desempenho do atleta, e ainda, manter a ingestão de líquidos em cerca de 2 a 3 litros diários.

Qual a importância da ingestão de líquidos durante a um jogo? Qual a quantidade recomendada?
A hidratação é fundamental para o bom desempenho do atleta. Quando ingerida em quantidades insuficientes, a oferta de energia ao músculo é afectada e também pode provocar sintomas como tontura, mal-estar e até desmaios. A quantidade recomendada é de cerca de 200 a 300 ml a cada 20 minutos de actividade física, no entanto, a recomendação mais usual é a de que cada atleta se hidrate antes de sentir sede, porém em pequenas doses e em intervalos regulares.

No terminus de um jogo, é preciso adoptar algum tipo de alimentação ou hidratação mais específica?
Sim, no terminus de um jogo, o sistema de recuperação do corpo e principalmente dos músculos é accionado e está mais activo para receber alimentos e líquidos, com o objectivo de se recuperar dos desgastes do jogo e se preparar para novos treinos e jogos. É importante que o atleta mantenha uma alimentação rica em carbohidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Para uma boa recuperação muscular, é preciso também se atentar para a hidratação, que deve ser mantida em intervalos regulares.

Fonte
http://www.revistavigor.com.br/2009/05/23/dicas-nutricionais-para-atletas/

Nutrição e desempenho desportivo durante a competição

Já está claramente demonstrado que a nutrição afecta o desempenho físico e que, associada ao potencial genético e ao treino adequado, é factor fundamental para que o atleta alcance seus objectivos. Dessa forma, o atleta deve adoptar estratégias nutricionais adequadas durante o treino e no período competitivo.
Durante a fase de treino, a alimentação deve ser equilibrada a fim de atender às necessidades de energia e nutrientes conforme a modalidade praticada. O horário e tipo de alimentos que compõem as refeições devem ser ajustados em função do tipo de treino e duração. A hidratação deve receber especial atenção, mesmo em dias frios.
No período que precede a competição, é essencial que a alimentação seja reforçada com alimentos fonte de carbohidratos, tais como massas, pães e arroz. Essa estratégia é particularmente importante nas 24 horas que antecedem o evento.
No dia da competição, as refeições devem ser consumidas com intervalo de aproximadamente três horas, que permita que a digestão seja completa. Assim, é possível reduzir eventuais alterações que possam vir a prejudicar o desempenho. É recomendado também que se faça uma refeição de fácil digestibilidade, com predominância de alimentos fonte de carbohidratos e menor proporção de proteínas (carnes, por exemplo) e muito pouca gordura. Se o intervalo é muito pequeno - uma hora e meia, duas horas -, o ideal é dar preferência a lanches rápidos ou líquidos. O atleta deve usar apenas alimentos que façam parte habitual da dieta, evitando as opções que provoquem flatulência, como feijões e algumas hortaliças, produtos condimentados ou com quantidade muito concentrada de açúcar ou alimentos que, por experiência individual de cada atleta, já tenham provocado algum mal-estar ou alteração gástrica.
É necessário cuidar da hidratação ao longo da competição, deixando uma garrafinha próxima e habituando-se a ingerir água sempre que possível. Em provas com duração superior à uma hora, é interessante se valer de bebidas acrescidas de carbohidratos. É muito importante começar a hidratação antes da prova e beber em intervalos regulares durante a mesma.
Terminada a competição, a hidratação e a recuperação dos stocks de energia gastos durante o exercício devem ser a preocupação imediata. Dessa maneira, é interessante consumir alimentos fonte de carbohidratos e iniciar a ingestão de líquidos quanto antes.
O ideal é que um nutricionista desenvolva uma orientação individualizada, considerando todos os pontos acima.

Fonte:
http://www.revistavigor.com.br/2007/06/27/nutricao-e-desempenho-esportivo-durante-a-competicao/

domingo, 25 de outubro de 2009

Resultados 5ª Jornada - 1ª Divisão Juniores

Arranhó 4 - 2 Vila Saloia
ACO 3 - 4 Benfica
AM Portela 7 - 2 Falagueira AC
AMSAC 4 - 2 Vitória Olivais
Bons Dias 2 - 6 Leões Porto Salvo
Belenenses 3 - 3 Sporting CP
Novos Talentos 1 -2 Sassoeiros

Arranhó 4 - 2 Vila Saloia

Classificação do Vila Saloia ao longo campeonato:

Ao fim da 1ª jornada
5º Lugar com os mesmos pontos que o 1º classificado

Ao fim da 2ª jornada
2º Lugar com os mesmos pontos que o 1º classificado

Ao fim da 3ª jornada
4º Lugar a 2 pontos do 1º classificado

Ao fim da 4ª jornada
6º Lugar a 5 pontos do 1º classificado

Ao fim da 5ª jornada
9º Lugar a 6 pontos do 1º classificado

"O que poderá prejudicar a performance desportiva, é a falta de sono e as noitadas. Está cientificamente comprovado que o tempo de repouso é essencial para uma boa performance desportiva."

História do jogo... como uma noitada de alguns "fode" 3 meses de trabalho de todos.

domingo, 18 de outubro de 2009

Resultados 4ª Jornada - Juniores

Arranhó 7 - Novos Talentos 2
Vila Saloia 4 - ACO 5
Benfica 5 - AM Portela 0
Falagueira AC 4 - AMSAC 4
Vitória Olivais 1 - Bons Dias 5
Leões Porto Salvo 3 - Belenenses 5
Sporting CP 4 -Sassoeiros 1

sábado, 17 de outubro de 2009

Vila Saloia 4 – 5 ACO

Há muito que não tinha dificuldade em escrever um comentário de jogo. Se depois do jogo do Portela, me tinha queixado da falta de ambição da equipa, hoje não me podia de forma alguma queixar-me de tal. Foram gigantes na forma como encararam uma equipa que muita gente diz, ser um exemplo na formação de futsal e um dos candidatos ao título. Hoje foram gigantes pois jogaram na mesma proporção dos seus sonhos. É certo que existiram falhas, algumas graves, outras menos graves, mas tudo fizeram para ganhar o jogo e não mereciam perder este jogo por 4-5 quando a 5 minutos do fim estava ganho por 4-2. Todos nós, jogadores, treinadores e directores, devemos estar a altura da grandeza dos sonhos das equipas que integram. Se um treinador exige que os jogadores estejam a altura do seu talento (que neste caso é enorme) este também tem de estar a altura dos seus jogadores e do seu talento e dar respostas a altura destes. Este fim-de-semana, isso não aconteceu. E como sempre disse, as derrotas desta equipa são e serão sempre da responsabilidade do seu treinador… eu. Talvez nos últimos 5 minutos do jogo, tivesse “jogado à Trapatoni” e defendido o resultado… mas a estúpida perspectiva romântica de futebol de ataque, sem medo do adversário, jogar em cima, sempre a pressionar, desta vez mostrou-se ruinosa no final do Jogo. Aos meus jogadores, as minhas desculpas… àqueles que responderam ao nosso apelo, obrigado. Espero poder vê-los novamente no nosso próximo jogo em casa, pois criaram um ambiente fantástico…

Vila Saloia - ACO (Comentarios Individuais)

Esta semana decidi não dar notas individuais. 1º Porque a decepção da derrota foi muito grande para mm, 2º porque todos os estiveram à altura de uma grande equipa, os que jogaram mais e os que jogaram menos… Dizem que não há derrotas ou vitorias morais… Mas penso que este jogo fez ver a todos aquilo que podemos fazer quando estamos todos juntos e unidos. Jogadores, directores, apoiantes… estou certo que saíram, como eu, decepcionados com o resultado, mas com a ideia que podemos fazer muito este ano… por isso, 3ª feira vou propor-vos algo… que só está ao alcance das grandes equipas…

Deixo-vos com algumas palavras que encontrei de alguém que já fez alguma coisa pelo futebol:
“Antigamente dizia-se que para se ser um grande jogador era preciso 70% de talento e 30% de esforço e dedicação. Contudo hoje em dia vivemos num Mundo cada vez mais competitivo. Para se ser um grande jogador, um grande médico, um grande engenheiro, um grande economista é preciso 30% de talento e 70% de árduo trabalho. Só assim conseguirão vencer na vida!
Aquilo que vos peço enquanto treinador e amigo é que trabalhem com afinco. Na escola ou no campo apliquem-se, acreditem no vosso talento e não tenham medo de perseguir os vossos sonhos.
Não esperem que as coisas vos caiam do céu, não se contentem com aquilo que são agora. Sejam ambiciosos, procurem sempre mais e melhor.”

Por fim, deixo-vos com as palavras de uma grande equipa antes dos seus jogos:
“Somos o centro do campo. Somos a nossa precisão. Somos o nosso esforço. Somos os avançados que defendem, somos os defesas que atacam. Somos a nossa velocidade. Somos o respeito pelos nossos rivais, somos o reconhecimento dos nossos rivais. Somos cada golo que fazemos, somos aqueles que procuram sempre a baliza contrária. Somos um”.
Este é o lema de jogo de uma grande equipa… o seu objectivo dentro de campo… Esta equipa é o Barcelona.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resultados da 3ª Jornada - Juniores

ACO 6 - Arranhó 2
AM Portela 2 - Vila Saloia 2
AMSAC 2 - Benfica 7
Bons Dias 8 - Falagueira AC 1
Belenenses 4 - Vitória Olivais 1
Sassoeiros 4 - Leões Porto Salvo 3
Novos Talentos 0 - Sporting CP 2

Portela 2 -2 Vila Saloia

Para quem fala e não nos conhece, para quem diz que seremos certamente uma das equipas a descer, este resultado pode ser considerado muito bom. Vistas bem as coisas, ganhámos 1 ponto no campo de um adversário que tem excelente equipa e que sabe jogar se tiver espaços. No entanto, sai desiludido. Sai desiludido não com o resultado mas pela atitude. Começámos muito bem ofensivamente, com boas movimentações e circulação de bola. Desperdiçámos várias oportunidades flagrantes de golo e com isso a oportunidade de por o rumo do jogo no caminho que gostaríamos. Como não o fizemos, perdemos fulgor e demos ânimo a uma equipa que sabe muito bem jogar à bola. E para agravar a nossa situação, facilitámos muito a defender com pouca pressão sobre o adversário. Isso fez com que passássemos a maior parte do jogo atrás do prejuízo que tínhamos provocado com a nossa falta de garra e atitude. Simplesmente não estivemos lá. Felizmente que o golo do Nilton nos últimos minutos, impediu que saíssemos dali com uma derrota, que no meu entender, até era merecida, pois complicámos o que parecia fácil e “pusemo-nos a jeito”. Para mim, pessoalmente foi uma desilusão. Antes termos perdido e mostrado garra e atitude…

Foi um alerta para uma equipa que temos sonhos… Quem os quer atingir, não pode adormecer num jogo… tem de lutar por eles sempre…

Portela - Vila Saloia (comentários Individuais)

Carreira
Não foi por ele que a equipa “perdeu”. Não teve oportunidade de brilhar mas sempre que foi chamado, esteve à altura. Sofreu 2 golos, mas não me parece que tenha responsabilidade em qualquer um deles.
Nota 3

Elson
Voltou à equipa, não porque o carreira tenha estado mal, mas porque decidi voltar à estratégia que há anos utilizo com os nossos GR. Voltou do “castigo” interno e porque me pareceu que estava pronto a servir a equipa, naquilo que esta precisasse. Esteve bem, tal como o Carreira e também não foi por ele que a equipa “perdeu”. Voltou a ganhar a minha confiança… depois de há 2 semanas atrás a ter perdido.
NOTA 3

Shangai
Defensivamente esteve muito bem e conseguiu na maior parte dos lances parar o pivot adversário. No entanto, ainda tem muito que melhorar a nível ofensivo para se tornar uma mais valia… a nota vale pelo trabalho defensivo.
NOTA 3

André
Longe do seu melhor. Apanhou pela frente um pivot adversário muito complicado de parar. Não se saiu bem… ofensivamente as coisas tb não lhe saíram da melhor forma… Parece novamente desmotivado e isso é para mim um motivo de preocupação.
NOTA 2

Dioguinho
Entrou muito bem em jogo, tendo logo uma oportunidade clara de jogo que desperdiçou ao tentar fintar o gr adversário. Apesar de muito voluntarioso, não teve espaço para o seu jogo… Ainda tem muito para melhorar…
NOTA 3

Diogo
Vinha de uma semana sem treinos e a recuperar de uma lesão… Foi convocado atendendo à sua importância dentro do grupo e pela raça que caracteriza cada jogo que faz. Desta vez, apesar de ter jogado com muita vontade e esforço, as coisas não lhe saíram bem, pois também jogou um pouco a medo… A equipa agradece, no entanto, o esforço e a dedicação.
NOTA 2

Nilton
Foi das melhores unidades da nossa equipa. Enquanto esteve em campo, foi um constante perigo para a equipa adversária jogando com muita calma e muito acerto. Deve 2 ou 3 falhanços que podiam ter dado facilmente em golo. Redimiu-se, no entanto, com o 2º golo da equipa que deu o empate. Defensivamente não esteve tão bem. Pode fazer muito melhor.
NOTA 3

Pedro
Outro jogador que jogou em sacrifício vindo de uma lesão. É um jogador de equipa e por isso decidi traze-lo a este jogo. Tem um pontapé forte e podia ajudar-nos a entrar na defesa apertada e recuada do Portela. Esteve muito bem no tempo que esteve em campo, mas só por uma vez conseguiu aplicar o seu pontapé. Saiu porque percebi que não íamos conseguir tirar proveito disso…
NOTA 3

Filipe
Não pode ser que esteve mal… mas para aquilo que lhe conheço, acho que não fez metade daquilo que sabia e pode fazer. Muito bem nos primeiros minutos em termos ofensivos, depois foi-se perdendo. A marcação fê-las sempre à distância dificultado o seu trabalho e o trabalho da equipa. Para aquilo que sei que sabe fazer, parece que simplesmente não esteve lá.
NOTA 2

Gomes
Não é que tenha feito um mau jogo… mas para aquilo que estou habituado, foi muito abaixo. Não foi o Gomes que todos conhecemos. Ele é fundamental no nosso jogo e na nossa atitude e esta estamos habituados que comece sempre nele. Faltou a garra do costume e a atitude. Em termos estatísticos continua a ter números impressionantes… mas para mim, quando falta garra ou atitude neste miúdo, é porque algo está mal…
NOTA 2

Marco
Não foi o jogador que gostaria de ter em campo… esta ainda longe da forma de matador e enquanto levar os treinos na reinação, nunca passara de ser um jogador “bonzinho”. É preciso atitude e concentração sempre que se esta em campo… Temos de fala muito a serio.
NOTA 2

Zuca
É dos jogadores que mais tem colocado nos jogos aquilo que tem aprendido nos treinos… comete cada vez menos erros, apesar de ainda continuar a cometê-los. Mostrou garra e ainda recordo o sprint que fez de um lado ao outro do campo para ajudar a defender. Foi pena (para não dizer outra coisa) que não tivesse os ténis calçados quando a equipa precisou dele.
NOTA 3

NOTA ADICIONAL
No próximo treino, falaremos de várias questões que pelos vistos não estão ainda bem esclarecidas na cabeça dos nossos jogadores… Falta “cabeça”? Eu arranjo-vos. Faltam pernas? Acreditem que vamos ganhá-las… Falta atitude? Garanto-vos que vamos ganhá-la já esta semana e não fazemos novo jogo assim… para quem ainda não percebeu, já não estamos na 2ª ou na 3ª… e o Vila Saloia e as pessoas que vos acompanham todos os fins de semana, merecem muito mais… a começar por um pedido de desculpas em campo… já no próximo fim de semana com o ACO.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Resultados da 2ª Jornada - Juniores

Resultados


ACO 4 - 0 Novos Talentos
Arranhó 4 - 3 Portela
Vila Saloia 9 - 3 AMSAC
Benfica 3 - 1 Bons Dias
Falagueira 1 - 5 Belenenses
Vitória Olivais 1 - 6 Sassoeiros
Leões Porto Salvo 2 - 2 Sporting

domingo, 4 de outubro de 2009

VILA SALOIA 9 - 3 AMSAC

Foi das melhores 1ª partes que já tinhamos feito. Qualidade na pressão ao adversario, na posse de bola, na circulação, na finalização. Jogámos rápidos, pressionantes e como equipa e sinceramente foi um prazer vê-los... Na 2ª parte e esperado, baixámos um pouco a qualidade do nosso jogo e jogámos apenas a controlar o jogo... não foi espectacular, mas continuámos com o controlo de jogo e criando jogadas de perigo. Nao fomos, no entanto, tão pressionantes.
No final, uma vitória que nao deixa margem. Uma vitoria de união, qualidade e querer... Mas isso já passou... Agora vem o portela, que pelo que já vi tem escelente equipa.

VILA SALOIA - AMSAC (Comentários Individuais)

Carreira
Esta a justificar a aposta do inicio do ano. Apesar de se ter aleijado no aquecimento, fez um jogo onde não se notou nada essa mesma lesão. Muito seguro e concentrado. No entanto, mas nem sempre conseguimos antecipar as jogadas… temos de ter atenção. Mesmo assim em grande.
Nota 3

Shangai
Entrou na 2ª parte e defensivamente esteve muito bem. Apenas fez uma falta o que já de si é muito importante. Peca ainda por falta de calma com a bola nos pés, o que faz com que provoque alguns sustos à equipa. Temos de ser mais rápidos e melhorar esse ponto.
NOTA 3

André
Entrou na 2ª parte para dar mais calma à equipa. Fez novamente o que foi pedido e é claramente um jogador de equipa. Está ainda apenas pouco lúcido a libertar as bolas, algo que vai deixar de acontecer com os treinos… de resto 5 estrelas.
NOTA 3

Dioguinho
Este miúdo está a sair melhor que a encomenda. Hoje as coisas não lhe saíram, ofensivamente, algo que, as vezes, acontece e temos de viver com isso. Nessas alturas, só temos de continuar a trabalhar. Defensivamente, está um gigante… adversário em que ele pega, nunca tem vida fácil.
NOTA 3

Diogo
Poucos minutos em campo, devido a uma entrada muito dura por parte de um adversário, que nem sequer amarelo teve. No entanto, no tempo que esteve em campo fez aquilo que lhe foi pedido e esteve bastante melhor que no jogo anterior. Espero que melhore da lesão, a tempo de ajudar a nossa equipa no embate difícil que teremos contra o Portela.
NOTA 3

Nilton
Este sim é parecido com o miúdo que espero vir a ter no campeonato. Muito bem no passe, no jogo de equipa, a defender… fez um golo de magia… mas se não o tivesse feito, estava entalado e ele sabe disso… No entanto, há dias em que tudo corre bem… nem sempre vai ser assim. Mesmo assim merece uma boa nota
NOTA 4

Pedro
Não é de uma semana para a outra que deixa de estar um pouco perdido e passa a estar totalmente dentro da equipa. Noto que esta a fazer um esforço enorme para ajudar e os golos também ajudam nas adaptações as novas circunstâncias. Muito bem no passe simples, na deslocação e circulação… Está no bom caminho
NOTA 3

Filipe
Em grande… 2 golos… muito bem no passe, na finalização, a defender… está a ganhar importância na equipa… Foi realmente um dos melhores e os seus golos e exibição catapultaram a equipa para uma grande 1ª parte.
NOTA 4

Marco
Parece que está de volta o matador. 2 Golos de oportunismo e não aconteceu um 3 por falta de concentração e por excesso de confiança. Tem, no entanto, muito ainda para trabalhar… 2 golos, é pouco para aquilo que espero dele.
NOTA 3

Zuca
Voltou a melhorar em relação ao jogo anterior. No entanto, ainda cai na tentação de fintar quando deve passar ou segurar. Tem de se mentalizar que o futsal é muito diferente do futebol 11. Estou certo que se continuar a trabalhar vai marcar a diferença nesta equipa.
NOTA 3

Gomes
Aqueles que comigo estão a alguns anos, sabem quanto é raro dar uma nota máxima. Mas desta vez não podia deixar de dar. Um jogão deste miúdo, com 3 golos, muitas recuperações de bola, muita qualidade de passe… e intransponível na defesa… tudo isto era motivo para dar a nota máxima. No entanto, dou-lha porque conseguiu fazer tudo depois de umas horas antes ter tido um problema grave e suficiente para não querer jogar. Dei-lhe a possibilidade de não o fazer atendendo à situação. No entanto, ele quis jogar e fazer o que fez… Fantastico
NOTA 5


NOTA ADICIONAL A TODOS.
Com este resultado acabamos por achar muitas das atenções para nós. Ou seja, deixamos de ser surpresa… se antes já tínhamos trabalho difícil sobre as excelentes equipas que jogam no nosso campeonato, agora teremos de trabalhar muito mais, pois eles jogarão de sobreaviso.
Outra coisa que quero que percebam, é que nada está ganho. Foi uma boa exibição, especialmente na 1ª parte… Mas teremos de fazer 24 jogos ao mesmo nível deste para chegarmos ao nosso objectivo, 31 pontos (faltam ainda 25)

domingo, 27 de setembro de 2009

Resultados da 1ª Jornada - Juniores

Resultados

Novos Talentos 1 - 7 Leões de Porto Salvo
Sassoeiros 8 - 1 Falagueira
Sporting 6 - 0 Vitória Olivais
Belenenses 3 - 0 Benfica
AMSAC 2 - 1 Arranhó
Bons Dias 1 - 3 Vila Saloia
Portela 2 - 3 ACO

Bons Dias 1 - 3 Vila Saloia

Sinceramente não foi o jogo que esperava. Sabia que tínhamos pela frente uma boa equipa, muito bem orientada, que iria lutar pela vitória. Sabia também o quanto era importante um bom começo de campeonato apesar do nervosismo desse inicio.
Apesar da vitoria, não fomos a equipa que podemos ser, não pressionámos como devíamos no meio campo adversário, o que nos causou situações delicadas em certos momentos do jogo. Ganhámos é verdade… merecemos essa vitoria pois fomos os únicos a procurar a vitoria. Na minha opinião, apenas na 2ª parte e em desvantagem, o adversário quis ganhar e ir atrás do prejuízo… até lá tentou apenas jogar no nosso erro. É verdade que controlámos o jogo… mas não podemos dar tantos espaços e sermos tão precipitados a jogar (na 1ª parte foram inúmeras as bolas que perdemos precipitadamente). Temos muita coisa a rectificar. Gostei do espírito da 2ª parte, nem sempre jogámos bem, mas o espírito do Vila Esteve la… mas quero mais.
Foi importante ganharmos, mas isso já passou… agora temos outro jogo dificílimo para a semana… o AMSAC e precisamos de mostrar mais… eu pelo menos quero mais… porque sei que vocês podem dar mais… muito mais.

sábado, 26 de setembro de 2009

Bons Dias - Vila Saloia (comentarios individuais)

Carreira
Não tenho por hábito deixar um guarda-redes jogar todo o jogo quando tenho 2 ou 3 GR em iguais condições. Este ano tenho a felicidade de ter 3 grandes Guarda-redes e que, neste momento, estão praticamente ao mesmo nível. Mas a segurança e a concentração com que esteve na 1ª parte fizeram com que neste jogo não desse oportunidade ao Elson para Jogar.
Gostei muito… mas tens ainda muito trabalho pela frente…
Nota 4.

Shangai
É um jogador cheio de força e de vontade e pode tornar-se a curto prazo um fixo de referencia… mas tem de aprender a controlar o seu ímpeto, pois ver amarelos nos primeiros instantes de um jogo, tira-lhe margem a ele e a mim, para o poder utilizar. Fez, no entanto, e enquanto esteve em campo, aquilo que lhe pedi… “secou” um dos melhores jogadores adversários. Com paciência e muito trabalho, tu podes chegar lá…
NOTA 3

André
Parece que a cabeça voltou ao lutar. Voluntarioso como sempre. Ainda não está a 100%, pois ainda se precipita muito a lançar as bolas, não fazendo com segurança. Mas isso é resultado de uma pré-época irregular. Com o tempo chega lá. Quando chegou a altura de lutar, esteve lá e ajudou.
NOTA 3

Dioguinho
Esta carraça vai ser uma certamente uma das revelações deste campeonato. Não está ainda nas mesmas condições competitivas que os restantes companheiros, mas aproveita cada treino e cada minuto de jogo que tem para melhorar… e da sempre tudo. Ainda falta ser um grande jogador… mas está no bom caminho. PS – A sua garra devia sempre exemplo para todos…
NOTA 3

Diogo
Não começou bem o jogo e na primeira parte não se viu o jogador que todos nós conhecemos. Exemplo disso foi a oportunidade que desperdiçou quando se isolou. Na 2ª já vimos um Diogo mais parecido (embora ainda longe) daquilo que dele conhecemos. Mas tem ainda muito para melhorar… Especialmente a posse de bola que está péssima.
NOTA 3

Nilton
Muito nervoso… o que fez com que complicasse muito o seu jogo e o da equipa. Tem de relaxar para poder deixar em campo todo o talento que tem. Espero mais treinos aplicados e que a ansiedade desapareça nos restantes jogos, pois todos temos muita esperança e confiança que o seu talento vai aparecer para ajudar a equipa.
NOTA 2

Pedro
Foram poucos os minutos que teve em campo, mas foram minutos concentrados e a ajudar. Tenho notado que ainda se encontra um pouco perdido dentro da equipa, pois jogamos de forma diferente daquilo que estamos habituados. No entanto, tenho muita confiança neste miúdo da amadora. Vamos falar, vamos corrigir e vamos tentar dar-te confiança para pores os teus pontos fortes a favor da equipa…
NOTA 3

Gomes
Se pudessem ver as estatísticas de jogo, iriam perceber a importância deste miúdo. Ele recupera, remata, faz golos, sofre faltas… faz tudo. A segurança que dá a equipa, é suficiente para ser um dos poucos que joga todo o jogo. É um dos possíveis grandes deste campeonato… mas tem ainda de trabalhar… jogou bem, mas ainda falta muito para termos o Gomes que conhecemos.
NOTA 4

Filipe
Faz-me alguma impressão este miúdo a jogar. Tem um talento enorme, mas parece que faz as coisas em câmara lenta. É um jogador fantástico e provou-o hoje. Sei que ainda não está no seu melhor e tenho a certeza que vai continuar a treinar arduamente para chegar onde quer.
NOTA 4

Marco
Esperava mais… muito mais. Teve pouco tempo exactamente por causa disso. Sinceramente penso que é resultado de treinos em que pensamos em tudo menos no que se está a fazer nos treinos. È um jogador que pode ser um matador… mas que está com a cabeça fora do lugar. Tem de descer à terra para se ajudar a si e à equipa. E treinando-se muito mais.
NOTA 2

Zuca
É um jogador diferente de todos aqueles que temos na equipa. Hoje apesar de estar pouco tempo em campo, fez exactamente aquilo que lhe pedi. Infelizmente para ele, precisávamos de outro tipo de jogador na 2ª parte... A equipa irá precisar em muitas ocasiões de um homem como ele à entrada da área. Vem do futebol 11 e está ainda a adaptar-se ao nosso estilo. Com tempo e trabalho, tenho quase a certeza que serás um matador.
NOTA 3


NOTA ADICIONAL A TODOS.
É importante que metam na cabeça que a equipa está sempre primeiro e todas as decisões são tomadas em prol da equipa de acordo com os jogos ou momentos do jogo. Metam na cabeça que haverá alturas que poderão jogar muito tempo, outras pouco tempo, outras estar no banco e não entrar e outras até não ser convocados. E se querem fazer magia, temos de por os nossos interesses pessoais de parte e pensar na equipa.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Calendario 209/10

Calendario Completo da 1ª divisão de Juniores

26-09-2009 AM Portela ACO
26-09-2009 AMSAC Arranhó
26-09-2009 Belenenses Benfica
26-09-2009 Bons Dias Vila Saloia
26-09-2009 Novos Talentos Leões Porto Salvo
26-09-2009 Sassoeiros Falagueira AC
26-09-2009 Sporting CP Vitória Olivais

03-10-2009 ACO Novos Talentos
03-10-2009 Arranhó AM Portela
03-10-2009 Benfica Bons Dias
03-10-2009 Falagueira AC Belenenses
03-10-2009 Leões Porto Salvo Sporting CP
03-10-2009 Vila Saloia AMSAC
03-10-2009 Vitória Olivais Sassoeiros

10-10-2009 ACO Arranhó
10-10-2009 AM Portela Vila Saloia
10-10-2009 AMSAC Benfica
10-10-2009 Belenenses Vitória Olivais
10-10-2009 Bons Dias Falagueira AC
10-10-2009 Novos Talentos Sporting CP
10-10-2009 Sassoeiros Leões Porto Salvo

17-10-2009 Arranhó Novos Talentos
17-10-2009 Benfica AM Portela
17-10-2009 Falagueira AC AMSAC
17-10-2009 Leões Porto Salvo Belenenses
17-10-2009 Sporting CP Sassoeiros
17-10-2009 Vila Saloia ACO
17-10-2009 Vitória Olivais Bons Dias

24-10-2009 ACO Benfica
24-10-2009 AM Portela Falagueira AC
24-10-2009 AMSAC Vitória Olivais
24-10-2009 Arranhó Vila Saloia
24-10-2009 Belenenses Sporting CP
24-10-2009 Bons Dias Leões Porto Salvo
24-10-2009 Novos Talentos Sassoeiros

31-10-2009 Benfica Arranhó
31-10-2009 Falagueira AC ACO
31-10-2009 Leões Porto Salvo AMSAC
31-10-2009 Sassoeiros Belenenses
31-10-2009 Sporting CP Bons Dias
31-10-2009 Vila Saloia Novos Talentos
31-10-2009 Vitória Olivais AM Portela

07-11-2009 ACO Vitória Olivais
07-11-2009 AM Portela Leões Porto Salvo
07-11-2009 AMSAC Sporting CP
07-11-2009 Arranhó Falagueira AC
07-11-2009 Bons Dias Sassoeiros
07-11-2009 Novos Talentos Belenenses
07-11-2009 Vila Saloia Benfica

14-11-2009 Belenenses Bons Dias
14-11-2009 Benfica Novos Talentos
14-11-2009 Falagueira AC Vila Saloia
14-11-2009 Leões Porto Salvo ACO
14-11-2009 Sassoeiros AMSAC
14-11-2009 Sporting CP AM Portela
14-11-2009 Vitória Olivais Arranhó

21-11-2009 ACO Sporting CP
21-11-2009 AM Portela Sassoeiros
21-11-2009 AMSAC Belenenses
21-11-2009 Arranhó Leões Porto Salvo
21-11-2009 Benfica Falagueira AC
21-11-2009 Novos Talentos Bons Dias
21-11-2009 Vila Saloia Vitória Olivais

28-11-2009 Belenenses AM Portela
28-11-2009 Bons Dias AMSAC
28-11-2009 Falagueira AC Novos Talentos
28-11-2009 Leões Porto Salvo Vila Saloia
28-11-2009 Sassoeiros ACO
28-11-2009 Sporting CP Arranhó
28-11-2009 Vitória Olivais Benfica

05-12-2009 ACO Belenenses
05-12-2009 AM Portela Bons Dias
05-12-2009 Arranhó Sassoeiros
05-12-2009 Benfica Leões Porto Salvo
05-12-2009 Falagueira AC Vitória Olivais
05-12-2009 Novos Talentos AMSAC
05-12-2009 Vila Saloia Sporting CP

08-12-2009 AMSAC AM Portela
08-12-2009 Belenenses Arranhó
08-12-2009 Bons Dias ACO
08-12-2009 Leões Porto Salvo Falagueira AC
08-12-2009 Novos Talentos Vitória Olivais
08-12-2009 Sassoeiros Vila Saloia
08-12-2009 Sporting CP Benfica

12-12-2009 ACO AMSAC
12-12-2009 AM Portela Novos Talentos
12-12-2009 Arranhó Bons Dias
12-12-2009 Benfica Sassoeiros
12-12-2009 Falagueira AC Sporting CP
12-12-2009 Vila Saloia Belenenses
12-12-2009 Vitória Olivais Leões Porto Salvo

19-12-2009 ACO AM Portela
19-12-2009 Arranhó AMSAC
19-12-2009 Benfica Belenenses
19-12-2009 Falagueira AC Sassoeiros
19-12-2009 Leões Porto Salvo Novos Talentos
19-12-2009 Vila Saloia Bons Dias
19-12-2009 Vitória Olivais Sporting CP

09-01-2010 AM Portela Arranhó
09-01-2010 AMSAC Vila Saloia
09-01-2010 Belenenses Falagueira AC
09-01-2010 Bons Dias Benfica
09-01-2010 Novos Talentos ACO
09-01-2010 Sassoeiros Vitória Olivais
09-01-2010 Sporting CP Leões Porto Salvo

16-01-2010 Arranhó ACO
16-01-2010 Benfica AMSAC
16-01-2010 Falagueira AC Bons Dias
16-01-2010 Leões Porto Salvo Sassoeiros
16-01-2010 Sporting CP Novos Talentos
16-01-2010 Vila Saloia AM Portela
16-01-2010 Vitória Olivais Belenenses

23-01-2010 ACO Vila Saloia
23-01-2010 AM Portela Benfica
23-01-2010 AMSAC Falagueira AC
23-01-2010 Belenenses Leões Porto Salvo
23-01-2010 Bons Dias Vitória Olivais
23-01-2010 Novos Talentos Arranhó
23-01-2010 Sassoeiros Sporting CP

30-01-2010 Benfica ACO
30-01-2010 Falagueira AC AM Portela
30-01-2010 Leões Porto Salvo Bons Dias
30-01-2010 Sassoeiros Novos Talentos
30-01-2010 Sporting CP Belenenses
30-01-2010 Vila Saloia Arranhó
30-01-2010 Vitória Olivais AMSAC

06-02-2010 ACO Falagueira AC
06-02-2010 AM Portela Vitória Olivais
06-02-2010 AMSAC Leões Porto Salvo
06-02-2010 Arranhó Benfica
06-02-2010 Belenenses Sassoeiros
06-02-2010 Bons Dias Sporting CP
06-02-2010 Novos Talentos Vila Saloia

13-02-2010 Belenenses Novos Talentos
13-02-2010 Benfica Vila Saloia
13-02-2010 Falagueira AC Arranhó
13-02-2010 Leões Porto Salvo AM Portela
13-02-2010 Sassoeiros Bons Dias
13-02-2010 Sporting CP AMSAC
13-02-2010 Vitória Olivais ACO

20-02-2010 ACO Leões Porto Salvo
20-02-2010 AM Portela Sporting CP
20-02-2010 AMSAC Sassoeiros
20-02-2010 Arranhó Vitória Olivais
20-02-2010 Bons Dias Belenenses
20-02-2010 Novos Talentos Benfica
20-02-2010 Vila Saloia Falagueira AC

27-02-2010 Belenenses AMSAC
27-02-2010 Bons Dias Novos Talentos
27-02-2010 Falagueira AC Benfica
27-02-2010 Leões Porto Salvo Arranhó
27-02-2010 Sassoeiros AM Portela
27-02-2010 Sporting CP ACO
27-02-2010 Vitória Olivais Vila Saloia

06-03-2010 ACO Sassoeiros
06-03-2010 AM Portela Belenenses
06-03-2010 AMSAC Bons Dias
06-03-2010 Arranhó Sporting CP
06-03-2010 Benfica Vitória Olivais
06-03-2010 Novos Talentos Falagueira AC
06-03-2010 Vila Saloia Leões Porto Salvo

13-03-2010 AMSAC Novos Talentos
13-03-2010 Belenenses ACO
13-03-2010 Bons Dias AM Portela
13-03-2010 Leões Porto Salvo Benfica
13-03-2010 Sassoeiros Arranhó
13-03-2010 Sporting CP Vila Saloia
13-03-2010 Vitória Olivais Falagueira AC

20-03-2010 ACO Bons Dias
20-03-2010 AM Portela AMSAC
20-03-2010 Arranhó Belenenses
20-03-2010 Benfica Sporting CP
20-03-2010 Falagueira AC Leões Porto Salvo
20-03-2010 Vila Saloia Sassoeiros
20-03-2010 Vitória Olivais Novos Talentos

27-03-2010 AMSAC ACO
27-03-2010 Belenenses Vila Saloia
27-03-2010 Bons Dias Arranhó
27-03-2010 Leões Porto Salvo Vitória Olivais
27-03-2010 Novos Talentos AM Portela
27-03-2010 Sassoeiros Benfica
27-03-2010 Sporting CP Falagueira AC

sábado, 15 de agosto de 2009

Plantel 2009/10

Voltando a apostar numa equipa jovem e ambiciosa, podemos garantir a contratação de mais 3 jovens de talento:

João Carreira (ex-juvenil Murches)
Mario Correia (ex-juvenil Ciclo Amadora)
Pedro Marco (ex-juvenil Ciclo Amadora)

Os nossos agradecimentos ao Ciclo de Amadora e ao Murches (demostraram que ainda existem clubes onde impera o bom senso, generosidade)... podem ser pequenos de tamalho mas enormes em muitas outras coisas... Boa sorte para ambos os clubes e as suas equipas.


Assim estão já confirmados no plantel de 2009/10:

Elson Monteiro
Kevin (ex-juvenil)
João Carreira (ex-juvenil Murches)

André Gonçalves
José Carlos (ex-juvenil)

Dautarim Gomes (ex-juvenil)
Jorge Lopes (ex-juvenil)
Diogo Tavares
Mario Correia (ex-juvenil Ciclo Amadora)
Pedro Marco (ex-juvenil Ciclo Amadora)

Marco Fernandes (ex-juvenil)
Zuca (ex-junior Montelavar)

sábado, 1 de agosto de 2009

Homenagem aos que "partem"

Todos os anos partem, por um motivo ou por outro, jogadores… nunca como este ano me custou tanto ver jogadores partir. Foi um ano fantástico cheio de momentos mágicos (e alguns também “trágicos”… mas aquilo que estes miúdos conseguiram será para sempre lembrado… nas suas memorias… na minha e na de todos aqueles que os acompanharam. Por esse motivo, decidi, pela 1ª vez deixar aqui alguns comentários aqueles que “partiram”.

Fábio Vilela
A forma como recuperaste e entraste na equipa demonstra o teu carácter fantástico… És um gigante, não em tamanha, mas em coração e generosidade… Tens todas as qualidades humanas para vencer na vida… mesmo que não seja no futsal…
Muito Obrigado Amigo

Ruben Lopes
Como GR, tens um potencial que não se contra com facilidade. Deste-nos momentos de magia autêntica, com defesas, muitas delas do outro mundo. Foi pena que nem sempre estivesses connosco. “Abandonaste-nos” por falta de fé em ti próprio… o que foi pena… para ti e para a equipa. Ficam as memórias de grandes defesas… Boa sorte.
Muito Obrigado Amigo

João Ferreira
“Como o aço”. O teu espírito foi sempre do mais elevado… mais do que alguma vez eu imaginei… Foste enorme na forma como deste tudo pela equipa, mesmo quando não jogavas… Tens um coração enorme para ser alguém na vida… não te metas em “merdas” e agarra-te aos teus sonhos… Foste sempre gigante…
Muito Obrigado Amigo

João Pais
Esperava mais de ti João. E embora tivesses “começado a jogar” a duas ou três jornadas do fim… para mim não chegou. Sei que es capaz de muito mais, dentro e fora do campo… Foi pena… estava com fezada em ti… Mas optaste quase sempre por não colocar o Futsal como uma das tuas prioridades. Mas também, não te posso censurar pois sempre vos dei força para lutar pelos vossos sonhos (ambos sabemos que o futsal não era nem é um deles). Espero que faças carreira e que te lembres sempre do que te disse… sem estudos não há carreira… a não ser as dos senhores do lixo (com o devido respeito) e mesmo alguns desses senhores já apresentam canudo… Boa sorte e quando fores conhecido, não te esqueças de deixar convites a porta da discoteca para um gajo entrar…
Muito Obrigado Amigo

Tiago Vinagre
Em dois anos que estiveste connosco, ensinaste-nos muito (a mim sobretudo, nem imaginas). Para um jovem, tens uma personalidade madura, ponderada e generosa… nunca percas isso. Infelizmente esta ultima época, não foi aquilo que ambos gostaríamos… Mas também ambos sabemos que o teu futuro não está (directamente) no vila… está sim a frente de uma grande multinacional americana, que por acaso até será o patrocinador do Vila Saloia… que coincidência… Obrigado por tudo amigo… o meu respeito por Ti é enorme…
Muito Obrigado Amigo

Pedro Valdez
Um amigo de campo… de conversa… de carro… um HOMEM em tamanho ainda pequeno… A forma como falas dos teus sonhos… daquilo que queres ser… daquilo que queres fazer um dia… faz-me pensar que não serás grande… serás um gigante. Nunca percas a garra e a craça com que entravas em campo (nos treinos ou jogos). A vida no fundo é um campo de jogos… ganha quem der mais… quem mais quiser… quem mais ambicionar… Estou certo que vais lutar lá fora, da mesma forma como sempre lutaste lá dentro… Não demoraram muitos anos para ouvirmos falar de ti…
Muito Obrigado Amigo…

Filipe Sousa
Sei que nem sempre compreendeste as minhas decisões, mas este ano talvez as compreendas… Sempre admirei a tua paixão pela nossa causa, pela nossa equipa, pelo nosso clube… Pena que apenas no final tivesses ouvido/lembrado algumas das coisas que te andei a tentar, ensinar (sem sucesso) nos últimos dois anos. Mas tudo o que nos acontece na vida (com ou mau) serve de lição. Lembra-te sempre daquilo que não compreendias, nunca te ponhas apenas de um dos lados… e tenta colocar-te sempre nas outras posições… Se conseguires fazer isso e conseguires transmitir a tua paixão pelo jogo… pela equipa, estou certo que os teus miúdos irão ganhar imenso… Boa sorte para a nova etapa da sua vida
Muito Obrigado Amigo…

Dani
Foste uma “desilusão” por tudo aquilo que ambicionei para ti e para a equipa (contigo). Contigo teríamos sido ainda mais fortes e talvez tivéssemos atingido todos os nossos objectivos. No entanto, optaste por outro caminho (os estudos) e que também compreendo… apenas penso que teríamos conseguido conciliar ambas as coisas com sucesso… foi pena. De qualquer forma muito obrigado pelos golos, assistências, sprints e sobretudo convívio que nos deste…
Muito Obrigado Amigo

Rui Torres
Se um jogador fosse apenas “pés” estarias com certeza com um futuro enorme há tua frente… mas ambos sabemos que não é. Ajudaste-nos muitíssimo dentro e fora do campo, mas também ambos sabemos que podias ter ajudado muito mais… não fosse essa cabecinha. Tens talento que não se encontra… e uma idade que te permite mudar. Espero sinceramente que isso aconteça pois ano após ano esperava pela tua explosão… como um jogador constante, decisivo, determinante… e como homem. Ainda espero um dia estar sentado á televisão e ver na final do campeonato (playout) ver-te a jogar… Tenho fé em ti… agora só falta tu teres… Muita sorte…
Muito Obrigado Amigo

Vani
“Oh Captain, my captain”. O meu tenente-coronel. Amigo foi um privilégio enorme ter alguém como tu à frente do “meu exército”. Foste enorme e penso que tiveste uma época que nem tu próprio pensaste vir a ter. Será quase impossível ( a não ser que venha um ucraniano da obra ao lado de onde moro) substituir-te… e com muita pena minha. Fico Feliz que tenhas encontrado um clube (não te esqueças, no entanto, da “nossa clausula”). Espero que tenhas todo o sucesso do mundo… É isso que se deseja ao gigantes… pois sorte são precisão… com eles as coisa não acontecem por acaso… eles vão atrás dos seus sonhos... Lembra-te sempre do que aprendeste connosco e de tudo aquilo que nos ensinaste… Tens tudo o que é preciso ter, para fazer as coisas acontecerem… coisas mágicas… Venha quem vir…
Muito Obrigado Amigo

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Classificação Final do VS 2008/09

Juniores Masculinos
1ºlugar - 2ª Divisão da AF Lisboa Série 2
Finalista vencido da Final do Campeonato
Subida a 1ª Divisão

Juvenis Masculinos
1ºlugar - 2ª Divisão da AF Lisboa Série 2
Finalista vencido da Final do Campeonato
Subida a 1ª Divisão

Infantis Masculinos
42º Lugar - 2ª Divisão da AF Lisboa

Seniores Femininos
2ºlugar - 3ª Divisão da AF Lisboa
Subida a 2ª Divisão

Juniores Femininos
11º lugar - 1ª Divisão da AF Lisboa

sexta-feira, 12 de junho de 2009

VILA SALOIA - 1ª DIVISÃO - CAPTAÇÕES

CD Vila Saloia
1ª Divisão
2ª e 5ª (juvenis) - 3ª e 6ª (juniores)
Juniores
(nascidos em 1991, 1992)
Juvenis
(nascidos em 1993 ou 1994)

Vem mostrar o que vales...
Procuramos os melhores para nos batermos com os melhores

Pavilhão da Serra das Minas
2ªFeiras às 19h00 (juvenis)
6ªFeiras às 20:00 (juniores)

Pavilhão da Escola Visconde de Juromenha
3ªFeiras às 20:00 (juniores)
5ªFeiras às 20h00 (juvenis)

Os que vencem na vida, não esperam por oportunidades...
Vão atrás delas.
E tu? Que vais fazer?

Contactos Juniores
Nuno Pires
968073111
nunoalexpires@gmail.com

Contactos Juvenis
Nelson Monteiro
919654862
Nelsonjorge1983@hotmail.com

domingo, 24 de maio de 2009

À Procura de parceiros para mais sonhos

Exmo.(a). Senhor(a),

Ao começar a ler este e-mail, poderá pensar que é apenas mais um pedido de patrocínio e sentir-se-á tentado a encaminhar o mesmo para outra pessoa ou simplesmente carregar na tecla delete sem dar qualquer importância. Peço-lhe que não o façam.
O motivo deste e-mail, não se trata de um simples patrocínio... trata-se fundamentalmente de sonhos... e de os ajudar a concretizar.

O meu nome é Nuno Pires e em Junho de 2007, associei-me a um projecto como treinador de uma das equipas de futsal no CD Vila Saloia (uma pequena colectividade da zona de Sintra), com jovens entre os 14 e os 17 anos, oriundos, a maior parte deles, de bairros e famílias carenciadas. Estaria a mentir, se dissesse que não entrei no projecto para vencer. Como em tudo na vida, entro para vencer e este projecto não seria diferente. No entanto, abracei o projecto sobretudo para ajudar a concretizar sonhos... sonhos que todos esses jovens têm... como eu já tive... e também V. Exas. já tive. Nessa altura, “embalado” pela força e dedicação destes jovens, dispus-me a sondar várias empresas, com vista a facilitar a sua ascensão. Infelizmente, poucos foram aqueles que sentiram esse “embalo” e ajudaram. Não fosse a “carteira” e dedicação do nosso presidente, não teríamos iniciado sequer a época. Felizmente tal aconteceu e apesar das dificuldades, estes jovens nunca desistiram... atingindo o objectivo traçado por todos nós... a subida. Foram momentos fantásticos, que me sinto tentado a repetir este ano... A ambição e sonhos destes miúdos pedem-me a também não desistir. Por isso, e porque eles (os miúdos) me ensinaram, e mostraram em campo, que nunca devemos desistir dos nossos sonhos ou de ajudar a concretizar os de outros, decidi “pôr-me” em campo e tentar encontrar quem queira participar nesta aventura, lado a lado, em busca de sonhos. Para além daquilo que os nossos miúdos nos ensinam/mostram todos os dias, dentro e fora do campo, a força e dedicação que o nosso presidente demonstra por esta causa, levou-me, este ano, a fazer um esforço ainda maior e tentar não só ajudar a encontrar soluções de apoio para os meus miúdos, mas também para todos os miúdos que pertencem às equipas do CD Vila Saloia, num projecto global levado a cabo pelo clube no sentido de ajudar estes jovens a trilhar os melhores caminhos para a sua vida.

Na época de o CD Vila Saloia “acolhe” nos seus escalões cerca de 100 jovens das mais variadas idades/escalões que participaram nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Lisboa com se seguintes resultados:
- Escolas e Infantis Masculinos (dos 08 aos 12 anos)
42º Lugar - 2ª Divisão AFL
- Juvenis Masculinos (dos 15 aos 16 anos)
1ºlugar - 2ª Divisão da AF Lisboa Série 2
Finalista vencido da Final do Campeonato
Subida a 1ª Divisão
- Juniores Masculinos (dos 17 aos 18 anos)
1ºlugar - 2ª Divisão da AF Lisboa Série 2
Finalista vencido da Final do Campeonato
Subida a 1ª Divisão
- Juniores Femininas (dos 17 aos 18 anos) –
11º Lugar - 1ª Divisão AFL
- Seniores Femininas (com jovens entre os 19 e os 25 anos)
2ºlugar - 3ª Divisão da AF Lisboa
Subida a 2ª Divisão

Em 2 anos, conseguimos 5 subidas de divisão (2 em 2007/08 e 3 nesta época que finda) e para o próximo ano teremos 2 equipas a disputar o campeonato da 1ª divisão, jogando com os chamados grandes do futebol.

Pelos motivos que acabei de invocar, venho por este meio, apelar a V. Exa. como homens/mulher, pai/mãe, como alguém que outrora já foi criança e teve sonhos que gostaria de realizar... como ser humano... apelar que ajudem estes jovens.

Quanto vale um sonho? Poderão contribuir de acordo com as possibilidades de V. Exa. Ajude... pois o que poderá ser pouco para V. Exa., poderá significar para estes jovens o concretizar de um sonho... Esse gesto irá ajudar o clube a suportar os custos que terá com estas equipa, nomeadamente com Inscrições na Associação de Futebol de Lisboa, seguros, arbitragens, organização dos jogos, policiamento, equipamentos e material de desporto, e outros. Para além da exposição de publicidade à empresa de V. Exa., nos nossos jogos (ou eventualmente publicidade nas nossas camisolas ou fatos de treino), poderia também tirar partido, em termos fiscais, das vantagens que este tipo de patrocínio oferece... Mas mais importante que tudo isso (penso eu) será sentir a satisfação pessoal/empresarial de contribuir para a formação não só desportiva, mas também cívica e moral dos jovens que constituem as nossas equipas... e sobretudo de ajudarem a concretizar sonhos...

Se estiverem na disponibilidade de conhecerem um pouco melhor e descobrir alguns dos momentos mágicos pelos quais passamos no ano passado, poderão aceder a http://vilasaloia.blogspot.com

Tanto eu como o nosso presidente estaremos ao vosso dispor, para discutir uma eventual colaboração nos moldes que melhor se ajustem aos vossos objectivos pessoais/empresariais.
Estaremos disponíveis pelos seguintes contactos:
Sr. Artur Afonso – Presidente do CD Vila Saloia
939 215 686 – 961 859 663
Nuno Pires – Treinador dos Juniores do CD Vila Saloia
968 073 111


“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.”

sábado, 23 de maio de 2009

O fim de uma era

Quase 3 anos. São os anos que tenho como treinador e consequentemente os anos que tenho como treinador das camadas jovens do Vila Saloia. O objectivo a que me tinha proposto era, no final desses 3 anos, dar condições/jogadores que permitissem ao nosso clube apostar novamente numa equipa de seniores baseada em juventude. Nunca me passou pela cabeça sermos campeões, ou subirmos de divisão e muito menos chegarmos a 1ª divisão. Mas os nossos miúdos fizeram que tais feitos fossem possíveis. Infelizmente, por motivos financeiros, não é ainda possível lançar a equipa de seniores.
Foi um ano único na história do clube e na vida daqueles que fizeram parte da equipa (direcção, treinadores e jogadores) e daqueles que acompanharam as nossas equipas. Tenho duvidas que alguém se esqueça destas equipas, desta época, das vitórias, das derrotas… do nosso grito… do nosso pavilhão que por vezes parecia estar a abarrotar, tal não era o fantástico ambiente proporcionado pelas fantásticas pessoas que nos apoiaram… de estarmos em finais… e de as perdermos. Foram muitos momentos marcantes… alguns maus, a maioria deles fantásticos. Lutámos contra tudo e contra todos e demos uma “chapada de luva branca” àqueles que apostavam na nossa descida no inicio da época, e que semanalmente nos “insultavam” com os seus comentários e criticas depreciativas. Não tínhamos os melhores jogadores, nem o melhor plantel… mas mostrámos que tínhamos a melhor EQUIPA. Uma equipa feita não de simples jogadores, mas de grandes e bravos guerreiros… houve momentos em que foram grandes, outros em que foram gigantes… no final e olhando para trás, acho que jogaram como Deuses. Ninguém esquecerá tão cedo esta equipa e as outras que virão tentarão sempre bater a historia que este ano se fez…
Obrigado Elson
Obrigado Miguel
Obrigado Ruben
Obrigado Fábio
Obrigado André
Obrigado Vinagre
Obrigado Gomes
Obrigado Diogo
Obrigado Rui
Obrigado Vani
Obrigado Dani
Obrigado João Ferreira
Obrigado João Pais
Obrigado Filipe
Obrigado Luis
Obrigado Zé Carlos
Obrigado Pedro
Obrigado Marco
Obrigado Jorge
Obrigado Marco
Obrigado Kevin
O orgulho e a honra com que vestiram a camisola da nossa equipa fez-me, em certos momentos, chorar… vocês são os maiores… e foi um prazer entrar em cada campo de batalha convosco… entrar sempre em cada campo de batalha para ganhar…

sábado, 16 de maio de 2009

Finais da 2ª divisão – Juniores e Juvenis

Famões – Vila Saloia 3-3 (vitoria do Famões por penalties)
Bons Dias – Vila Saloia 5-2

Foi uma tarde de festa. O Vila Saloia pela 1ª nos seus 19 anos de existência estava presente numa final destas; facto mais ainda fantástico pois tinham 2 equipas, nessas finais. Todos os miúdos queriam ganhar e fechar um ano fantástico, com algo mágico. Infelizmente tal não foi possível, por falta de sorte, falta de alguma “chama”, e também por mérito dos adversários. 4 fantásticas equipas presentes num momento único para nós. O porquê de não termos ganho é algo que sinceramente não me interessa pensar. O que ficou foi o ambiente fantástico que os juniores criaram durante a final dos juvenis (como é possível 20/25 pessoas conseguirem fazer parecer que o pavilhão está cheio) , a união entre os jogadores e apoiantes das nossas duas equipas e o nosso grito entoado por todos como se do hino da selecção se tratasse numa final do campeonato do mundo. Foi fantástico… ver que aquele dia não foi o dia das finais dos campeonatos… mas o dia do VILA SALOIA. Penso que todos nos recordaremos… para sempre.

domingo, 5 de abril de 2009

Vila Saloia - Vitoria Olivais 4-3

Jogo fantástico em ambiente mágico.
Na minha longa carreira desportiva e de treinador nunca tinha encontrado um ambiente destes... Não estava cheio o pavilhão, mas era como se estivesse, tal não foi o barulho ensurdecedor criado pelas gargantas afinadas dos nossos adeptos. Sabíamos da importância deste jogo para as nossas aspirações no campeonato. Não que o resultado resolvesse já alguma coisa… mas iria ajudar a clarificar um pouco a classificação. Para além do mais era um adversário com quem tínhamos algumas “contas a ajustar” atendendo aos acontecimentos que tinham marcado o jogo na 1ª volta e a má imagem que tínhamos deixado em campo nessa altura. E dada a importância do jogo, abordei o jogo com mais concentração ainda e vi que os meus jogadores. Senti que não estava em causa o 1º lugar… estava em causa a nossa honra… como jogadores, como equipa, como clube. E parece que todos sentiram isso… os jogadores, os treinadores, a direcção do clube e especialmente os nossos adeptos… fantásticos. Sentimos que não estávamos sós nesta conquista pela nossa honra e isso foi algo que nos motivou ainda mais. E se quando olhamos para as bancadas e vimos os nossos amigos, os nossos familiares, os nossos adeptos sentados a torcer por nos, vimos que não estávamos sós, quando decidimos gritar o nosso “haka” virados para o nosso publico todos abraçados e com os nossos adeptos a gritar connosco, senti que era impossível perdermos aquele jogo… Senti que éramos demais para apenas 12 jogadores do Vitoria de Olivais. Foram 60 minutos de sofrimento, garra, honra e orgulho. Não foram os nossos melhores 60 minutos do campeonato, mas foram os melhores 60 minutos da nossa equipa… do nosso clube. Estivemos sempre atrás no marcador (0-1, 1-1,1-2, 1-3, 2-3, 3-3, 4-3) e estes miúdos nunca desanimaram e lutaram sempre como já nos habituaram, pela vitória e pela busca dos seus sonhos. Foi um jogo tremendo… dos melhores que já vi. A equipa do Vitoria (de excelente qualidade) fez com que déssemos tudo de nos… o que tínhamos e não tínhamos. No final uma vitoria enorme… vindo sempre de “trás do marcador”… penso que merecida mas dada a qualidade de ambas as equipas, poderia ter caído para ambos os lados…
São momentos como estes que nunca esquecerei…

sexta-feira, 27 de março de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

Pura Matematica

Caros Amigos... guerreiros... companheiros de viagem em busca de um sonho.

Este momento e falando em pura matematica:

Para garantir a subida precisamos de 4 pontos, atendendo que temos vantagem no confronto directo entre as equipas, que se encontram em 3º ou 4º, neste caso o Vila Verde e o Vinhas. Mesmo que qualquer uma destas equipas faça os 50 pontos possiveis e atendendo que temos 46 pontos, precisamos de apenas 4 para garantir a subida.

Para sermos campeoes e atendendo que jogamos dentro de duas semanas com o nosso adversario directo podem existir 4 cenarios diferentes:
- Se perdermos com o Vitoria, precisamos de 9 pontos (precisaremos neste caso de ter mais 1 que o vitoria atendendo que neste cenario perdemos no confronto directo em caso de empate).
- Se empatarmos com o vitoria, precisamos de mais 6 pontos para alem do do ponto do empate (precisaremos neste caso de ter mais 1 que o vitoria atendendo que neste cenario perdemos no confronto directo em caso de empate)
- Se ganharmos com o Vitoria por uma margem inferior a 2 golos, precisamos de mais 4 pontos, para alem dos 3 da vitoria sobre o Vitoria (precisaremos neste caso de ter mais 1 que o vitoria atendendo que neste cenario perdemos no confronto directo em caso de empate)
- Se ganharmos com o Vitoria por uma margem superior a 2 golos, precisamos de mais 3 pontos, para alem dos 3 da vitoria sobre o Vitoria (neste caso teremos vantagem sobre o vitoria no confronto directo em caso de empate)


Para que todos saibam a forma de desempate é a seguinte:
A classificação geral dos Clubes, que no final das fases ou Provas, a disputar por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, depende para efeito de desempate, das seguintes disposições, segundo a seguinte ordem de prioridades:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Se algum for excluído por esta forma de desempate, ficando ainda dois ou mais empatados, recorrer-se-á ao seguinte procedimento:
1º.- A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de
golos sofridos pelos Clubes empatados em todos os jogos realizados na fase em que na altura estão inseridos;
2º. - Maior número de vitórias, na fase em que na altura estão inseridos;
3º. - Se ainda se registar empate e só houver duas equipas, realizar-seá
em campo neutro, um jogo de desempate entre elas;


Uma sugestão: vamos deixar de ser equipas do tipo da nossa selecção que durante anos se haituou a fazer contas... vamos deixar a matematica para quem a entende. Sou sincero, nao percebo nada disto... mas tenho a certeza que se ganharmos os jogos todos ninguem nos tirará o titulo.
Está nas vossas mãos...

A concretizaçao de sonhos so esta ao alcance daqueles com capacidade de sofrer, de ser humilde, de lutar até à exaustão com tudo aquilo que tem (e nao tem)... so está ao alcance das grandes equipas... daqueles que nao jogam por pontos... mas pela honra e orgulho de provarem em campo que sao os melhores... E voces? que tipo de equipa são?

Vila Saloia – Unidos Zambujal 8-2

Depois de um empate e uma derrota era fundamental voltarmos a ser a equipa que fomos durante a maior parte do campeonato. Era fundamental que a equipa voltasse a jogar no máximo do seu potencial e mais do que isso, treinar no máximo do seu potencial. E se alguma coisa de boa saiu dos 5 pontos perdidos foi a mudança de atitude para melhor destes miúdos. Se o empate contra o Núcleo não serviu para abrir os olhos a todos, derrota contra os Unidos do Cacém serviu certamente. E ainda bem. Voltei a ver um espírito de equipa, de orgulho, de sacrifício que já algum tempo não via. 200%... nos treinos… e poderás chegar aos 100% num jogo. Foi uma semana fantástica. Voltámos a acreditar que podemos chegar ao nosso sonho… em vez de pensarmos que o sonho já era nosso. Era um jogo aparentemente simples (pelo menos por aquilo que todos no cantinho diziam). Não conhecia pessoalmente a equipa do Zambujal, mas conhecia alguns comentários sobre alguns dos seus jogadores e sabia que não ia ser fácil. Tentei que a equipa encarasse o jogo como se do 1º classificado se tratasse. Este campeonato está cheio de boas equipas que estão num lugar nada condizente com o seu valor. E o Zambujal é uma dessas equipas. Fizemos uma excelente 1ª parte com pressão, circulação de bola, paciência, inteligência… Acabamos a 1ª parte a vencer por 6-0 com justiça. Não permitimos que Zambujal utilizasse as suas armas e longe da nossa área tornaram-se vulneráveis. Na 2ª parte, baixamos de produção, em parte devido a culpa nossa, mas também devido a um maior acerto da equipa do Zambujal. No final, 8-2 com a possibilidade também de dar mais minutos de jogos aqueles que estavam a precisar, pois precisamos da equipa toda ao mesmo nível, para as finais que se avizinham. Felizmente tudo correu bem, mas também todos temos consciência que temos de melhorar muito e rapidamente o nosso jogo para as batalhas que se avizinham.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Resultados do Vila

Resultados do Vila


Juniores Masculinos
2ª Divisão da AF Lisboa
Série 2
Vila Saloia - Zambujal 8-2

Juvenis Masculinos
2ª Divisão da AF Lisboa
Série 2
Vila Saloia - Quinta dos Lombos 5-3

Seniores Femininos
3ª Divisão da AF Lisboa
Quinta dos Lombos - Vila Saloia 3-2

segunda-feira, 16 de março de 2009

“Mea Culpa”

Mea culpa é uma frase Latina que em português pode ser traduzida como "falha minha", ou "meu próprio erro".
Há 2 dias que ando a procura de palavras para dizer aos meus pequenos grandes jogadores. Nestas duas ultimas semana tenho visto e revisto um pesadelo do passado. Ter um titulo na mão e deixá-lo fugir nas 2 ultimas jornadas. Penso e repenso no que esta mal, penso no que podemos fazer. Há 2 semanas atrás, após ganharmos ao Vinhais, nosso adversario directo, fiz as minhas contas e percebi que precisavamos de 13 pontos para sermos campeões e 10 para subirmos de divisao… Em duas semanas fizemos 1 ponto em 6 possiveis. Depois desta jornada continuamos precisamos de 12 pontos para sermos campeões (eventualmente 9 se vencermos o Vitoria) e 7 para subirmos de divisao. Quem olhar para o antes e o depois Vemos que evoluimos 0. Agora vamos imaginar que não tinhamos perdido esses 5 pontos. A esta altura precisariamos de 7 pontos para sermos campeões (eventualmente 4 se ganharmos ao Vitoria) e 2 para garantirmos a subida. É engraçado como o excesso ou falta de confiança podem mudar o rumo dos acontecimentos. Talvez por esse motivo comecei esta mensagem com Mea Culpa, porque a culpa é inteiramente minha. Nos anos que jogamos/vemos futebol, sabemos que na altura da vitoria o merito é dos jogadores e na altura das derrotas, do treinador. Olhando para aquilo que se tem passado, percebo que a culpa é realmente minha. Não soube motiva-los a continuarem a treinares/jogarem a 200%, não soube alerta-los da melhor maneira para os peridos de excesso de confianca… não soube mante-los concentrados. Pior do que as vitorias e as derrotas, são a forma como vi jogarem estes 2 ultimos jogos… Sem paixão… sem ambição… sem orgulho nem honra. Lamento que não tenha conseguido prepará-los melhor… Mas ao contrário do que possam pensar não é nas alturas das derrotas que se abandonam as equipas. Sinceramente estive com um pe fora depois da semana anterior não devido a um empate mas devido a atitudes… Esta semana embora tenhamos comecado bem, acabamos o jogo com a mesma atitude do jogo anterior. O que esta aqui em causa não é saber quem tem ou deixa de ter razão, quem é o melhor ou o pior. De nada serve (pelo menos para mim) sermos campeões, se não o merecermos em campo… de nada me serve saber ou ouvir que somos os melhores se não o mostrarmos em campo. No final destas jornadas, fica um sentimento… as saudades que tenho da “minha equipa”… aquela equipa que treina e joga a 200%, que luta com orgulho e honra… que mostra em campo quem são os melhores e os justos vencedores… Preocupamo-nos mais em jogar bonito que sermos eficazes; preocupamo-nos demais com os comentarios individuais que nos deixam ou o treinador possa deixar nesta pagina.
A historia da humanidade esta repleta de exemplos de talentos promissores que nunca passaram disso mesmo… de promessas… Querem ser campeões? Então terão de fazer muito mais do que aquilo que tem feito… pois comecar uma caminhada longa e cheia de obstaculos é dificil… mas termina-la com sucesso, so alguns conseguem. Não podemos ser jogadores comuns ou uma equipa comum… pois homens comuns/normais não vão a lado nenhum…
Lutarão? Muitos desistiriam de tamanha pressão. Esta pode ser a maior epoca das vossas vidas… mas se continuarem assim farão com que seja a pior. E garanto-vos que não passará uma semana nas vossas vidas, sem que se arrependam… de ter deixado de lutar.
Pois eu… não vou a lado nenhum. Vou continuar e lutar por esta suposta causa pedida. Haverá momentos na nossa vida em que a nossa coragem faltará… mas não será agora. O limite tem de ser colocado agora. Que me sigam aqueles que dizerem deixar de sonhar com vitorias e passar a vive-las na realidade das suas vidas . Pedirei 200% de voces… tudo aquilo que voces têm e o que não tem… Vão trabalhar mais duro do que alguma vez o fizeram. Mas não faz mal pois acredito que conseguiremos fazer tudo o que quisermos. Falhar não é uma opção. É assim que são conseguidas as grandes vitorias. Acreditem quando vos digo Voces podem tudo em que ponham o vosso coração e alma. Se querem ser livres… livres de sonhar e lutar pelos vossos sonhos, terão de lutar. Um jogo de cada vez… uma batalha de cada vez… E todos saberão o que podemos fazer. Que todos se recordem do ano em que virão o Vila Saloia jogar… da honra, do orgulho… da ambição que colocavam em campo. Este é o vosso momento… aproveite-no… nunca se rendam… Vitoria ou morte… E no final deitados nas nossas camas saberemos que aqueles que nos viram jamais nos esquecerão… que independetemente de vitorias ou derrotas, ninguem nos poderá tirar a nossa honra… Tentarei liderar-vos pelo caminho que vai dar a realização dos vossos sonhos. Eu digo BASTA. Basta de conversas de chacha, comentarios provocadores, ego elevado, falta de concentração, falta de ambicao… falta de honra… Podemos até cair... mas se cairmos, cairemos com honra... depois de termos dado tudo... de coracao e alma.

Este é o vosso momento… está nas vossas mãos a forma como o irão recordar o resto das vossas vidas.

Unidos do Cacém – Vila Saloia 4-3

Pela 2ª semana seguida voltamos a perder pontos importantes com vista ao sonho de que todos falam. Pela 2ª Semana seguida tivemos opassaro na mão e deixamo-lo fugir. Há questões que nestas alturas devemos analisar (tal como tentámos fazer na semana anterior)… Perdemos os pontos por merito do adversario? De certa maneira sim, pois acredito que nenhuma vitoria pode acontecer sem algume merito de quem ganha, nem que seja por sorte (e esta premeia aqueles que mais trabanham para a ter). Mas terá esse merito sido grande? Apesar de achar que o resultado é justo, acredito que mais uma vez demos pontos ao adversario. Foi mais demerito nosso que propriamente merito dos unidos do cacem. Apesar de termos demorado quase 15 minutos a perceber como anular a equipa do cacem, dominámos a maior parte do jogo… houve momentos do jogo que raramente a CUC conseguia sair da sua area e quem via, espantava-se com a nossa capacidade de desperdicar oportunidades atras de oportunidades. E, como já repeti inumeras vezes, quando não se mata um jogo quando existe a oportunidade, mais tarde ou mais cedo, acabamos por ser mortos… Desta vez nem sequer fomos mortos… cometemos suicidio… Suicidio gerado pelo nosso ego, pela nossa confiança que nos cegou para certos alertas, pala “certeza” que está tudo ganho e que não é preciso continuar a trabalhar. Serão precisos mais alertas?

quinta-feira, 12 de março de 2009

"Dar menos que o nosso melhor, é desperdiçar um dom"

Steve Prefontaine
"Enquanto a maioria apenas pode sonhar com o sucesso, os vencedores acordam e trabalham duro para o conseguir."

quarta-feira, 11 de março de 2009

"Campeões não se tornam campeões quando ganham, mas nas hora, semanas, meses e anos que gastam a preparar-se para as vitorias. Essas vitórias em si são simplesmente a demonstração do seu carácter de campeão."

T. Alan Armstrong
"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."

Theodore Roosevelt