segunda-feira, 14 de julho de 2008
Classificação MVP - Final
Diogo "Orgulho" Tavares 4,30
Dautarim "Talento" Gomes 4,25
Miguel "Desejo" Guerreiro 4,10
Tabela de Marcadores
Diogo "Orgulho" Tavares 32
Dautarim "Talento" Gomes 11
Marco "Paixão" Fernandes 6
Jorge "Magia" Lopes 5
José "Ambição" Carlos 4
Pedro "Força" Valdez 4
Filipe "Respeito" Sousa 4
João "Atitude" Almeida 3
André "Garra" Gonçalves 1
Miguel "Desejo" Guerreiro 1
David "Dedicação" Borges 1
Tiago "Esforço" Vinagre 1
(Os golos contabilizados são apenas referentes ao campeonato de Juvenis)
Comentários Individuais - Finais
Infelizmente nao esteve connosco toda a epoca. Começou muito bem, mostrando-se decisivo nas partidas em que jogou... Infelizmente “desapareceu” por motivos de saude e pessoais. Foi pena... um miudo que comecou a epoca apenas para aprender, desde cedo mostrou que podia ajudar e muito a nossa equipa. Não estará connosco para o ano... pois isso a melhor sorte para os seus projectos...
Elson “Empenho” Monteiro
Foi um dos guarda-redes com mais tempo de jogo este ano. Foi sobretudo uma epoca para aprender. Em alguns jogos foi gigante... noutros foi a imagem que deixava nos treinos... onde por vezes simplesmente nao estava la, a nao ser simplesmente para se divertir. Concentração quer nos treinos quer nos jogos é algo que tem de melhorar e muito, pois isso influencia o rendimento não so de um jogador, mas sobretudo de uma equipa. Foi, no entanto, um homem de equipa... sempre pronto a ajudar e incentivar, mesmo quando as coisas nao estavam bem. Ficará connosco para o ano. So depende dele ser melhor, pois o potencial esta la...
José “Dedicação” Borges
No inicio do ano, estava convicto que o salto que iria dar este ano seria enorme. No entanto, por motivos que so ele poderá explicar, simplesmente não esteve com a equipa. Ou por lesão, ou por castigo devido a mas notas, o certo é que não foi o jogador que eu esperava, especialmente depois do final de epoca passada que teve. Foi pena. Demostrou, no entanto, no pouco tempo que esteve connosco, vontade de ajudar a equipa, mesmo que isso significasse jogar numa posicao que nao era a sua, afim de colmatar “desiquilibrios” na equipa. Em principio, vai continuar connosco, mas parte com um ano de atraso em relacao aos restantes companheiros. Estará ele na disposção de lutar nessas condicoes? Espero que sim... pois esse é do tipo de jogadores de que gosto.
Miguel “Desejo” Guerreiro
Foram poucas as falhas que lhe vi, mas muitos os fantasticos momentos que deu à equipa com defesas de sonho. Não tem a “tecnica” de Guarda-redes, mas tem qualidades fantasticas. Precisa, no entanto, tal como o Elson, de trabalhar a concentracao em campo tanto nos treinos como nos jogos... Estará connosco para o ano... espero que seja para nos dar ainda mais alegrias
André “Garra” Gonçalves
Foi dos jogadores que mais evoluiu este ano. Apesar da sua estatura e caracteristicas que se ajustavam a posicao de fixo, apresentava muitas lacunas para aquilo que pretendo num fixo... não so um defesa, mas sobretudo o 1º homem a lançar o ataque. Trabalhou sempre no sentido de melhorar, mesmo que por vezes não percebesse (ou não quisesse perceber) os puxoes de orelhas que de vez em quando levava. Tem ainda muito a aprender... mas pode fazer muito mais para o ano... eu pelo menos assim o espero. Fica connosco para o ano.
Tiago “Esforço” Vinagre
De certa maneira, o Tiago faz-me lembrar de mim proprio, quando tinha a sua idade. Mentalidade ganhadora, beneficio da equipa sobre o seu proprio, entrega, esforço e dedicação. É o tipo de jogador que qualquer treinador gosta de ter... sendo que ainda faz varias posições sem que o seu rendimento seja afectado. Sei que para a ano, va ajudar-nos muito mais do que aquilo que fez este ano... Fica connosco para o ano
José “Ambição” Carlos
Tecnicamente é dos jogadores mais dotados da equipa. No entanto, em vez de trabalhar para melhorar, perdeu-se este ano em coisas de que nada tem a ver com um jogador que ter ter sucesso. Não foi humilde, e não foi o jogador de equipa que estava a espera que eles fosse. Tem o proximo ano, para me mostrar que é o jogador que eu conheco e do qual preciso (e a equipa também). É uma das minha aposta deste ano, para o ajudar a crescer. Fica connosco para o ano.
João “Atitude” Almeida
Para ser sincero, não vi, durante todo o campeonato, melhor jogador tecnicamente falado. Não há quase nada que este miudo nao consiga fazer com a bola nos pes. Pena que tenha tão pouca confiança em si e nas suas qualidades. Precisa também de saber ouvir para melhorar as suas capacidades. Não fez a 2ª volta connosco por motivos de castigo dos pais, devido as mas notas. Nem quero imaginar o que teria sido se por acaso ele estivesse connosco até ao fim... foi pena. Infelizmente não fica connosco para o ano... mas pelo que parece irá seguir a sua carreira em Alcolhete, pelo Sporting (futebol 11). Fico muito feliz se tal acontecer. No depende de ti, seres alguem... Muita sorte.
Jorge “Magia” Lopes
Entrou já a meio da epoca e cedo se adaptou ao futsal tornando-se uma mais valia para a equipa. Rapido, com um bom remate, foi um homem com um pulmão enorme que ajudou sempre a atacar e a defender... apresenta no entanto alguma ingenuidade na maneira como aborda alguns lances ou situações. Preciso que ele aprenda e cresça este ano... para se tornar ainda melhor... Apesar no convite dos novos talentos, penso que fica connosco para o ano.
Dautarim “Talento” Gomes
Um dos meus maiores orgulhos deste ano e ao mesmo tempo, das maiores tristezas que tive. Quando o contratamos estavamos longe de imaginar que iria ser eles, em muitos jogos, a levar a equipa aos ombros. Com um espirito guerreiro fantastico, liderou a equipa e fez com que muitos o seguissem na procura das vitorias em cada jogo em que participava. Em certos momentos da equipa, foi ele o grande impulsionador desta equipa, com a sua maneira de abordar cada treino como se de um jogo se tratasse, e cada jogo como se de uma final se tratasse. Infezmente a dada altura, por motivos que ainda hoje não percebemos, “perdeu-se” e deixou de ser aquele jogador fantastico de equipa, cheio de garra e tornou-se numa vedeta que apenas olhava para o seu proprio umbigo... Espero que esse altura tenha passado e que a 18/08 venha preparado para fazer uma grande epoca e tentar o seu grande objectivo que eu sei ser o de chegar a selecção. Para isso precisa de voltar a sei “aquele” jogador, de me ouvir e de trabalhar muito...
Diogo “Orgulho” Tavares
Que dizer deste miudo que tem tudo para ser grande, mas que tarda em ganhar a maturidade fora do campo para se tornar gigante dentro dele? É realmente um jogador fantastico, que pela sua forma de jogar cativa colegas e treinadores e empolga o publico e quem gosta de futsal. Precisa de crescer fora do campo onde age como se fosse ainda uma criança. Quando tal acontecer, irá ser dentro do campo algo fantastico. Espero que este seja o próximo ano seja um ano de explosão e possamos ver todo o telento que eu vejo dentro deste miudo.
Marco “Paixão” Fernandes
Foi uma grande surpresa este ano. Joga e faz jogar. É um jogador talentoso com um talento fantastico para jogar numa posição como a de pivot. Joga e faz jogar a equipa, pois é fudamentalmente um jogador de equipa. Vamos tentar que cresca este ano em termos fisicos para aproveitar ainda mais as potencialidades que tem. Conto com ele para o ano
Filipe “Respeito” Sousa
Veio na mesma que o Jorge, e veio dar alternativas à equipa, que esta não dispunha... É um jogador com muita força mas ainda algum ingenuo na maneira como se deixa antecipar nalgumas bolas... Penso que ainda nao esta totalmente adaptado ao futsal. Precisa de se mexer mais, de defender mais e sobretudo e perceber qual a melhor maneira de aproveitar o seu fantastico pe esquerdo. Vamos tentar este ano ajuda-lo a explodir como jogador.
Pedro “Força” Valdez
Não é daqueles jogadores de encher o olho. No entanto, tambem cativa pela forma fantastica como aborda cada jogo, cheio de raça, força e dedicação em prol da equipa. Nunca foi um jogador que virasse a cara a luta e isso permitia aos treinadores ter alguem de entrega total em jogo sempre que era preciso. Foi fundamental em certos momentos da epoca. É pena, no entanto, que nao utilize os treinos para melhorar...
segunda-feira, 23 de junho de 2008
quinta-feira, 12 de junho de 2008
O Nosso Grito
Vou defender com orgulho,
As cores do nosso clube.
Vou ser a força que faz calar,
A voz dos nossos adversários.
Vou honrar os que acreditam
E só pensam na vitória.
Juntos seremos um só
Mais poderoso que qualquer outro
Pela nossa honra lutaremos
Para trazer a nossa vitória
Juntos Somos…
VILA SALOIA
domingo, 11 de maio de 2008
Aguardar um milagre
Temos mais 1 que o Academico Odivelas
Temos mais 2 que o Centro Ribamar
Temos mais 4 que o varejense.
No entanto, todos estes adversarios ainda tem jogos por realizar:
Academico de Odivelas
- Chelas (casa) - hoje (ainda não sabemos os resultados)
- GROB (fora) na proxima semana
Centro Ribamar
- Topedos (fora) na proxima semana
- Valejas (fora) dia 22/05 - Jogo em atraso
Varejense
- São Seb. Guerreiros (fora) - hoje (ainda não sabemos os resultados)
- Shotokai Queluz (casa) na proxima semana
Para subirmos temos de ficar em 4º lugar e temos vantagem sobre:
- Academico de odivelas se estes nao fizerem mais do que 1 ponto nos 2 jogos que faltam
- Centro Ribamar se estes não fizerem mais do que 1 ponto nos 2 jogos que faltam
- Varejense se estes nao fizerem mais do que 4 pontos nos 2 jogos que faltam.
sábado, 10 de maio de 2008
Vila Saloia – Valejas 5-4
Vila Saloia – Valejas
Elson “Empenho” Gomes
Um grande hoje... feito com muita personalidade. Dos melhores jogos que fez este ano... teve infelicidade num dos golos que sofreu mas isso nao afectou a sua exibição
NOTA 5
Miguel “Desejo” Guerreiro
Defesas fantasticas algumas delas impossiveis... aquela defesa ao penalty num momento tão delicado do jogo, provavelmente um novo animo para os instantes finais.
NOTA 5
André “Garra” Gonçalves
Na linha daquilo que tinha vindo a fazer nos ultimos jogos, tornou a ser um lider e gigante da equipa... quem o viu no inicio da epoca e quem o vê agora... fica simplesmente espantado.
NOTA 5
Tiago “Esforço” Vinagre
O que disse sobre o andré, posso posso dizer o mesmo do Vinagre... é hoje um jogador personalizado que nao so defende mas também ataca com certeza... grande jogo...
NOTA 5
José “Ambição” Carlos
O que o Ze Carlos fez hoje, mostra que o importante não é o numero de minutos que estamos em campo, mas a intensidade com que se está no jogo. Jogou poucos minutos na 1ª parte devido a um desaguisado com um jogador adversario e para evitar que acontecesse o mesmo que aconteceu com o Marco a semana passada, decidi retirá-lo do jogo. Sinceramente já não planeava colocá-lo no jogo, mas a forma como ele me disse que queria jogar nos instantes finais, fez-me sentir que iria fazer algo de magico. Felizmente fez...
NOTA 5
Diogo “Orgulho” Tavares
Dos maiores talentos que ja vi na sua idade... não fez um jogo brilhante... fez um jogo de gigante. Lutou, recuperou bolas, chutou, passou, marcou, assistiu... é um lider nato, nao por aquilo que diz, mas por aquilo que faz em campo, que contagia qualquer jogador, treinador, director ou publico. Estou em querer que se conseguir ganhar juizo fora do campo, ouviremos falar muito do diogo dentro de alguns anos...
NOTA 5
Jorge “Magia” Lopes
O nosso corre corre. É impressionante o numero de quilometros que corre. Chuta de uma forma fantastica e penso que o proximo ano será o seu ano de explosão. Simples mas de termenda eficacia como eu gosto, e que não desiste de nenhuma bola. Comecou o jogo a dormir, mas acabou bem acordado.
NOTA 5
Dautarim “Talento” Gomes
Por decisão de todos os companheiros de equipa, foi o nosso capitão hoje. Se fosse decisão minha sinceramente não o teria sido. Isto porque aquele gomes que tanto admirava, cheio de caracter, garra, determinacao, raça tinha desaparecido... Todos nos sentimos saudades “dele”. Mas ele hoje esteve de volta na 2ª parte, emocionei-me a ve-lo jogar pela equipa e fazer um dos seus melhores jogos. Foi determinante para a nossa vitoria e para a nossa epoca... espero que tenha voltado para ficar...
NOTA 5
Pedro “Força” Valdez
Estava aleijado, mas mesmo assim quis estar presente na nossa ultima batalha. Sei do sacrificio que fez enquanto esteve em campo para ajudar a equipa, mesmo fazendo de fixo quando ele joga a pivot. Mais uma exibição decisiva para a nossa vitoria feita de força e determinação
NOTA 5
Filipe “Respeito” Sousa
Esta cada vez mais jogador de equipa e cada vez mais integrado na equipa e na modalidade. Tem um golo à “matador” e outras tras oportunidades que por mera infelicidade não derão golo... com a presença que tem em campo e com o remate que tem pode no futuro, se quiser, tornar-se num autentico matador.
NOTA 5
MVP´s
Deixei à consideração da equipa no final do jogo, decidir quem seria o MVP do jogo. Entre o Ze Carlos (pelo golo decisivo que marcou) e a equipa (pela forma como jogou). Por respeito a decisão de todos, decidi considerar ambos MVP´s
domingo, 4 de maio de 2008
GROB - Vila Saloia 0-4
GROB - Vila Saloia
Miguel “Desejo” Guerreiro
NOTA 3
Elson “Empenho” Gomes
NOTA 3
Tiago “Esforço” Vinagre
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
NOTA 3
Dautarim “Talento” Gomes
NOTA 3
Jorge “Magia” Lopes
NOTA 3
Diogo “Orgulho” Tavares
NOTA 3
Filipe “Respeito” Sousa
NOTA 3
Marco “Paixão” Fernandes
NOTA 3
MVP
André “Garra” Gonçalves
NOTA 4
sábado, 26 de abril de 2008
Vila Saloia – Chelas 3-2
Parabens... pela vitoria
Vila Saloia – Chelas
Ao contrario do que temos feito anteriormente, desta vez não haverá comentarios individuais, até porque se o fizesse, seriam praticamente todos iguais... foi uma ixibição apática e descolorida... nao por falta de voltade, mas devido as condicoes do jogo. No entanto, interessa focar 2 jogadores: O jorge pelos 2 golos apontados... e o andre que para mim foi o MVP do jogo... Fez uma grande exibição como eu sei que ele sabe jogar e como eu gosto que ele jogue... Foi o nosso lider, jogando sempre em antecipação e o nosso 1º jogador a lancar o ataque... mereceu o golo (alias já anda a merece-lo a muito tempo) mas infelizmente nao aconteceu. Estou certo que mais tarde ou mais cedo acontecerá.
Miguel “Desejo” Guerreiro
NOTA 3
Elson “Empenho” Gomes
NOTA 3
Tiago “Esforço” Vinagre
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
NOTA 3
Dautarim “Talento” Gomes
NOTA 3
Jorge “Magia” Lopes
NOTA 3
Filipe “Respeito” Sousa
NOTA 3
Marco “Paixão” Fernandes
NOTA 3
MVP
André “Garra” Gonçalves
NOTA 4
sábado, 19 de abril de 2008
Torpedos – Vila Saloia 3-4
Fantásticos…
Torpedos – Vila Saloia
Elson “Empenho” Gomes
Não tem qualquer responsabilidade nos golos, mas abusa no golpe de vista (já tínhamos falado nisso). Se não o fizesse, se calhar um dos golos que sofreu não tinha entrado. Tem saídas com os pés fantásticas que evitaram males maiores.
NOTA 3
Miguel “Desejo” Guerreiro
Neste últimos jogos tem estado muito seguro e tem estado particularmente importante nas nossas saídas rápidas para o ataque. É parte importante na nossa defesa mas também o é no nosso ataque… não se pode dizer que tenha tido muito trabalho, porque a nossa defesa na 2ª parte não deu veleidades à equipa adversária. No entanto, sempre que foi chamado, esteve seguríssimo. Leva nota adicional ao Elson, porque acabou o jogo com a “folha limpa” o que é sempre de louvar
NOTA 4
André “Garra” Gonçalves
Hoje não entrou de início, como tem sido habitual, meramente por lapso nosso, pois estava na ficha de jogo como tal. Mas ainda bem que isso não aconteceu. A dada altura precisei de um líder dentro de campo e ele foi esse homem… tanto no final da 1ª parte, como no início da 2ª (especialmente) nessa altura. No final, ajudou e muito a segurar o resultado
NOTA 3
Tiago “Esforço” Vinagre
Começou de início e pelo que me disse, isso prejudicou, de alguma maneira a sua exibição na 1ª parte. Não foi esse o meu entendimento. Penso que esteve bem a tapar os buracos cá atrás. Exagerou no entanto, nos passes “bombeados” para o Filipe e o Marco, fazendo com que o nosso tempo de posse de bola fosse reduzido… Na 2ª parte, já rectificou essa situação e fez muitas vezes o “vai e vem”, demonstrando grande frescura física
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
Enquanto esteve em campo foi o jogador que conhecia da época passada e o jogador que a nossa equipa precisa. Esta a crescer novamente neste final de equipa e a ser muito importante em certos momentos e jogo quando se assume como um jogador de equipa… um líder… um guerreiro.
NOTA 3
Diogo “Orgulho” Tavares
Continua na senda dos grandes jogos… hoje foi mais um (especialmente na 2ª parte). Não foi tão exuberante como no jogo do Varejense, mas foi um grande líder, um grande homem, e um grande jogador. É assim que se definem jogadores que num momento tão delicado da partida (2-3) chega a frente e marca um penalty (que não é nada fácil de concretizar) daquela maneira. Para além disso e do outro golo que marcou (que ajuda a dar a vitoria à equipa), gostei particularmente da maneira personalizada e objectiva como encarou o jogo, especialmente na 2ª parte… mais um grande jogo… mas ainda há mais uns quantos para fazer…
NOTA 4
Jorge “Magia” Lopes
Repito as palavras do ultimo jogo para o nosso corre corre. Voltou a ser hoje o jogador que a equipa precisa. Muito rápido, agressivo, pressionante, ambicioso. Não parou por um minuto e isso ajudou e muito em colocar a equipa sempre em cima do adversário… fantástica a sua capacidade para não parar… não quer dizer que este ano não esteja em grande… mas se continuar assim, para o ano este miúdo vai explodir…
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
O nosso capitão estava nervoso à entrada do jogo e não queria entrar de inicio… sentiu algo que todos os grandes jogadores sentem quando entram nos grandes jogos… E tal como os grandes jogadores, nesses grandes jogos, transfigura-se e faz o papel de guerreiro mor… Mais uma vez foi um dos lideres da revolta para a qual todos contribuíram. Dá gosto vê-lo em campo e como líder natural, comanda as suas “tropas”, não com muitas palavras, mas com actos… e as “tropas” seguem-no. É um privilegio ter um jogador destes na minha equipa.
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
Ajudou a pressionar (especialmente na 2ª parte) sendo um dos elementos mais móveis da nossa equipa. Nesse período esteve muito bem, tanto a defender, como a atacar. Cresce de dia para dia…
NOTA 4
Pedro “Força” Valdez
Hoje foi o jogador que conheço da época passada e que tanto quis para a nossa equipa deste ano… fui forte e um autentico jogador de equipa. Fez varias vezes o vai e vem e nunca virou a cara a luta, apesar das constantes entradas duras sobre ele…
NOTA 3
Filipe “Respeito” Sousa
Podia não ter feito mais nada no jogo (apesar de ter estado muito bem), mas aquele 2º golo foi de uma classe fantástica e melhor que isso, fez-me lembrar o passado. Pura classe… Fiquei orgulhoso. Foi ai, não com o golo, mas com a atitude (entrar a frio, marcar e sair sem nada dizer) que começou a reviravolta.
NOTA 4
MVP´s
Desta vez o MVP vai para o espírito de equipa que esteve presente em campo, no banco, na cabine… esse espírito que faz que todos queira… juntos… o mesmo… que todos lutem… juntos… pelo menos… nunca na minha vida, vi uma equipa tão unida, e tão “equipa” como esta. É na realidade um orgulho para nós treinadores… Por isso, todos recebem um ponto extra de MVP. Parabéns pessoal pela exibição personalizada… e pala vitoria… mostrámos que somos melhores dentro… e fora do campo…
sábado, 5 de abril de 2008
Varejense – Vila Saloia 3-6
Varejense – Vila Saloia
Elson “Empenho” Gomes
Apesar de ter sofrido 3 golos, não me parece que teve responsabilidade nos mesmos. Tentou sempre colocar da melhor maneira a bola nos nossos jogadores mais avançados, iniciando muitas vezes situações bastante perigosas. Mesmo assim esteve a um nível aceitável. Fica-me na “memória” uma grande defesa a um remate à queima-roupa, onde só por milagre foi buscar a bola.
NOTA 3
Miguel “Desejo” Guerreiro
Esteve no período da reviravolta e demonstrou uma segurança enorme que ajudou a equipa a “catapultar-se” para uma grande 2ª parte. Teve uma única falha que podia ter resultado num golo adversário na pior altura do jogo, mas que a união da equipa, ajudou a evitar. Fez mais um jogo com a “folha limpa” o que é também sempre de louvar…
NOTA 4
André “Garra” Gonçalves
Problemas de aderência ao piso provocaram-lhe alguns dissabores. No entanto, enquanto esteve em campo, nunca virou a cara à luta. Sempre um dos melhores em campo. O tipo de jogar certinho e de confiança que é faz com que (penso que inconscientemente) os colegas que estão em campo, vejam um motivo de confiança para subir e por vezes não descer, porque o André resolve… mas isso nem sempre acontece… na 2ª parte ajudou a fechar a nossa baliza sempre com uma determinação tremenda.
NOTA 3
Tiago “Esforço” Vinagre
Mas que 2ª parte… o homem parecia que tinha andado no doping. Um verdadeiro esteio a defender e aproveitou muitas vezes as compensações dos colegas, para subir e tentar o golo… Foi um dos melhores neste jogo… os meus parabéns…
NOTA 4
José “Ambição” Carlos
Esteve em campo na 1ª parte e apesar de não ter estado em grande, tentou personalizar a equipa com a sua técnica, garra e remate… não teve sorte, mas foi um dos mais esclarecidos durante esse período.
NOTA 3
Diogo “Orgulho” Tavares
Quando a 2ª parte se iniciou e vi o 1º lance deste miúdo, disse para mim próprio “hoje p jogo vai ser deste miúdo”. Felizmente não me enganei. Foi o verdadeiro jogador de equipa… Fez tudo o que podia fazer… “secou” o melhor jogador adversário, ganhou todos os lances em que foi protagonista e marcou 3 golos que fizeram diferença (e muita) no resultado final. Vejo nele, um potencial enorme que em poucos jogadores da sua idade vemos, mas temos receio que se “perca” em vedetismos e acabe como muitos… ou seja, “se perca” um talento enorme. Só depende dele, dentro e fora da equipa, para ser alguém na vida… Jogo fantástico… espero que seja mais um de muitos mais…
NOTA 4
Jorge “Magia” Lopes
Voltou a ser hoje o jogador que a equipa precisa. Muito rápido, agressivo, pressionante, ambicioso. Não parou por um minuto e isso ajudou e muito em colocar a equipa sempre em cima do adversário… outro grande jogo.
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Por algum motivo continua a ser o nosso capitão. Vejo nele (a cada dia que passa) a personalidade de um líder… alguém que por natureza as pessoas seguiriam para uma batalha. “Enervou-se” no final da 1ª parte, devido a “bocas” vindas do banco. Mas tem de perceber (foi isso que lhe tentei dizer no intervalo) que para se fazerem grandes exibições, é necessário estarmos calmos e concentrados no jogo e não no que de diz de fora. Percebeu isso e sobretudo na 2ª parte, foi um dos esteios da equipa… um líder.
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
Sempre um constante perigo para a equipa adversária. Mas pouco produtivo. Tem de se concentrar mais nos treinos, para que nos jogos sobressaiam mais as suas “armas”… tenho a certeza que se o fizer, fará mais golos por jogo. NOTA 3
Pedro “Força” Valdez
Não teve sorte pois teve de sair mais cedo devido a lesão. No entanto, enquanto esteve em campo, ajudou a pressionar, ainda mais, a equipa adversária, ajudando a mantê-la longe da nossa área.
NOTA 3
Filipe “Respeito” Sousa
Quando estava a assistir ao treino de 6ª feira, senti que este podia ser o jogo dele. E assim aconteceu. Fez realmente um jogo próximo daquilo que eu sei que é capaz de fazer. Muito bem na posse de bola, no remate e sobretudo na recepção e passe. No entanto, ainda precisa de melhorar em aspectos defensivos, e no posicionamento à frente do fixo adversário. Mesmo assim grande jogo.
NOTA 4
MVP´s
Apesar do grande jogo feito por todos, como equipa, e qualquer um puder ser o MVP, achei que neste jogo havia que dar mérito a um dos que liderou a “revolta”, o Diogo Tavares. É o meu MVP desta semana, pelo que trabalhou pela equipa, pelos 3 golos que marcou em fases importantes do jogo e pela garra e concentração que teve no jogo. Foi dos melhores jogos que já fez…
Resultados da 20ª jornada
Centro Ribamar
Azambuja
(desconhecido)
São Seb. Guerreiros
1
Acad. Odivelas
2
Shotokai Queluz
2
Académico Ciências
3
Varejense
3
Vila Saloia
6
Torpedos
6
GROB
0
sábado, 29 de março de 2008
Vila Saloia – Shotokai Queluz 1-3
Vila Saloia – Shotokai Queluz
Elson “Empenho” Gomes
NOTA 3
Miguel “Desejo” Guerreiro
NOTA 3
André “Garra” Gonçalves
NOTA 2
Tiago “Esforço” Vinagre
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
NOTA 3
Diogo “Orgulho” Tavares
NOTA 4
Jorge “Magia” Lopes
NOTA 3
Dautarim “Talento” Gomes
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
NOTA 3
Pedro “Força” Valdez
NOTA 4
MVP´s
Esta semana atribui este premio ao Pedro Valdez atendendo que quando entrou, esteve muito bem, não teve a sorte do seu lado (como toda a restante equipa) mas quando ele entrou mexeu (e muito) com a equipa… por isso o premio esta semana vai para ele…
Resultados da 19ª jornada
6
Centro Ribamar
2
Académico Ciências
9
São Seb. Guerreiros
3
Vila Saloia
1
Shotokai Queluz
3
Valejas
2
Varejense
5
Chelas
0
Torpedos
6
domingo, 23 de março de 2008
sábado, 15 de março de 2008
S. Sebastião Guerreiros – Vila Saloia 4-3
1º Não estávamos a jogar contra o 1º classificado
2º Não estávamos a jogar contra uma equipa “melhor” que a nossa
3º O nosso “ego” estava alto demais (tal como a nossa confiança)
4º O jogo era a uma hora imprópria para a prática de qualquer desporto
Se nas ultimas semanas em que jogamos contra equipas “teoricamente” melhores que as nossas e não tínhamos nada a perder, este encarámos como um jogo em que podíamos por tudo a perder… o “ego”, a confiança… e tudo aquilo que tínhamos “ganho” nas ultimas jornadas. Infelizmente e apesar dos constantes avisos durante a semana e durante o próprio jogo, os nossos maiores receios tornaram-se realidade.
Até nem começámos mal. Os miúdos estavam despertos (houve quem desse uma corridinha antes da hora de encontro e outros que se levantaram cedo para chegarem ao jogo “acordados”) e o jogo na 1ª parte até nos correu de feição apesar de termos praticamente entrado no jogo a perder. O problema foi na 2ª parte. Talvez levados por um ego demasiado elevado (mesmo inconscientemente), perdemos o controlo do jogo e a ganharmos por 3-1, permitimos a reviravolta no marcador, feita por uma equipa perfeitamente acessível, mas que tiveram a humildade de lutar pela vitória e aproveitar os nossos erros (tanto defensivos como ofensivos). Ganhou e bem a equipa mais objectiva e que teve o maior índice de aproveitamento. Quanto à nossa equipa, a sorte (ou azar neste caso) não serve para explicar tudo e muito menos aquilo que se passou no campo. Quisemos resolver sozinhos o jogo, não aproveitámos o nosso melhor jogo ofensivo, e fundamentalmente, não defendemos como um todo e consequentemente não jogamos como equipa. Não somos uma equipa… ou pelo menos não fomos a mesma dos últimos jogos… Foi muito triste. Espero que sirva de lição para todos… pelo menos para nós treinadores serviu…
S. Sebastião Guerreiros – Vila Saloia
Elson “Empenho” Gomes
NOTA 2
Miguel “Desejo” Guerreiro
NOTA 2
André “Garra” Gonçalves
NOTA 2
Tiago “Esforço” Vinagre
NOTA 2
José “Ambição” Carlos
NOTA 2
Diogo “Orgulho” Tavares
NOTA 2
Jorge “Magia” Lopes
NOTA 2
Dautarim “Talento” Gomes
NOTA 2
Marco “Paixão” Fernandes
NOTA 2
Pedro “Força” Valdez
NOTA 2
Filipe “Respeito” Sousa
NOTA 2
MVP´s
Pela 1ª vez vejo-me a tomar 2 atitudes…
1º Não indicar um MVP, atendendo que este jogo tinha de ser ganho pela equipa. Hoje mais do que nunca não podia haver outro MVP que não fosse a equipa… mas como esta não existiu este fim de semana… não há MVP
2º Retirar 1 pontos a todos. Se na semana passada dei um ponto extra por serem uma equipa, esta semana retiro esse ponto. Ser uma equipa, é algo que não se é num dia, num fim de semana ou nos treinos… Ser uma equipa é algo que se é todos os dias, a toda a hora, dentro e fora de campo… não é um conjunto de jogadores de convocados ou de equipa… ser uma equipa é um espírito… um espírito de luta implícito em todos (jogadores, directores, treinadores, massagistas, etc.) de conquista, de aventura, de ambição… e por muito que vos custe a perceber, a vida já mostrou que “jogadores podem fazer golos ou ganhar jogos… mas são Equipas que ganham campeonatos… Está (ainda) nas vossas mãos…
Resultados da 18ª jornada
1
Acad. Odivelas
5
Centro Ribamar
1
Académico Ciências
5
São Seb. Guerreiros
4
Vila Saloia
3
Shotokai Queluz
15
Valejas
5
Varejense
5
GROB
2
domingo, 9 de março de 2008
Vila Saloia – Centro Ribamar 4-3
Vila Saloia – Centro Ribamar
Elson “Empenho” Gomes
Não foi o seu jogo mais feliz. Não por culpa dele, mas por falhas colectivas (o 2º golo acontece porque ninguém está habituado a ouvir os colegas de equipa… e o Elson falou bem alto) e também algumas falhas do árbitro. No entanto, naquilo que dependia de si, esteve impecável.
NOTA 4
Miguel “Desejo” Guerreiro
Acabar um jogo sem sofrer golos é sempre bom para um guarda-redes. Esteve presente no período de “revolta” da nossa equipa. Impecável nos lançamentos de ataque. Teve defesas seguríssimas que com um pouco de sorte a mistura, ajudaram a levar a equipa a bom porto.
NOTA 4
André “Garra” Gonçalves
Um autentico patrão da defesa. O homem que segurou a nossa equipa na primeira parte e foi uma das muralhas no final da 2ª, quando era preciso defender o resultado. Simplesmente fantástico. Cresce de dia para dia… em certas situações faz-me lembrar os tempos em que eu jogava…
NOTA 4
Tiago “Esforço” Vinagre
Este sim, é o Vinagre que conheço… personalizado… garra para dar e vender e um bom senso fora do comum. Com a entrada do André conseguiu soltar-se mais e quase conseguiu marcar. Foi pena. Seria um grande golo.
NOTA 4
José “Ambição” Carlos
Mas que jogão… correu km´s sempre a rasgar. Já tinha saudades do verdadeiro José Carlos. Garra no auge. Bem-vindo de volta (espero que tenha voltado para ficar)
NOTA 4
Diogo “Orgulho” Tavares
Há umas semanas para cá que está mais jogador. Menos individualista, menos decisivo individualmente, mas ao mesmo tempo, cada vez mais importante na equipa. O facto de estar mais jogador de equipa, permite que a equipa ganhe muito mais com isso. Um jogo de garra, humildade e inteligência.
NOTA 4
Jorge “Magia” Lopes
Incompreensivelmente (ou não) esteve muito nervoso, e isso fez com que tivesse algumas entradas à bola fora de tempo e consequentemente faltas desnecessárias. No entanto, o homem não pára e enquanto esteve em campo ajudou (e de que maneira) a pressionar o adversário.
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Em termos técnicos, não foi dos seus melhores jogos,,, mas em termos de garra foi simplesmente fantástico. Só isso poderia explicar ser nosso capitão a tantas semanas seguidas. É um prazer ter “gigantes” destes na nossa equipa.
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
De jogo para jogo evolui o seu futsal e esta cada vez mais um jogador inteligente, de extrema utilidade para a equipa. Faltam-lhe ainda alguns cms de altura e de largura… e levar os treinos realmente a sério. Se assim o fizer, transformará o potencial que tem em algo de muito sério…NOTA 4
Pedro “Força” Valdez
Quando um jogo fica duro ou é preciso mexer com a equipa, temos o Pedro… E cada vez que esteve em campo deu sempre tudo, tornando-se sempre numa primeira barreira ao ataque adversário e uma seta constante apontada a baliza adversaria. Um caso único dentro da equipa de força associada a garra. Não é um jogador técnico, mas é, no meu entender, o tipo de jogador que qualquer equipa que quer ser campeã tem de ter
NOTA 4
Filipe “Respeito” Sousa
Ainda não tem a rodagem, nem concentração suficiente para puder fazer largos minutos dentro de campo. O jogo de hoje não encaixava nas suas características… No entanto, quando a equipa precisou de segurar a bola longe da nossa baliza foi bastante útil, tendo inclusive impedido que o fixo adversário subisse. Esta, no entanto, com muita ansiedade de marcar e consequentemente de ajudar os colegas… Não tenhas pressa Filipe… Tudo a seu tempo… adapta ao ritmo e adequa a tua concentração… e mais tarde ou mais cedo farás a diferença nos jogos…
NOTA 4
MVP´s
Equipa
Atendendo ao jogo realizado e pensando que somos uma equipa, não podia deixar de premiar a equipa pelo jogo que fez. O pensamento de união, de um único objectivo (o nosso – equipa), fez com que tivéssemos esta tarde fantástica. Foi uma alegria vê-los todos juntos a festejar a vitoria… com o nosso grito… colocando a bancada ao rubro.
Filipe “Respeito” Sousa
Não pela quantidade da sua produção em campo (não lhe dei muito tempo para o fazer), mas pela qualidade… e/mas sobretudo pela maneira de estar no campo… ao lado da equipa, mesmo estando de fora. Foi/é um exemplo para todos… Estar 35 minutos de fora e de repente ser chamado a frio para ajudar é complicado… No entanto, apesar dele ainda não estar adaptado, lutou com o resto da equipa. Para ele que ainda não está adaptado e falando comparativamente com aqueles que já o estão, o esforço foi maior (ficou-me na memoria aquele sprint para vires atrás do fico dele e evitaste que ele chutasse – é isso que queremos… mas sempre)… por isso é também o meu MVP desta semana
Resultados da 17ª jornada
3
Azambuja
0
Vila Saloia
4
Centro Ribamar
3
3
São Seb. Guerreiros
4
GROB
3
Shotokai Queluz
3
1
Varejense
3
sábado, 1 de março de 2008
Azambuja – Vila Saloia 2-6
Mais um fim-de-semana, mais um jogo, mais uma vitoria difícil e suada.
Eu sabia que este jogo ia ser bastante difícil. O nosso líder não podia estar presente por motivos profissionais, então pensei que os miúdos iriam sentir bastante a sua falta… da maneira de falar, de incentivar ou até mesmo da maneira como por vezes puxa as orelhas aos jogadores. Isso notou-se nos primeiros minutos do jogo. No entanto, apesar de não estar lá, fizeram tudo como se estivesse.
O segredo é simples meus amigos… já tiveram a prova na semana passada que, quando jogam em equipa, dificilmente nos ganham. Foi a primeira vez, desde que estou a acompanhar a equipa, que todos festejaram os golos, que incentivaram a equipa e, principalmente, a festejarem “cortes” de bola ou até mesmo defesas.
Agora, meus amigos, é continuar a dar seguimento à maneira como estamos a jogar, mas tendo os pezinhos no chão. Não é por termos ganhos 2 jogos seguidos, que somos os maiores; agora é encarar jogo a jogo e dar o nosso melhor.
Azambuja – Vila Saloia
Elson “Empenho” Monteiro
Entrou muitíssimo bem no jogo, fazendo defesas que deram tranquilidade à equipa. Teve um ligeiro excesso de confiança, mas soube reagir e a sua exibição, não ficou manchado por esses deslizes…
NOTA 4
Miguel "Desejo" Guerreiro
Teve um pouco mais de trabalho que o Elson, visto que apanhou o Azambuja mais ofensivo na 2ª parte. Mas tal como o Elson, fez defesas que deram tranquilidade à equipa. No livre em que sofreu o golo, dá-me a sensação que podia ter feito muito melhor.
NOTA 4
André “Garra” Gonçalves
Fez o seu jogo normal, seguro a defender e quando possível a tentar a sua sorte nos remates de distância
NOTA 4
Tiago “Esforço” Vinagre
Devido a uma situação inesperada que se passou no seu íntimo, fiquei um pouco apreensivo em como ele iria reagir, mas foi o Tiago do costume, sempre lutador e a tentar, com passes certos que a equipa se lançasse como segurança no ataque.
NOTA 4
José “Ambição” Carlos
Um jogador pouco vistoso em campo, mas o seu trabalho foi muito útil à equipa. Tanto a defender como a atacar, esteve muitíssimo bem.
NOTA 4
Jorge “Magia” Lopes
Pouco a pouco o Jorge adapta-se ao futsal e pouco a pouco aparece o seu potencial. Hoje fez aquele jogo onde esteve excelente a defender e sempre que podia a tentar fazer o gosto ao pé
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Um jogo fantástico deste miúdo, sempre a fazer “piscinas”. Quando se perdia a bola era ele a correr atrás do jogador que fazia a transposição defesa/ataque da equipa adversária; quando estávamos no ataque, lá estava ele no sitio certo, tanto a fazer assistências como a fazer golos.
NOTA 4
Diogo “Orgulho” Tavares
Fiquei um pouco decepcionado, na maneira como festejou o 1º golo, mas são situações irreflectidas de um jovem da sua idade. Entrou na 1ª parte quando o jogo estava um pouco atabalhoado e apenas saíram rasgos do seu futsal. Na 2ª parte, ai demosntrou todo o seu futsal, e ai sim, foi o Diogo que conhecemos.
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
É dos poucos jogadores que tenta jogar o mais simples possível, dando o mínimo de toques possíveis na bola. Cedo compreendeu como era marcado e inteligentemente tirou o melhor partido dessa situação.
NOTA 4
Filipe “Respeito” Sousa
Tal como o Jorge, pouco a pouco, adapta-se ao futsal. Na 1ª parte pareceu-me nervoso e as coisas não lhe saíram da melhor maneira. Na 2ª parte, a historia foi outra, pois fez exactamente o que lhe pedi. Mesmo assim sei que é capaz de melhorar muito mais.
NOTA 4
Pedro “Força” Valdez
Entrou numa fase em que a equipa precisava de força e velocidade. Lutou imenso, sendo agressivo quando era necessário. Uma ou outra falha defensiva, mas globalmente fez uma actuação positiva
NOTA 4
MVP
Iria ser bastante difícil escolher um MVP, qualquer um deles poderia ter sido o escolhido. No entanto, globalmente se se recordarem, tudo o que se passou em campo, e o que aconteceu, foi por terem jogado em equipa. Por isso, mais uma vez, acho que quem esteve bem foi a equipa. Graças a isso todos os jogadores tiveram possibilidade de brilhar, em situações criadas pela equipa.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Vila Saloia – Académico de Ciências 4-0
Para ser sincero, quando no sábado falava sobre o jogo com o Paulo, estava apreensivo com a forma como a equipa se iria apresentar. Vínhamos de um péssimo jogo, a semana tinha sido atípica e estávamos com alguns problemas com alguns dos nossos melhores jogadores e apesar de ter sempre esperança que estes miúdos façam o seu melhor, as esperanças neste caso eram reduzidas… No final do jogo relembrei as palavras do Paulo nesse sábado “OLHA QUE ELES AINDA NOS VÃO FAZER UMA SURPRESA”. Ver o jogo de hoje e a forma como jogaram em equipa, fez-me pensar que surpresa não era o jogo que tinham feito nem a vitoria sobre o 3º Classificado. A surpresa estava nos jogos anteriores que fizeram… Quem os conhece e lida com eles diariamente conhece o potencial de cada um e por imaginar aquilo que poderiam fazer como equipa. Aquilo que vimos hoje em jogo foi apenas uma pequena imagem daquilo que imaginamos que poderiam fazer. Não estiveram perfeitos individualmente… todos tiveram falhas e todos tiveram os seus bons momentos. Como equipa estiveram quase perfeitos… Foi uma grande vitoria que prova que como equipa deveríamos estar muito acima da classificação actual. Se me perguntarem se é possível chegarmos mais além eu direi, não sei… vai depender apenas deles… Se encararmos todos os nossos treinos e jogos da mesma maneira como o fizemos hoje eu diria que apenas por falta de sorte, não ganharemos os jogos que nos faltam… se jogarmos sempre como hoje… meu senhores nesse caso temos todo o direito a sonhar… porque deste modo apenas o céu é o limite… ganharmos todos os jogos até ao final e fazemos uma recuperacao que nos fizesse chegar aos lugares de acesso, seria algo de que nunca ouvi falar… algo épico… Está apenas nas nossas mãos fazer algo de extraordinário.
Vila Saloia – Académico de Ciências
Miguel “Desejo” Guerreiro e Elson “Empenho” Gomes
Quando a equipa não sofre golos, parte da responsabilidade é muitas vezes dos GR. Ambos estiveram exemplares… Deram ambos uma segurança enorme à equipa e adaptaram-se as circunstancias do jogo. Na 1ª parte do Miguem teve necessidade de dobrar o nosso fixo, enquanto na 2ª o Elson não teve essa necessidade. Não foi o jogo “vistoso” para nenhum deles… mas de extra utilidade para a equipa… Para ambos a mesma nota.
NOTA 4
Falando sobre o que se passou dentro do campo, diria que foi dos seus melhores jogos, enquanto esteve lá dentro. Muito forte, muito concentrado. Os treinos que tem feito ultimamente, levaram-me a pensar que estaria perante um Tiago melhor, mais concentrado e mais virado para a equipa. No entanto, estragou tudo 1º quando se mostrou descontente com a substituição caminhando a passo quando era necessária uma substituição rápida, e no final do jogo com aquele incidente com um colega para própria equipa. Não sei ainda detalhes da situação, apenas factos contados por algumas pessoas que presenciaram a situação. No entanto, se tal se confirmar a única opção possível é a suspensão imediata de toda a actividade da equipa e consequente expulsão. A nota deve-se não à exibição, mas as suas atitudes.
NOTA 0
Hoje foi o André que conheço e que tem estado fora dos treinos e dos jogos, por motivos que ainda hoje desconheço. Muito bem a liderar, seguindo o bom trabalho que estava a ser feito pelo Tiago. Muito bem. Espero que este jogador que vi hoje, esteja mesmo de volta pois a equipa precisa dele…
NOTA 4
Um verdadeiro jogador de equipa. É um daqueles jogadores que qualquer treinador gosta de ter na sua equipa, pois põe de parte os seus interesses individuais e pensa/age com vista ao melhor para a equipa. Numa altura em que era preciso fechar a defesa e não perder a noção de ataque, ele entrou, “secou” o adversário, ajudou de forma irrepreensível o André e ainda teve tempo de lançar vários ataques perigosos… Depois do ultimo jogo esta for a melhor resposta que podias ter dado aos teus colegas, a mim… mas sobretudo a ti. Obrigado.
NOTA 3
Estava a fazer um bom jogo muito certo e agressivo, fazendo-me lembrar muitas vezes o Zé Carlos do ano passado. No entanto, tal como o Tiago, teve uma atitude que não tolero a ninguém. Por isso, não entrou o resto do jogo… Ninguém deve ficar contente por sair… mas isso demonstra-se quando voltamos a entrar e demonstramos ao treinador que fez mal em ter tirado. Saiu para que pudesse entrar mais tarde mais fresco (com o refrescar da equipa) … não voltou a entrar por uma questão de disciplina. Foi pena… A nota reflecte o acto de indisciplina
NOTA 2
Este miúdo está a surpreender-nos a todos em cada jogo e treino que faz… a sua disponibilidade para a equipa, a sua entrega, a forma como disputa cada lance e não para nunca quieto e uma lufada de ar fresco para todos nós. Não tem um tipo de jogo vistoso e muitas vezes nota-se um jogo um pouco trapalhão. No entanto, consegue ser tremendamente eficaz em cada acção que tem dentro do campo… Alias a sua presença em campo, ajuda-nos também a ser mais pressionantes e rápidos. Hoje fez o seu 1º golo pela equipa… o 1º de muitos no meu entender.
Por aquilo que vejo está, no entanto, ainda muito longe do seu potencial. Totalmente adaptado à realidade do futsal, vai ajudar-nos a tornarmo-nos numa grande equipa.
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Se na 1ª parte me dissessem que iria ser um dos MVP´s, não iria acreditar… como a restante equipa, esteve perdido em campo, algo que mudou na 2ª parte. À semelhança do Jorge fez algo que lhe pedi e que ainda ninguém em jogo tinha conseguido fazer… parar o nº6 adversário. Assumiu essa função como se nunca tivesse feito outra coisa na vida. Uma 2ª parte fantástica cheia de liderança e personalidade. Um exemplo para todos… mas sobretudo para mim… Um gigante… as vezes é assim que nascem grandes lideres…
NOTA 4
Diogo “Orgulho” Tavares
Esteve fora durante praticamente toda a semana. Só veio porque achámos que era importante ter toda a equipa disponível para o jogo. Quer queiramos quer não, há jogadores importantes numa equipa que muitas vezes apenas com a sua presença no banco, podem fazer a diferença no estado de espírito e anímico de uma equipa. O Diogo é um deles. Pena é que ele ainda não tenha percebido essa importância e continue a não comportar-se condignamente com o seu estatuto de capitão (um dos…). Não era para ter entrado, devido as essas situações que infelizmente começam por ocorrer com frequência fora da equipa. No entanto, a dada altura a sua presença em campo era importante. E de facto foi importante, para estabilizarmos o nosso jogo e dilatarmos a curta vantagem que tínhamos. Marcou mais 2 golos, importantes para terminarmos o jogo sem a corda ao pescoço.
NOTA 3
A sua capacidade técnica e intelectual a ler o jogo é sempre uma mais valia para a equipa. Está também a começar a interiorizar o espírito guerreiro, embora muitas vezes perca de vista o seu marcador directo, num sistema em que não nos podemos dar ao luxo disso acontecer, sob o risco de sofrermos golos em inferioridade numérica. Tentou sempre aproveitar a falta de agressividade do seu adversário directo. Algumas das vezes não consegui… mas por falta de sorte, sorte essa que também não o acompanhou neste jogo… no entanto, nestas alturas o melhor mesmo é continuar a treinar arduamente e fazer com a que sorte venha ter connosco.
NOTA 3
Não é dos jogadores mais “prendados” da equipa. No entanto, a maneira como luta e se entrega cada vez que está em campo, até à exaustão devia ser exemplo para todos… ajudou muito tanto a atacar como a defender… tornando a nossa equipa extremamente agressiva.
NOTA 3
Cada treinador tem uma concepção de jogo diferente. Também cada desporto o tem. Embora o futebol e o futsal sejam parentes próximos, as concepções e necessidades de cada um são diferentes. Isto para falar sobre um ponta de lança/pivot que não marca golos. Na minha concepção de jogo, seja em que desporto for, ninguém tem obrigação de marcar os golos e ao mesmo tempo todos temos obrigação de ajudar a fazê-los. É tão importante na equipa, aqueles que faz os golos como aquele que os defende ou faz o passe para golo, ou aquele que inicia a jogada, ou aquele que recupera a bola… isto para dizermos que todos temos e devemos fazer estas acções. Quem as faz, deve sempre ter em conta a equipa e os objectivos da equipa… Neste momento o Filipe vai, ao pontos adaptando-se a esta nova realidade. E com o tempo vai tornar-se numa enorme mais valia para a equipa… é preciso ter paciente. E quando isso acontecer, será a altura em que irás perceber que o importante não é ser o goleador mor… mas pertencer a uma equipa vencedora… Estas a melhorar…
NOTA 3
MVP
No final do jogo disse a todos o quanto seria difícil designar um ou mais MVP´s do jogo. No entanto, quando cheguei a casa e comecei a escrever as notas e comentários, dei por mim a chegar à conclusão que a designação de MVP esta semana era muito simples. Pela forma como jogou… como se entregou, como nunca desistiu… como foi única, o MVP só podia ser a EQUIPA. Alegro-me por conseguir provar a todos que quando jogamos como equipa somos imparáveis… O Académico de Odivelas que o diga. Por isso foi dado o ponto extra referente ao MVP a todos.
sábado, 23 de fevereiro de 2008
sábado, 16 de fevereiro de 2008
ACC - Vila Saloia 6-1
ACC - Vila Saloia
Elson “Empenho” Gomes
Sinceramente não me lembro de ver qualquer defesa dos nossos GR. Não que eles estivessem mal, mas porque simplesmente não tiveram oportunidade de brilhar. Ou por capacidade adversária que teve um nível de aproveitamento altíssimo, ou por falhas da nossa equipa, enquanto estava em fase defensiva, o certo é que foi uma noite para esquecer para ambos. NOTA 2
Miguel “Desejo” Guerreiro
O mesmo que disse para o Elson serve para o Miguel O Miguel foi o menos “lesado”, atendendo ao melhor acerto da nossa defesa, ainda assim insuficiente para não sofrermos golos.
NOTA 2
Tiago “Raça” Silva
Dos seus melhores jogos esta época… foi para a luta com as poucas armas que tinha para parar um adversário tecnicamente mais poderoso. Ganhou quase sempre… e mais importante que isso, colocou em campo um espírito que eu gostaria de ter visto em todos os jogadores. Muito obrigado Tiago…
NOTA 3
André “Garra” Gonçalves
Totalmente fora de jogo nos últimos dias… e isso reflecte-se na sua performance em campo. A equipa precisava de estabilidade e a entrada do André foi na tentativa de dar essa estabilidade… em vão. Foi no entanto, dos mais certos durante a 1ª parte. Foi pelo menos dos poucos que tentou aproveitar as dicas que tinham sido dadas sobre a equipa adversária. No entanto, sozinho não conseguiria fazer nada, e por esse motivo foi muitas vezes apanhado em 2 para 1, não tendo possibilidade de fazer o que quer que fosse. Apesar de tudo isto esteve a “anos-luz” daquilo que eu sei ser capaz.
NOTA 2
Tiago “Esforço” Vinagre
Irreconhecível. Complicado, nervoso. Foi provavelmente a sua pior exibição ao serviço da nossa equipa. Para esquecer e não voltar a repetir. Estou certo que isso irá mesmo acontecer, pois pior parece-me impossível… o potencial está lá.
NOTA 2
José “Ambição” Carlos
Tenho saudades do Zé Carlos que conheci o ano passado. Aquele que não tinha a mania que era estrela e que fazia o seu jogo sorrateiramente, sem darmos muito por ele, mas que era de extrema utilidade da equipa. Não sobe como fazia e perdeu a garra que o caracterizava a defender… muito longe daquilo que eu sei ser capaz.
NOTA 2
Diogo “Orgulho” Tavares
Há certos jogadores que pela sua capacidade, técnica e de possível liderança, quando fazem algo de normal, esse normal é mau… Para outros jogadores, uma exibição igual ao do Diogo, seria suficiente para ter nota 3. No entanto, quando alguém não aproveita o seu enorme potencial que tem e faz algo normal para mim é nota 2. Sei o que pode fazer e aquilo que apresentou, tanto em termos de motivação e liderança, como em termos técnicos, não é nada… 1 golo não chega… com o seu potencial, “normal” seriam 3 ou 4 golos por jogo…
NOTA 2
Marco “Paixão” Fernandes
Tem uma capacidade técnica e intelectual a ler o jogo que pode permitir-lhe a curto prazo ser alguém que qualquer treinador gostaria de ter. No entanto, a pouca aplicação que tem nos treinos, faz como que chegue aos jogos e não esteja nas melhores condições para colocar em campo o que sabe… é pena. Este fim-de-semana podia ter aproveitado a pouca agressividade defensiva do adversário, mas nunca o conseguiu fazer.
NOTA 2
Pedro “Força” Valdez
Quando entrou na 2ª parte assumiu-se como um guerreiro. Foi daqueles que nunca desistiu e lutou sempre, numa altura em que não havia mais nada para fazer. Quando quer trabalhar para a equipa é de extrema utilidade, seja em que posição for.
NOTA 3
Filipe “Respeito” Sousa
O primeiro jogo oficial pela nossa equipa. Claramente em fase de adaptação a esta modalidade e denotando naturais dificuldades, com o ritmo, com as marcações. No entanto, foi sempre esforçado. É alguém que pode ser muito útil a nossa equipa, quando estiver enquadrado com a nova realidade… Se ele continuar a aplicar-se nos treinos como o fez até agora, estou certo que a adaptação será rápida…
NOTA 3
MVP´s
Jorge “Magia” Lopes
É claramente uma mais valia para a nossa equipa. O seu jogo ainda está um pouco “atabalhoado” mas é daqueles jogadores que não param quietos, trabalhando arduamente para a equipa. Pedi-lhe que fizesse algo que não tem a ver directamente com a sua posição nem com as suas características, mas fê-lo sem questionar porquê e com uma entrega exemplar… resultado, na 2ª parte o nº 7 adversário não fez nada.
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Se na 1ª parte me dissessem que iria ser um dos MVP´s, não iria acreditar… como a restante equipa, esteve perdido em campo, algo que mudou na 2ª parte. À semelhança do Jorge fez algo que lhe pedi e que ainda ninguém em jogo tinha conseguido fazer… parar o nº6 adversário. Assumiu essa função como se nunca tivesse feito outra coisa na vida. Uma 2ª parte fantástica cheia de liderança e personalidade. Um exemplo para todos… mas sobretudo para mim… Um gigante… as vezes é assim que nascem grandes lideres…
NOTA 4
Resultados da 14ª Jornada
6
Vila Saloia
1
Acad. Odivelas
2
Valejas
1
Azambuja
4
GROB
1
Centro Ribamar
4
Chelas
3
São Seb. Guerreiros
4
Torpedos
3
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
sábado, 26 de janeiro de 2008
Valejas – Vila Saloia 3-3
Notas Individuais Valejas - Vila Saloia
Miguel "Desejo" Guerreiro
É, de todos os nossos GR´s, o que melhor interpreta aquilo que lhe é pedido quando a equipa a campo inteiro… que jogue como libero… nos momentos em que foi chamado, esteve sempre bem… No entanto, não está isento de culpas nos golos que sofre. É verdade que é vítima da apatia a equipa, mas nas alturas em que os colegas “bloqueiam, este tem de estar atento e pronto a intervir e rectificar os erros dos colegas…
NOTA 3
Elson “Empenho” Monteiro
Mais uma vez, não é por culpa do nosso GR que sofremos golos… É certo que teve a sorte do seu lado, mas isso também faz parte do jogo. Precisa, no entanto, de melhorar a concentração e comunicação com os seus colegas de equipa. Tem também de melhorar as saídas pois não pode ir sempre a “varrer” pelo chão
NOTA 3
João “Atitude” Almeida
Tem coisas extraordinárias para alguém da sua idade… mas depressa se “perde” e faz erros de alguém da sua idade… Tem um potencial enorme, mas tarda em assumir um rendimento constante que lhe possa permitir sonhar com outros voos. Tem tudo para ser grande… precisa de melhorar a sua concentração em jogo, tanto a defender como a atacar… e precisa de aprender a soltar a bola um pouco mais cedo…
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
A raça do costume… para cima e para baixo… esta cada vez melhor e mais móvel. Não se ficando apenas pelos terrenos do ala. Isso ajuda a equipa a tornar-se muito mais móvel e imprevisível
NOTA 4
Hugo "Magia" Lucas
Não esteve nos seus dias. As coisas não lhe saíram bem, e os colegas também não ajudaram muito. No entanto, tem de aprender a respeitar as decisões de cada treinador… e não se perder em discussões ou “bocas” com os colegas… desconcentra-se a si e a toda a equipa. Tem também de aprender que o futsal é um desporto colectivo e que a equipa está primeiro e que quando ele joga como um jogador de equipa, faz coisas fantásticas… quando opta por jogar sozinho, torna-se um jogador como os outros… medíocre…
NOTA 2
Diogo “Orgulho” Tavares
Apesar da sua entrega ao jogo, não foi o jogador decisivo de outros jogos… Fez um jogo que, noutro jogador, provavelmente teria digo que tinha sido bom… mas não para ele, sabendo o que ele sabe tem de fazer muito mais… espero que tenha sido apenas um jogo e que volte ao seu normal… com golos… e grandes jogos…
NOTA 3
Jorge Lopes
Notou-se que ainda está numa fase de adaptação perfeitamente natural de quem vem do futebol 11. Nota-se também que existe um nervoso miudinho que não lhe permite fazer o que sabe. No entanto, estou em querer que dentro de algumas semanas tudo terá passado e ele demonstre ser uma mais valia para a equipa. Para além da entrega ao jogo que já demonstra, vos vemos nele muito potencial…
NOTA 3
Pedro “Força” Valdez
A sua entrada na 2ª parte mexeu (e muito) com a equipa. É um posso de força, e compensa com a entrega ao jogo o que falta em termos de técnica. Tem no entanto de melhorar o uso do corpo para ganhar posição e consequentemente as bolas… para que a equipa possa subir com mais segurança. Para isso tem de ir aos treinos, algo que ultimamente não tem acontecido com muita frequência. É pena.
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
Nota-se que a recente paragem por lesão não o ajudou muito. Entrou a medo e muito individualista, quando a equipa precisava da raça que sempre o caracterizou. Tem de deixar de olhar para o seu “umbigo” e voltar a olhar para a equipa
NOTA 2
MVP
André “Garra” Gonçalves
Um “jogão”. Fez o seu melhor jogo desde que está connosco. Esteve autoritário, ambicioso, determinado… fez exactamente aquilo que sei ser capaz… esteve impecável. Uma falha aqui e ali, não estragaram a sua exibição. Cada dia que passa está cada vez melhor e se continuar a trabalhar e a querer aprender, poderá ser muito em breve, uma referente para a posição, podendo mesmo ambicionar outros voos mais altos.
NOTA 4
Resultados da 12ª jornada Juvenis - 3ª Divisão da AF Lisboa
0
Shotokai Queluz
5
Varejense
5
São Seb. Guerreiros
1
Torpedos
0
Azambuja
1
Chelas
2
Acad. Odivelas
3
GROB
1
Académico Ciências
2
Valejas
3
Vila Saloia
3
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
domingo, 20 de janeiro de 2008
Vila Saloia – GROB 4-3
No final, fica o atingir do nosso objectivo principal... regressar as vitorias.
Notas individuais Vila Saloia – GROB
Não teve muito trabalho e o que teve foi por “culpa de uma defesa” muito pouco agressiva, que em alguns momentos do jogo tivemos. Não teve culpa no golo. Tem de melhorar a concentração, especialmente a nivel da colocação do passe (com a mão)
NOTA 3
Elson “Empenho” Monteiro
Não teve trabalho e nas poucas vezes que foi chamado, não podia fazer muito melhor do que fez, também devido à falta de agressividade da defesa. Parece-me mal batido no 3 golo, com a bola a entrar onde nunca podia entrar. Não me pareceu no entanto, o uncio culpado nesse lance.
NOTA 3
André “Garra” Gonçalves
Ainda lhe falta alguma segurança no passe e na transposição de jogo – defesa/ataque – onde ainda tem de trabalhar muito. Falta-lhe também impor-se como jogador de uma posição que por norma é ocupada por um jogador com caracteriticas de liderença. No 1º golo, a sua pouca agressividade sobre a bola, custou-nos um golo. Está, no entanto, a melhorar e pode ainda chegar a preencher todo o seu potencial.
NOTA 3
Tiago “Raça” Silva
Tem de aprender a estar com mais atenção ao jogo e menos a bancada. Na marcação directa, não esteve mal e ainda aproveitou para sobir no terreno para tentar o golo...
NOTA 3
João “Atitude” Almeida
Fez dos seus melhores jogos e enquanto esteve em campo, fez aquilo que gosta de fazer... assumir as redeas do jogo. Peca, no entanto, e ainda, por não explorar todo o seu potencial sobretudo a “explosão” com e sem bola e por não soltar a bola 1 segundo mais cedo... Teve momentos muito bons.
NOTA 4
Dautarim “Talento” Gomes
Uma autentica “pulga” chata e irrequieta.... não parou quieto este miudo. Fez um dos seus melhores jogos e andou por todo o lado. É daqueles jogadores que deixa tudo em campo e sempre em prol da equipa... E esses jogadores para mim... são sempre titulares!!!!
NOTA 4
Hugo "Magia" Lucas
Já esteve mais perto daquilo que pretendo dele. Tem um potencial enorme, mas para o atingir não pode cometer tantos erros, como perder a cabeça, desconcentrar-se, discutir ou agarrar-se tanto à bola. Quando se assume como jogador de equipa faz coisas fantásticas... mas foram muito poucas essas vezes em que tal aconteceu. É pena... talvez se levasse os treinos a serio, fosse capaz de se transformar em alguem de referencia no futsal e na vida.
NOTA3
Esta semana decidi atribuir o premio de MVP ao:
Diogo “Orgulho” Tavares
É um jogador que deixa marcas e que pode resolver a qualquer momento um jogo. Mereceu a nossa distinção de MVP, não só pelos golos que marcou (quase todos eles de belo efeito), mas sobretudo por ter assumido a liderança da equipa quando esta mais precisava... É assim que “nascem” grandes lideres. No entanto, continua a perder a cabeça com coisas sem qualquer nexo, algo que faz com que se desconcentre e não coloque em campo o seu melhor melhor e todo o seu potencial. Tem de melhorar.
NOTA 4
Resultados da 11ª jornada Juvenis - 3ª Divisão da AF Lisboa
1
Shotokai Queluz
4
Centro Ribamar
6
Varejense
3
Acad. Odivelas
0
Torpedos
2
Académico Ciências
4
Chelas
4
Vila Saloia
4
GROB
3
Barcarena
0
Valejas
6
sábado, 12 de janeiro de 2008
Chelas - Vila Saloia 5-1
Amanhã teremos mais um treino e garanto que será um treino que jamais irão esquecer.
Notas Individuais Chelas - Vila Saloia
Miguel “Desejo” Guerreiro
Foi um jogo para esquecer... fez aquilo que foi possivel fazer, mas quando a equipa perde bolas em zonas proibidas e permite contra-ataques de jogadores adversarios isolados, é muito complicado.
NOTA 2
Elson “Empenho” Gomes
Aquilo que se aplica ao Miguel aplica-se também ao Elson... Não havia muito a fazer... por isso fez(fizeram) aquilo que foi possivel, o que no jogo de hoje foi pouco...
NOTA 2
André “Garra” Gonçalves
Foi um dos menos mal... algo confuso nas marcações nos primeiros minutos, mas que foi corrigindo e acertando com os colegas. No entanto, a falta de apoio destes, não lhe pemitiu (a ele e á equipa) que fizesse um jogo melhor.
NOTA 3
Tiago “Esforço” Vinagre
Provavelmente não foi o seu melhor jogo. Não muito por culpa dele, mas pelo momento da equipa quando entrou em campo. Não soube dar a volta por cima e isso reflectiu-se no seu jogo e no jogo da equipa. Não foi aquilo que esperava dele
NOTA 2
Tiago "Raça" Silva
Decididamente uma desilusão. Quando o coloquei em jogo, pensei sinceramente que ia dar a equipa, a raça que esta estava a precisar. Apesar disso, reclamou com os colegas, perdeu bolas onde não devia ter perdido, e ainda questiona as decisões do treinador. Depois de muito pensar na situação dele, decidi que o seu futuro vai depender muito daquilo que fizer nas proximas semanas.
NOTA 1
Hugo Lucas
Sinceramente esperava um grande 1 jogo deste muito... em vez disso, apareceu individualista e muito quizilento. Em muitos momentos, parece que vejo o Hugo do ano passado e isso nao interessa, nem em mim nem a equipa. Espero que ele pense bem... porque o facto de ser inscrito nao quer dizer que jogue... como gostaria.
NOTA 2
Dautarim “Talento” Gomes
Foi dos que mais quiseram e fez uma primeira parte de muito sacrificio. Foi dos poucos que lutaram para que o resultado fosse diferente. Esta a evoluir bastante... mas ainda esta muito longe daquilo que pode fazer.
NOTA 3
Pedro “Força” Valdez
Já não me lembro do ultimo grande jogo do Pedro... e sinceramente, tanto eu como a equipa, já temos saudades... esta muito longe daquilo que pode fazer para ajudar a equipa. Talvez se levar os treinos a serio, consiga faze-lo.
NOTA 2
Diogo “Orgulho” Tavares
Não foi dos seus melhores jogos, mas isso nao o impediu de lutar e tentar... as coisas não lhe correram bem... mas também nao teve a sorte do seu lado. Precisa de se acalmar para que o seu jogo saia...
NOTA 3
Marco “Paixão” Fernandes
A nota é, basicamente, resultado da expulsão. Nas situações como a que aconteceu nunca se faz o que fizeste... simplesmente vira-se as costas e continua-se a jogar tentando calar o adversario com golos. Foi pena, pois estava a fazer um bom jogo.
NOTA 1
MVP
David “Dedicação” Borges
Esteve pouco tempo em campo, devido a sua condição fisica. Foi pena, pois enquanto esteve em campo foi o nosso melhor jogador. Infelizmente foi o seu ultimo jogo a frente, pois a dedicação deste miudo à equipa, faz com que ele aceda ao meu pedido de voltar À baliza, por uma questão de necessidade. É o meu MVP desta semana, pelo que deu à equipa, neste jogo, mas também cada vez que treina ou não joga...
NOTA 4
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Juvenis - 3ª Divisão da AF Lisboa - 9ª Jornada
Centro Ribamar
6
São Seb. Guerreiros
2
Azambuja
2
Shotokai Queluz
4
Acad. Odivelas
4
Varejense
1
Vila Saloia
4
Torpedos
5
Valejas
4
Chelas
7
Barcarena
0
GROB
1
Vila Saloia – Varejense 4-5
Notas Individuais Vila Saloia - Torpedos
Miguel “Desejo” Guerreiro
Que bela exibição. Sempre muito concentrado com saídas a dobrar a nossa deseja e com grandes defesas dando total segurança a nossa equipa… Até no amarelo que levou esteve bem… os meus parabéns…
NOTA 4
Elson “Empenho” Gomes
Sofrer 4 golos é sempre mau, apesar de não me ter parecido que tenha responsabilidade em qualquer um deles… No entanto, há alturas em que está alheios ao jogo e isso faz com que chegue atrasado a alguns lances. Tem de melhorar a concentração.
NOTA 3
André “Garra” Gonçalves
Dos melhores jogos que lhe vi fazer. Muito certinho em todos os aspectos do jogo e sempre muito concentrado… Gostei muito da sua exibição, muito personalizada… Talvez devesse ter tido mais tempo em jogo, mas isso tratou-se de uma opção em termos de marcação adversária. No entanto, se soubéssemos o futuro, era tudo fácil… grande jogo
NOTA 4
Tiago “Esforço” Vinagre
Não foi o seu melhor jogo. Apanhou pela frente o melhor jogador adversário e tentou sempre o seu melhor tanto a sair com bola, como na marcação. No entanto, não teve a ajuda dos colegas necessária, para anular da melhor maneira o seu adversário directo. Melhores dias virão…
NOTA 3
João “Atitude” Almeida
Foi para ele uma semana complicada… Fez um golo pleno de concentração e calma, mas pouco mais se viu de bom. Lutou sempre, mas perde-se em fintas desnecessárias e perde a bola em momentos/zonas impossíveis… mas isso são coisas que se vão aprendendo com o tempo. Continua ainda a não explorar o seu potencial. É pena… como já disse anteriormente, é miúdo para marcar a diferença… e fazer muitos golos… Ainda estou a espera que apareça o melhor do João.
NOTA 3
José “Ambição” Carlos
Estava a fazer dos seus melhores jogos quando teve de sair lesionado… foi pena, pois isso limitou as opções para o resto do jogo. Estava a contar também com ele para resolver o jogo… Melhores dias virão.
NOTA 3
Dautarim “Talento” Gomes
As ferias parece que lhe fizeram muito bem… apresentou-se esta semana muito bem, mais solto, mais decidido… Contribuiu para os fantásticos primeiro 10 mts, quando voltou a entrar, já a equipa andava perdida. No entanto, nunca virou a cara a luta.
NOTA 4
Pedro “Força” Valdez
Não está na sua melhor forma, pois este miúdo é capaz de muito mais… o facto de ter falhado os treinos não ajuda em nada… Espero que essa situação se altere pois a equipa precisa do Pedro em forma para atacar as vitorias…
NOTA 3
David “Dedicação” Borges
Dedicação é a “alcunha” deste miúdo que lhe assenta muito bem. Entrou numa fase difícil do jogo e ajudou ainda mais a pressionar o adversário. Não teve a sorte do seu lado (alias a equipa toda, não a teve). Temos de rever o posicionamento deste miúdo, pois apesar da vontade, o David faz muita falta lá atrás, onde, na minha opinião rende mais… um caso a rever.
NOTA 3
MVP´s
Diogo “Orgulho” Tavares
2 Golos, sendo um deles um grande golo. Ele cresce de jogo para jogo e os golos que já leva acumulados este ano são sinal disso mesmo. É sem duvida uma das referencias da equipa… No entanto, ainda “perde” a cabeça em momentos do jogo importantes, fazendo com que a sua exibição perca com isso.
NOTA 4
Marco “Paixão” Fernandes
O melhor jogo que lhe vi fazer, no final de uma semana em que esteve em grande. As ferias aparentemente fizeram-lhe bem. Não parece o jogador “do ano passado” (está melhor). Resultado disso é a exibição, a nota e a eleição de MVP. Mas pode fazer muito mais. Está no bom caminho. Vamos ver se não “descarrila”…
NOTA 4
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Juvenis - 3ª Divisão da AF Lisboa - 7ª e 8ª Jornadas
Azambuja
0
Centro Ribamar
4
Acad. Odivelas
4
São Seb. Guerreiros
5
Académico Ciências
3
Shotokai Queluz
0
Vila Saloia
3
Varejense
4
GROB
1
Torpedos
4
Barcarena
1
Chelas
4
Resultados da 8ª jornada Juvenis - 3ª Divisão da AF Lisboa
Centro Ribamar
5
Barcarena
1
São Seb. Guerreiros
6
Azambuja
4
Shotokai Queluz
2
Acad. Odivelas
2
Varejense
2
Académico Ciências
3
Torpedos
5
Valejas
5
Chelas
1
GROB
3

